A Toyota lança o Corolla Cross GR-Sport com assinatura da divisão esportiva GAZOO Racing. No visual carroceria, o SUV esportivo ganhou spoiler traseiro, pintura exterior bicolor em Branco Pérola e teto, colunas e retrovisores em Preto Metálico. Nas portas, recebeu detalhe para as listras adesivadas em cores brancas, pretas ou vermelhas, a opção é de acordo com a cor do veículo. Estes detalhes foram colocados para mostrar a grife GAZOO Racing. Há ainda emblemas GR na tampa do porta-malas e na lateral. Os para-choques dianteiro e traseiro também são exclusivos da linha GR, além das rodas de liga leve de 18 polegadas com novo desenho de contorno preto.
No interior do Corolla Cross GR-Sport os bancos são de couro e UltraSuede, com as costuras em vermelho e emblema “GR” estampado no apoio de cabeça. O volante é em couro com as costuras vermelha e no console central há uma placa de identificação com o número da unidade. O ar-condicionado é digital de duas zonas, com sistema S-Flow.
A central multimídia tem o sistema de áudio, com tela de resolução HD e sensível ao toque de 9 polegadas, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB e conexão para smartphones e tablets por meio do espelhamento Android Auto ou Apple CarPlay e o computador de bordo tem tela TFT de 7 polegadas.
Mas não é só no visual que o Corolla Cross GR-Sport se diferencia dos demais, foram feitos aprimoramentos exclusivos no projeto da suspensão, ela recebeu um braço estrutural ligado ao chassi, isso para conceder maior rigidez ao veículo, também deixou o Corolla Cross GR-Sport com baixo grau de rolagem e maior solidez e aumentou a precisão da direção e a estabilidade. O Software do EPS (Electronic Power Steering) foi ajustado de forma a melhorar a assistência à dirigibilidade.
O Corolla Cross GR-Sport tem o motor Dynamic Force 2.0L Dual VVT-iE1 16V Flex, que, abastecido com etanol, entrega potência de 177 cv e 169 cv ao utilizar gasolina a 6.600 rpm, e torque máximo de 21,4 kgfm a 4.400 rpm com ambos os combustíveis. O câmbio do Corolla Cross é o Direct Shift de 10 marchas. São três modos de condução: Normal, Esportivo e Eco, para entregar mais ou menos potência, de acordo com a demanda.
Entre os equipamentos de segurança e auxilio ao motorista, o Corolla Cross GR-Sport traz o Toyota Safety Sense (TSS) composto por: Sistema de pré-colisão frontal (PCS), com detecção de pedestres e ciclistas, alerta de desvio de faixa (LDA) e controle de cruzeiro adaptativo (ACC), além do sistema de alerta de ponto cego (BSM) e sistema de assistência de permanência de faixa (LTA), com função de alerta de mudança de faixa (LDA).
O SUV esportivo da Toyota é equipado com câmera de ré com projeção na central multimídia e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro equipado com alerta de tráfego traseiro (RTCA). No total são sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho, para o motorista), também estão incluídos Controle de Estabilidade (VSC), Controle de Tração (TRC), Controle Ativo de Tração (A-TRC), Assistente de Partida em Rampa (HAC), freios ABS com Freio Eletrônico – Distribuição de Força (EBD), Assistência à Frenagem de Emergência (BAS), Luzes de Freio de Emergência (EBS) e dois pontos de ancoragem ISOFIX, com dois pontos de amarração superior. Assim como as demais versões, o Corolla Cross GR-Sport também tem cintos de segurança de três pontos para todos os bancos, com pré-tensor e limitador de força para o condutor e para o passageiro dianteiro.
As cores disponíveis para o novo Corolla Cross GR-Sport são a Branco Lunar (perolizado), Vermelho Granada (metálico), ambos com teto pintado em Preto Eclipse (metálico) e Preto Eclipse (metálico). O preço do Corolla Cross GR-Sport é R$ 188.490 com a carroceria de uma cor e R$ 189.990 quando o comprador optar por dois tons de pintura.
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Leia também, Avaliação: SUV Corolla Cross XRE 2.0L 2023 Automático