Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
A General Motors lança o novo Chevrolet Tracker com a expectativa de ser líder em mais um segmento, o dos utilitários esportivos compactos.
Para chamar a atenção dos compradores das marcas concorrentes, os desenhistas da Chevrolet não pouparam esforços para imprimir um visual esportivo e moderno.
Na frente o SUV compacto tem faróis afilados com molduras em LED. Uma barra cromada liga uma extremidade a outra.
Ao centro a logomarca dourada da Chevrolet em formato de gravata borboleta.
O para-choque tem no meio uma grade trapezoidal na cor preta, as extremidades são ressaltadas na cor da carroceria, enquanto que a parte inferior tem uma barra cinza e nas pontas a cor é preta.
Nas laterais área envidraçada grande e vincos em toda a extensão. As barras no teto reforçam a esportividade.
As caixas de rodas com molduras pretas se unem por uma barra na parte inferior.
As rodas são de liga leve 16” com pneus 215/60 R16 e liga leve 215/55 R17 para as versões LTZ e Premier.
Na parte traseira o spoiler no teto acomoda a terceira luz de freio. O vidro é inclinado, as lanternas invadem a tampa.
No centro a gravata dourada e abaixo vincos em forma de trapézio. O para-choque é preto com defletores nas extremidades e uma peça cinza inclinada para o assoalho.
O novo SUV compacto da Chevrolet tem 4,27 m de comprimento, 2 m de largura, 2,6 m de entre-eixos e 1,6 m de altura.
No porta-malas a capacidade é de 393 litros sem rebater os bancos.
Para o novo SUV a GM traz o motor 1.2L turbo 3 cilindros e 12 válvulas. Ele tem potência de 132 cv (G)/ 133 cv (E) disponíveis a 5.500 rpm.
O torque é de 19,4 kgfm (G)/ 21,4 kgfm (E) disponíveis a 2.000 rpm. O câmbio é automático de 6 marchas.
E a versão de entrada do Chevrolet Tracker tem o motor 1.0L Turbo 3 cilindros, o mesmo do Onix e Onix Plus, e câmbio manual ou automático de 6 marchas.
Sua potência é de 116 cv a 5.500 rpm abastecido com etanol ou gasolina. O torque máximo é de 16,3 kgfm (G)/16,8 kgfm (E) disponíveis a 2.000 rpm.
Na opção Turbo MT 1.0 o consumo divulgado com etanol é de 9 km/l (cidade)/ 13 km/l (rodovia). Abastecido com gasolina é de 10,4 km/l (E)/ 14,8 km/l (G).
A versão LT 1.0 Turbo AT6 com o câmbio automático, ao usar etanol tem o consumo na cidade de 8,2 km/l (cidade) e 11,9 km/l (rodovia). Com gasolina 9 km/l (rodovia)/ 13,7 km/l (cidade)
Já o 1.2L turbo (AT6) consome com etanol 7,7 km/l (cidade)/ 11,2 km/l (estrada). Com gasolina consome 9,4 km/l (cidade) e 13,5 km/l (estrada)
Em todas as opções de acabamento o novo Chevrolet Tracker 2021 traz de série o multimídia MyLink de 3ª geração.
Nele é possível parear até dois celulares. É compatível com os sistemas Android Auto e Apple Car Play.
As versões do Novo Chevrolet Tracker vem com sistema Wi-fi nativo fornecido pela Claro. São vários os pacotes de conectividade com preços a partir de R$ 29,90 até R$ 89,90.
Entre os equipamentos de segurança e auxilio ao motorista estão os seis airbags (os obrigatórios dianteiro, dois laterais e dois de cortina).
Freios a disco na dianteira e tambores na traseira com ABS e EBD (também obrigatórios), cintos de segurança de três pontos, encosto de cabeça em todos os bancos, Isofix para fixação de cadeiras infantis e Top Tether (dispositivo anti-rotação para as cadeiras Isofix universais).
Todas as versões trazem o controle eletrônico de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa.
Com preço sugerido de R$ 82.000, a versão de entrada vem com rack de teto, alarme antifurto, moldura dos faróis em LED.
Vem com regulagem de altura dos faróis. Tem ar-condicionado, chave canivete, volante ajustável em altura e profundidade e computador de bordo.
