General Motors importa SUV do México para brigar no segmento que mais cresce em vendas no Brasil. A empresa homologará fornecedores nacionais para atender reposição de peças
Texto: Edison Ragassi
Fotos: ER/Divulgação
Los Cabos, no Méxco, foi o local escolhido pela General Motors do Brasil para mostrar à imprensa especializada de todo o Brasil o SUV Chevrolet Captiva Sport.
O modelo chega para disputar clientes com SUV’s como Hyundai Santa Fé e Honda CRV, porém o preço sugerido para venda é muito atrativo. A versão de entrada FWD custa, R$ 92.990 e a topo de linha AWD R$ 99.990.
O modelo utiliza propulsor 3.6 V6 Alloytec 24 válvulas, importado da Austrália, ou seja, da mesma família de motores do Chevrolet Omega, o qual desenvolve a potência de 261 cv a 6.500 rpm e torque de 32,95 kgfm a 2.100 rpm.
Disponível com duas opções de tração FWD (Front Wheel Drive) e AWD (All Wheel Drive), usa transmissão automática de seis velocidades, com opção Active Select seqüencial.
Com linha de cintura alta, na lateral aparecem filetes cromados que contornam os vidros, retrovisores externos e também na tampa do porta-malas. Desenhos exclusivos para as rodas em liga-leve completam o conjunto.
Para destacar a harmonia visual, e reforçar o apelo esportivo, rack de teto, repetidores de direção integrados ao design do veículo (ficam entre o pára-lamas dianteiro e a porta dianteira), a saída de ar lateral e as maçanetas cromadas. O SUV, também é equipado com escapamento duplo cromado.
Ele sai da fábrica com ar-condicionado de controle eletrônico, espelhos retrovisores aquecidos e sensor de chuva. Sistema de som AM/FM estéreo com controle eletrônico de sintonia de rádio e CD Changer com capacidade para seis CDs (inserção frontal) e leitor de MP3, seis alto-falantes incluindo subwoofers, relógio e calendário digital.
Pelo painel de instrumentos é possível monitorar a pressão dos pneus, também mostra informações do sensor de passageiro no banco dianteiro, e ainda se o sistema de controle de tração (TCS) e o programa de controle de estabilidade (ESP) estão em funcionamento ou não.
Apesar de ser um veículo com uma relação generosa de equipamentos, a marca disponibiliza em suas revendas os seguintes acessórios: sensor de estacionamento traseiro, adesivos refletivos, protetor de soleira metálico das portas dianteiras, estribo lateral cromado, barra transversal de rack de teto cromada, compartimento isotérmico, suporte para casaco e sistema de navegação GPS.
A expectativa dos executivos da montadora é de comercializar em média 1.500 veículos por mês, “vamos focar a campanha para despertar no consumidor o prazer de adquirir um carro importado, porém com preço competitivo”, enfatiza Samuel Russel, diretor de marketing da General Motors do Brasil.
Esta investida da GM pode significar que outros modelos poderão chegar ao país vindos não só da América Central, mas também de outros centros de desenvolvimento, vamos aguardar e observar as tendências comerciais que serão adotadas nos próximos anos.