Sucesso em vendas na Europa e em vários paises do Mercosul, a Fiat Automóveis passa a comercializar no Brasil o Fiat 500.
Fotos: Divulgação
Apresentado para a imprensa especializada brasileira no final de setembro, na cidade do Rio de Janeiro, o Fiat 500 é um carro de imagem, por isso a Fiat espera comercializar entre 250 a 300 unidades por mês do modelo.
Para entender a aparência deste simpático modelo, vale destacar um pouco de sua história. O Fiat Cinquecento (500 em italiano) foi lançado em julho de 1957 na Itália para ser uma opção barata e econômica de transporte, era equipado com motor de 479 cm³ e dois
cilindros, refrigerado a ar, o qual produzia 13 cavalos de potência. Ao longo dos anos ele evoluiu, recebeu versões Sport, Cabriolet, Giardiniera (SW), até que em 1975 foi descontinuado quando alcançou a marca de 3,8 milhões de unidades produzidas.
Ao entrar no século XXI, uma onda retro atingiu o mundo, e neste clima, a Fiat sentiu que seu aposentado modelo poderia agradar consumidores que respeitam o passado, sem abrir mão dos avanços tecnológicos. Assim, em julho de 2007, exatos 50 anos após o lançamento do primeiro compacto, a fabricante italiana trouxe de volta o Cinquecento.
O pequeno hatch tem linhas arredondadas, comprimento de 3.546 mm, largura de 1.627mm, para uma distância entre os eixos de 2.300 mm e altura (vazio) de 1.492 mm.
A capacidade volumétrica do porta-malas é de 185 litros (550 litros com o banco rebatido), e o tanque recebe 35 litros de combustível.
As unidades vendidas no país receberam calibragem de suspensão, molas e amortecedores especificas. Equipado com motor 1.4 Fire, diferente dos utilizados nos modelos brasileiros, este usa cabeçote com 16 válvulas.
Desenvolvido e produzido pela FPT – Powertrain Technologies na Itália, oferece potência máxima de 100cv a 6.000 rpm e torque máximo de 13,4kgfm a 4.250 rpm. O propulsor tem deslocamento volumétrico de 1.368cc, quatro cilindros em linha, com diâmetro de 72mm e curso de 84mm. São quatro válvulas por cilindro, acionadas diretamente pelos dois eixos do comando de válvulas do cabeçote.
Antes de ser comercializado no país, o propulsor passou por um processo de adaptação na Engenharia da FPT em Betim (MG) para rodar com a gasolina brasileira (E22), devido às particularidades da mistura do combustível com o etanol. Esse trabalho envolveu testes de recalibração do controle motor, validação e confiabilidade dos componentes mecânicos.
O carrinho foi desenvolvido para oferecer alta performance, agilidade, com baixo nível de emissão de poluentes. Por isso está equipado com as mais modernas soluções, como o cambio manual de seis marchas, ou o automatizado Dualogic.
Também usa direção elétrica ‘Dual Drive’, a qual substitui a tradicional direção hidráulica, e permite ao motorista optar por dois modos de uso: Normal e Sport.
O 500 é o primeiro carro da Fiat comercializado no país com o sistema Hill Holder, o qual auxilia nas saídas em aclive ou declive.
Entre os equipamentos de série, o modelo é equipado com: direção elétrica Dual Drive, sete air bags, ABS/EBD, Blue&Me, ESP + ASR + Hill Holder, ar-condicionado, sistema de som com CD player e leitor de MP3, vidros e travas elétricos, faróis de neblina, sensor de estacionamento, banco traseiro bipartido, volante Sport em couro com comandos de rádio, rodas de liga-leve 15 polegadas, espelhos retrovisores elétricos e aerofólio na tampa traseira, entre outros itens.
O preço sugerido para a venda da versão Sport com câmbio mecânico de 6 marchas é de R$ 62.870, o Sport Dualogic de cinco marchas é comercializado por R$ 66.930, o Launge (transmissão mecânica) custa R$ 64.990 e o Launge Dualogic por R$ 68.970.
Em principio, as peças de reposição para reparos e manutenção serão importadas. A empresa não descarta a possibilidade de homologar fornecedores nacionais, pelo menos para os itens de grande giro. Mas isso irá depender do volume de vendas alcançado pelo Fiat 500 em terras tupiniquins.
Ficha técnica
Motor
Posição Transversal, dianteiro
Número de cilindros 4 em linha
Cilindrada total 1368 cm³
Taxa de compressão 10,8:1
Potência máx. (ABNT) / regime 100 cv / 6.000 rpm
Torque máximo (ABNT) / regime 13,4 Kgfm / 4.250 rpm
Nº de válvulas por cilindro 4
Eixo de comando de válvulas Dois no cabeçote
Ignição
Tipo Bosch, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção
Alimentação
Combustível Gasolina
Injeção Eletrônica Bosch, multiponto, seqüencial
Câmbio
Mecânico Dualogic
Número de marchas 6 à frente e uma à ré 5 à frente e uma à ré
Tração Dianteira com juntas homocinéticas
Sistema de freios
De serviço Hidráulico com comando a pedal e ABS
Dianteiro A disco ventilado (Ø de 257 mm) com pinça flutuante
Traseiro A disco rígido (Ø de 240 mm) com pinça flutuante, com acionamento mecânico de estacionamento
Suspensão dianteira
Tipo MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores a geometria triangular e barra estabilizadora
Amortecedores Hidráulicos, telescópicos, fixação elástica na carroceria
Elemento elástico Mola Helicoidal
Suspensão traseira
Tipo Com rodas semi-independentes, eixo de torção, com barra estabilizadora
Amortecedores Hidráulicos, telescópicos, fixação elástica na carroceria
Elemento elástico Mola longitudinal
Direção
Tipo Elétrica com pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de curva 10,6 m
Rodas
Aro 6.0JX15”, em liga leve
Pneus 185/55 R15
Peso do veículo
Em ordem de marcha (Std A) 930 kg (mecânico) 935 kg (Dualogic)
Capacidade de Carga 320 Kg
Dimensões externas
Comprimento do veículo 3.546 mm
Largura do veículo 1.627 mm
Altura do veículo (vazio) 1.492 mm
Distância entre-eixos 2.300 mm
Bitola dianteira 1.414 mm
Bitola traseira 1.408 mm
Volume do porta-malas 185 litros (550 litros com o banco rebatido)
Tanque de combustível 35 litros
Desempenho
Velocidade máxima 182 km/h
0 a 100 km/h 10,5 s