No banco, descansa braço, volante multifuncional com os comandos do sistema de som e celular.
A direção é eletro assistida, os retrovisores são com ajustes elétricos. No painel de instrumentos em TFT de 3,5″, indicador de troca de marchas, sensor de estacionamento traseiro e vidros elétricos nas quatro portas.
O banco do motorista é ajustável em altura e o traseiro bipartido. As rodas são de alumínio de 16 polegadas.
Esta opção custa R$ 89.900, além dos itens da opção Turbo MT traz a grade frontal com detalhes cromados, espelhos retrovisores externos elétricos e maçanetas externas na mesma cor do carro, rack de teto prata, câmera de ré, controlador de velocidade de cruzeiro, chave sensor presencial e Start/Stop.
O preço cobrado pela opção mais barata com motor 1.2L turbo é R$ 90.500. Traz os mesmos itens da opção LT acrescido do controlador de velocidade de cruzeiro e Start/Stop.
Por R$ 99.900 o Tracker LTZ 1.2 Turbo AT6 tem os itens da opção 1.2 turbo AT6 e ainda o alerta de ponto cego, as rodas são de liga leve 17″.
O volante é revestido em couro, faróis com acendimento automático e sensor de chuva com ajuste automático de intensidade.
A opção topo de linha custa R$ 112.000 e traz todos os equipamentos da LTZ. Acrescentou o alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência, os faróis dianteiros são do tipo projetor.
As lanternas traseiras são em LED, os frisos são cromado ao redor dos vidros laterais.
O ar-condicionado é digital, as maçanetas internas cromadas. Tem o carregador de smartphones por indução, assistente de estacionamento (estaciona em vagas transversais e perpendiculares ), espelho retrovisor interno eletrocrômico, bancos de couro e teto solar elétrico panorâmico.
Fecham o pacote de equipamentos de segurança os obrigatórios freios ABS com EBD, cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, apoios de cabeça em todas as posições, sistema Isofix e Top Tether (dispositivo antirrotação nos sistemas de retenção infantil baseados no ISOFIX).
Desde o lançamento do Ford EcoSport em 2003 que a General Motors busca um modelo para brigar no segmento que atualmente mais cresce em vendas no país, o dos SUVs compactos.
Na época que o modelo da rival e compatriota chegou ao mercado, surgiram boatos que a GM preparava um rival a ser fabricado na mesma plataforma do Corsa. Por vários motivos, o projeto não vingou.
A expectativa realmente é grande, segundo Carlos Zarlenga, Presidente da GM Mercosul: ” É um carro muito importante para a Chevrolet e para a industria”.
Agora com a chegada do novo Chevrolet Tracker 2021 com motores modernos e econômicos, eles estão competitivos. Têm condições de disputar a liderança do segmento.
Motor
Tipo: Dianteiro transversal
Numero de cilindros: 3 em linha
Válvulas: 12 (DOHC)
Taxa de compressão: 10,5:1
Injeção eletrônica de combustível: M.P.F.I.
Potência: 116 cv (G/E) a 5.500 rpm
Torque: 16,3 kgfm (G) / 16,8 kgfm (E) a 2.000 rpm
Potência: 132 cv (G)/133 cv (E) a 5.500 rpm
Torque: 19,4 kgfm (G)/21,4 kgfm (E) a 2.000 rpm
Câmbio
Tipo: Manual de 6 marchas/ Automático 6 marchas
Freios
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Tambor
Direção: Eletro assistida progressiva
Suspensões
Dianteira: Independente tipo McPherson
Traseira: Eixo torção, sem barra estabilizadora
Rodas
1.0L Turbo MT: Aço 16”
1.2 Turbo: Liga leve 16″
1.2 Turbo (LTZ/Premier): 17″
Pneus: 215/60 R16/ 215/55 R17
Peso em ordem de marcha
1.0 Turbo: 1.196 kg (MT) / 1.228 kg (AT)
1.2 Turbo: 1.233 kg (AT) /1.248 kg (LTZ)/1.271 kg (Premier)
Dimensões
Comprimento: 4.270 mm
Distância entre-eixos: 2.570 mm
Largura: 2.044 mm
Altura: 1.624 mm
Capacidades
Porta-malas: 393 L
Tanque de combustível: 44 litros