Por: Edison Ragassi/Fotos: Divulgação
A Fiat inicia a comercialização da picape Toro e SUV Pulse 2023. Apesar de veículos de diferentes segmentos, ambos passam a contar com o novo Sound Design da marca.
O novo Sound Design foi desenvolvido em parceria com a empresa brasileira Soundthinkers para oferecer uma nova experiência sonora ao usuário.
A Fiat optou por sons mais agradáveis e modernos para marcar cada aviso de ação da picape. Isso ocorre por exemplo, ao ajustar as configurações da central multimídia, receber notificações da central, confirmar configuração do painel de instrumentos e resgatar informações pré-definidas, todos esses comandos ganharam melodias mais suaves.
Já os avisos sobre dirigir com o freio de mão puxado ou sem o cinto de segurança, sair com a porta aberta, pular uma marcha, estacionar o veículo de ré, desligar o carro e abrir a porta sem tirar a chave da ignição trazem áudios de alerta mais fortes e repetitivos e não é por acaso, pois eles mudaram para chamar a atenção do motorista, mas sem deixarem de ser agradáveis. Todos os sons agora estão mais alinhados, seguem a mesma identidade e foram pensados de forma a melhorar a experiência do cliente dentro do carro em todos os momentos.
Para completar, quando o cliente liga o veículo, entra a nova animação exclusiva de boas-vindas com o Sound Design e Sound Logo na central multimídia. O welcome movement é resultado da mistura entre o som e a sonic flag usada como gatilho sonoro, servindo de base para a melodia (Sonic Script da marca) que é representada pela sequência de quatro notas.
A picape Fiat Toro MY23 recebeu atualizações em todas as versões. O volante recebeu novo visual. Além disso, passa a contar com uma atualização do iTPMS, ou seja, a indicação individual do pneu com baixa pressão, que mostra exatamente qual dos pneus está com pressão abaixo do que deveria. Outra novidade é a adição da Fiat Flag como etiqueta nos bancos da Toro, dando sequência também ao novo brand design da marca que aparece até em pequenos detalhes, assim como faz o Sound Design. Para completar, a versão Endurance passa a sair de fábrica com calotas escurecidas.
Na linha 2023 da Toro, a Fiat traz de volta o pacote opcional S Design. Ele está Disponível na versão Freedom Turbo Flex e Diesel, oferece acabamento premium, como detalhes na cor bronze no interior escurecido e costura no mesmo tom nos bancos e acabamentos em couro. Além disso, o logo da Fiat na grade dianteira também traz o tom bronze, os badges S Design, que aparecem no painel e nas portas dianteiras. A configuração também passa a oferecer ainda mais conteúdos, como santoantônio, estribo lateral black, Keyless enter’n’go, Wireless charger e o Kit high tech, que conta com sensor de chuva, sensor crepuscular e retrovisor eletrocrômico.
Para completar a fabricante adicionou novas opções de cores para algumas versões. A Toro Volcano e Ranch agora também podem ser configuradas com a cor Cinza Sting. Já a Ultra passa a incluir em seu portfólio o Cinza Sting, além do Branco Polar.
Neste mês de julho, a Fiat comemora a marca de 50 mil unidades produzidas do Pulse e, apesar de ser lançado recentemente, também tem novidades para linha 2023.
Além da já citada nova identidade sonora, o SUV compacto Fiat Pulse conta agora com novos itens de série, as versões Drive MT (manual) e AT (automática) passam a sair de fábrica com novas rodas de aço de 16 polegadas e calotas. E o Fiat Pulse Audace T200 está com uma nova roda de 16 polegadas com pintura escurecida e acabamento diamantado. Para conhecer mais do Fiat Pulse Audace confira a nossa Avaliação.
A Fiat ainda informa que a nova identidade sonora da marca será implantada nos outros modelos gradualmente.