Eletrificação: Stellantis e Samsung SDI irão produzir baterias de íon-lítio na América do Norte / Foto: Divulgação
Lançamento: Fiat 500 elétrico 2022 / Foto: Divulgação
Nesta onda de eletrificação, a Fiat, empresa que integra o Grupo Stellantis inicia hoje a pré-venda do Fiat 500e, o Cinquecento elétrico.
O modelo compacto é totalmente novo, ele recebeu um logotipo dedicado, colocado no centro do emblema frontal pela primeira vez. Já o logo atual está na parte traseira, ele recebeu na configuração elétrica: diferenciada uma borda em azul claro, com um desenho e cor que transforma o zero final na letra “e”.
Ainda na frente, o 500 elétrico tem o conjunto ótico com faróis e milhas redondos em Full LED, e DRL no capô que remetem ao desenho de “sobrancelhas”, os faróis têm o efeito Espelho Infinito e as luzes de direção estão no para-choque.
Lançamento: Fiat 500 elétrico 2022/ Foto: Divulgação
No entanto, esta nova iluminação em LED também está nas lanternas. A traseira dispõe do clássico bagageiro e um novo spoiler, agora ainda mais acentuado, o qual segundo a Fiat, aperfeiçoa a eficiência aerodinâmica.
Comparado ao 500 com motor a combustão comercializado anteriormente no mercado nacional, o novo veículo compacto cresceu 61 mm no comprimento, 22 mm entre os eixos, 57 mm na largura e 29 mm na altura. Isso para privilegiar o espaço interno. As rodas são de liga leve de 16 polegadas com acabamento escuro.
A nova grade frontal, recebeu inserções cromadas na moldura das janelas e badges laterais, também foi incluído o fecho eletrônico em vez do mecânico, assim, a maçaneta foi redesenhada, por isso agora é totalmente integrada.
O interior do Fiat 500 elétrico traz linhas horizontais para reforçar o aumento do espaço interno. O painel, volante de dois raios e o cluster arredondado remetem ao 500 original de 1957.
O sistema de infoentretenimento é de última geração, um com uma grande tela sensível ao toque de 10,25 polegadas no formato wide, combinado com um cluster digital TFT de 7 polegadas, com WI-FI Embarcado.
Ele recebeu um novo console central o qual oferece armazenamento de 5,7 litros, um porta-copos atrás e um porta-copos adicional retrátil na frente, juntamente com um novo apoio de braço. Para não comprometer a capacidade do porta-malas, o piso plano é plano e abriga as baterias de íons de lítio, que permanece inalterada, ou seja, 185 litros. A maçaneta mecânica foi substituída pelo botão e-latch.
Lançamento: Fiat 500 elétrico 2022 / Foto: Divulgação
O motor elétrico entrega 87 kW, o que equivale a 118 cavalos de potência a 4.200 rpm. Já o torque é 220 Nm, ou 22,4 kgfm. Isso faz com que o Fiat 500 elétrico acelere de zero a 100 km/h em 9 segundos e com uma retomada de 60km/h a 100 km/h em 4,8 segundos.
O 500 elétrico foi desenvolvido a partir de uma folha em branco. Mais de 90% de seus componentes, o que inclui a plataforma Mini BEV, são exclusivos. A posição da bateria no assoalho, por exemplo, garante a manutenção do espaço a bordo, melhorando a distribuição de peso entre os eixos dianteiros e traseiros, baixando o centro de gravidade do veículo. Essas duas últimas características melhoraram significativamente a estabilidade do compacto.
O sistema de bateria de íons de lítio de alta capacidade de armazenamento (42 kWh), segundo os testes realizados pela Fiat no Polo Automotivo de Betim (MG) indicaram que o carro pode chegar a 460 km de autonomia rodando em condições ideais. Comparado a um motor a combustão, essa autonomia equivaleria a um consumo médio acima de 62 km/L de combustível.
O Fiat 500 elétrico custa R$ 239.990, ele é comercializado no Brasil na versão Icon em dez concessionárias de nove cidades: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Campinas (SP), São Paulo (SP) com duas lojas, Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Recife (PE).
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação