Novo carro da General Motors é fabricado na arquitetura global de compactos, o preço da versão de entrada é de R$29.990 com direção hidráulica, ABS/ EBD e air bag
Por: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação
Dia 30/10, em Bento Gonçalves (RS), a General Motors mostrou para a imprensa especializada brasileira o Chevrolet Onix. O carro é fabricado em Gravataí na linha de produção do Prisma que foi descontinuado.
Seu visual segue as linhas adotadas desde o lançamento do Captiva em 2008, a frente tem uma grande grade, dividida na parte superior por uma barra com a ‘gravata dourada’, símbolo da marca, ao centro. Os grandes faróis são embutidos nos para-lamas. O para-choque dianteiro tem um suporte embutido em cor escura para reforçar o visual esportivo.
As laterais têm vincos acima das maçanetas que cortam o carro de ponta a ponta. Vincos ascendentes aparecem nas partes inferiores das portas.
Na traseira a tampa do porta-malas tem vinco no centro, a gravata aparece abaixo, as lanternas integram as laterais como uma só peça e o para-choque é robusto.
O interior usa painel semelhante ao do Sonic, Cobalt e Spin. A velocidade é mostrada no centro de maneira digital, assim como as informações de odometro e marcador de combustível, já o conta-giros é analógico.
No Onix a fabricante lança o sistema multimídia MyLink (Bring Your Own Media). Ele permite interação com celulares para reproduzir músicas, visualizar fotos, vídeos e aplicativos, além de fazer ligações telefônicas via Bluetooth por meio da tecnologia HFT (Hands Free Telephone).
O MyLink usa uma tela LCD touch screen de sete polegadas. Por meio do sistema, é possível controlar algumas configurações funcionais do carro, como avisos sonoros de faróis ligados, acionamento do limpador traseiro, travamento automático das portas, entre outros.
Outra comodidade viabilizada pelo sistema está na possibilidade de o usuário distribuir o som ambiente do rádio de forma independente em cada uma das caixas de som das quatro portas, além da importação de demais informações tradicionais do celular como, agenda de contatos e histórico de chamadas. À parte de todas estas funcionalidades, o sistema executa funções tradicionais de rádio AM/FM com leitor de áudio para arquivos MP3/WMA.
Suas dimensões são de 1.964 mm de largura, 3.930 mm de comprimento, com entre-eixos de 2.528mm. A capacidade volumétrica do porta-malas é de 280 litros e o tanque de combustível tem capacidade de 54 litros.
No Onix estreia uma nova família de motores o SPE/4 (Smart Performance Economy 4 cylinders), segundo divulgado, “integra a nova categoria de motores 100% desenvolvida pela GM do Brasil”. O novo propulsor funciona por meio de um sistema de injeção sequencial com ignição independente por cilindro. São quatro no total, cada qual alimentado por uma bobina individual da mesma classe das utilizadas no Chevrolet Camaro.
A versão 1.0L entrega 80 cavalos abastecido a etanol e 78 cavalos com gasolina, ambas a 6.400 rpm. O torque máximo é de 9.8kgfm (E) a partir de 5.200 rpm e 9.5kgfm (G) na mesma faixa de rotação. E o propulsor 1.4L oferece 106 cv (E)/ 98 cv (G) ambas a 6000 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 13.9 kgfm a partir de 4.800 rpm e 12.9 kgfm quando alimentado a gasolina, com mesma rotação. A transmissão é manual de cinco velocidades a F17 geração 1.5, a mesma utilizada no Cobalt.
A suspensão dianteira é independente tipo McPherson, de molas helicoidais com carga lateral, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora. Na traseira, semi-independente com eixo de torção, molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás.
Desde o modelo de entrada é equipado com air bag, direção hidráulica e os freios, a disco na dianteira e tambor na traseira, usam ABS e EBD.
Com preço sugerido de R$ 29.990 a opção LS 1.0L tem rodas de 14 polegadas, ar quente, desembaçador e limpador traseiro, brake light, coluna de direção com ajuste de altura, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura e cintos dianteiros e traseiros de três pontos, para-choques dianteiro e traseiro na cor do veículo, além de sistema para abertura da tampa de combustível pela chave.
A opção LT, custa R$31.690, ela vem com os itens da LS e ainda: pneus 185/65 R14, alavanca de transmissão cromada, abertura elétrica do porta-malas pela chave, acionamento elétrico das travas das portas e dos vidros dianteiros, alarme anti-furto, antena, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bi-partido (60/40), chave do tipo canivete com fechamento de portas e vidros, controle de luminosidade do painel de instrumentos e controles de ventilação cromados, travas elétricas das portas e porta-malas, vidros dianteiros elétricos, alarme e chave canivete. Com ar-condicionado e sistema de som MyLink, o custo é de R$34.990.
Com motor 1.4L a versão LT custa R$35.290, nela, além dos itens presentes no modelo 1.0L, as rodas são de 15 polegadas e usa máscara negra nos faróis. Ao adicionar o ar-condicionado vai a R$ 37.290. A opção topo de linha é a LTZ 1.4L, a qual inclui, ar condicionado, computador de bordo, sistema My Link com tela de 7 polegadas, GPS, faróis de neblina e rodas de 16 polegadas o preço é de R$ 41.990. Em qualquer versão, a pintura metálica custa R$ 850.
O Chevrolet Onix chega nas revendas autorizadas da marca neste mês de novembro.
1 Comment
[…] Lançado em 2012, o Chevrolet Onix chegou ao mercado para ser o modelo de entrada da marca no Brasil e também com a difícil missão de substituir outros dois veículos consagrados, o Chevrolet Celta e Chevrolet Corsa. […]