Por: Edison Ragassi/Fotos: Divulgação
No inicio de setembro do ano passado, a Peugeot lançou o hatch compacto Premium Peugeot 208 e também mostrou a versão elétrica do modelo, o Peugeot e-208 GT. Agora ele inicia as vendas.
Apesar de ter motor movido a eletricidade, o e-208 GT é montado na mesma plataforma do irmão com motor a combustão interna, ou seja, a CMP (Common Modular Platform). Segundo a fabricante é uma das mais modernas do Groupe PSA. Uma das suas características é ser ‘multienergia’, pois ela pode ser otimizada para versões térmicas e elétricas na mesma linha de produção.
Assim, a Peugeot mantém exatamente o mesmo padrão de equipamentos para toda a linha, assim, independente de ser com motor térmico ou elétrico, todo Peugeot 208 dispõe dos itens de segurança e de assistência à condução qualquer que seja sua motorização.
Por isso, as dimensões do Peugeot elétrico são: 4.055 mm de comprimento, 1.738 mm de largura, 1.453 mm de altura e distância entre-eixos de 2.538 mm, com capacidade do porta-malas de 311 litros.
No visual, a maior diferença notada entre o modelo a combustão e o elétrico está nas rodas, pois o movido e energia elétrica têm rodas estilizadas. O Peugeot e-208 GT recebeu alterações para rodar no Brasil. Entre elas, aplicação de chapas metálicas na bateria, no lugar de plásticas, em toda a região do assoalho e também na área abaixo do cofre. As bandejas de suspensão ganharam reforços, assim como os pneus, que também tiveram as medidas mantidas, mas são do tipo run flat. O sistema de fixação da bateria de 12 volts recebeu adaptação, assim como o sistema de climatização.
Interior Peugeot e-208 GT
No interior o elétrico Peugeot e-208 GT o i-Cockpit 3D. É uma evolução do conceito patenteado pela Peugeot. O cluster de instrumentos em três dimensões com o volante Sport Drive e base achatada. O painel de instrumentos é elevado, e a central multimídia touchscreen (tela sensível ao toque), com Google Android Auto e Apple CarPlay.
Motor e performance do Peugeot e-208 GT
O motor do Peugeot e-208 GT entrega 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm (260 Nm) de torque. Acelera de 0 a 100km/h em 8,3 segundos. Há três modos de condução: Eco, o qual privilegia a otimização da autonomia. O Drive é indicado para garantir o conforto nos deslocamentos do dia a dia, enquanto que o Sport prioriza o desempenho, com a potência e torque máximos.
O câmbio é do tipo joystick, ele dispõe de cinco modos de seleção: P (Park – estacionamento), D (Drive), N (Neutro), R (Ré) e B Mode. Este último atua de modo a garantir regeneração da bateria. O motorista escolhe entre moderado, para sensações semelhantes às de um veículo a combustão, e aumentado, para uma desaceleração controlada pelo pedal do acelerador.
Para facilitar a vida de quem tem um carro elétrico, a Peugeot criou uma rede de assistência, a qual contempla desde a concessionária que vende o automóvel elétrico, até o consumidor que utiliza, inclusive para recargas. A empresa WEG fornece o carregador Wemob Wall para uso em residências e condomínios, em redes monofásicas e bifásicas. Ele possui conectividade Wi-Fi, LEDs de sinalização, controle de acesso por TAGs, app EV Drivers e funções de medição de energia e smart charging. Com 7,4 kW OU 22 kW de potência, ele permite uma recarga rápida da bateria do veículo.
O sistema Ecovagas foi idealizado pela Rede Estapar de estacionamentos e pela Enel X. Ele projeta a primeira rede de recarga semipública para veículos híbridos e elétricos do país. Sendo assim, os proprietários de qualquer Peugeot elétrico serão beneficiados com o serviço de recarga nos postos de carregamento elétrico da rede de forma totalmente gratuita, mas terá o custo da tarifa de estacionamento. Atualmente a rede conta com 150 postos de recarga.
Também há um aplicativo desenvolvido pela CART & TUPINAMBÁ que mostra a rede de eletropostos , ele é compatível com a central multimídia do carro e permiti ao usuário buscar postos de recarga nas proximidades com base em sua localização.
A bateria tem 50 kWh de capacidade, isso significa que, o Peugeot e-208 GT pode percorrer até 340 km com carga completa (ciclo WLTP). Ele pode ser carregado em tomadas convencionais do tipo residenciais ou em carregadores rápidos por meio de um plug (presente no mesmo local de abastecimento da versão a combustão).
O sistema é composto por um plug Type 2, para corrente alternada (AC), e plug CCS-2, para corrente continua (DC). O carregamento começa imediatamente após a conexão do cabo, e o usuário acompanha o status a partir das luzes indicativas de recarga (branco = abertura para conexão do plug; verde: piscante = em carregamento e fixo = carga completa; vermelho = anomalia/problema na recarga). Para soltar o plug, basta destravar as portas do veículo.
Até 80% da bateria do Peugeot e-208 GT pode ter carregada em menos de 30 minutos, caso o usuário utilize uma estação de recarga de 100 kW (o que, na prática, significa recuperar cerca de 270 km de autonomia). Os dados de utilização e consumo da bateria e do powertrain elétrico são ilustrados no painel. A bateria tem 8 anos de garantia, com limite de kilometragem de 160 mil km.
1,8 kW (tomada doméstica) – 24h56
11 kW / 22 kW – 04h03
7,4 kW – 06h02
50 kW – 53 minutos
100 kW – 30 minutos
O preço do elétrico Peugeot e-208 GT é R$ 244.990, ele está disponível nas concessionárias da Peugeot localizadas em São Paulo e Rio de Janeiro. A marca trabalha para ampliar a oferta em outras praças. Os primeiros 20 compradores ganham o carregador wallbox, o qual é comercializado separadamente.
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