Linha 2014 do Fox e CrossFox chega com nova arquitetura eletrônica, ele permiti inclusão de novas tecnologias para conforto e segurança do motorista
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Neste mês de abril, a VW lança a linha 2014 dos modelos Fox e CrossFox. Foram feitas alterações na parte interna, o painel ganhou uma nova cor cinza (“Storm Gray”), o console central passa a contar com um novo padrão de acabamento com maior quantidade de linhas cromadas e acabamentos diferenciados entre as versões.
O painel de instrumentos (cluster) tem nova serigrafia com luzes brancas e vermelhas. A iluminação da cabine tem o sistema progressivo de desligamento (fade out). Recebeu uma nova chave seletora integrada ao painel. Também integra o pacote de novidades, a calota de 15 polegadas chamada de “Sertões”.
Na parte de funcionamento, ele recebeu uma nova arquitetura eletrônica, o que permitiu incluir uma variedade de recursos e equipamentos de segurança ativa e passiva desde a versão de entrada. A linha já traz de série em todas as versões freios ABS (Antilock Braking System ou Sistema Antitravamento dos freios) e airbags frontais, e passa a contar com o sistema ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência) como equipamento de série. O sistema aciona as luzes traseiras de freio de forma intermitente, sinalizando uma desaceleração acentuada.
Ganhou também um servo-freio de diâmetro maior, agora são 10 polegadas. Ainda, o Comfort Blinker, permite que o motorista, com um leve toque na alavanca de seta, indique a direção que pretende ir com o veículo, sem necessariamente acionar a alavanca completamente. Foi incluida uma evolução do I-System (opcional no Fox e item de série no CrossFox). Esse sistema concentra, no instrumento combinado do painel, as informações do rádio, o status do telefone e os dados do computador de bordo.
O motorista pode configurar diversas funções do veículo, entre os ajustes disponíveis estão as informações do sistema ECO Comfort que emite uma série de mensagens no painel orientando a dirigir de forma mais econômica. Com o veículo parado, o ECO Comfort também pode emitir alertas visuais com as mensagens: “Não acionar o pedal do acelerador na partida do motor” e “Não acionar o pedal do acelerador com o veículo parado”, entre outras.
São duas as opções de motores, o 1.0L TEC com 76 cv (E)/ 72 cv (G) a 5.250 rpm e o torque é de 10,6 kgfm (E)/ 9,7 kgfm (G) a 3.850 rpm e o mais forte 1.6L EA111 VHT Total Flex 104 cv (E)/ 101 cv (G) a 5.250 rpm e torque de 15,6 kgfm (E)/15,4 kgfm (G) a 2.500 rpm.
O Fox 1.0L tem preço sugerido para venda de R$33.700, a versão de motor 1.6L custa R$37.470 (câmbio manual)/ R$40.260 (câmbio automatizado I-Motion). A versão topo de linha Highline sai por R$45.990 (manual)/R$48.780 (I-Motion). E o CrossFox só é vendido com propulsor 1.6L ao preço de R$50.600 (manual)/R$53.390 (I-Motion).