Chega ao Brasil o Hi-Way, caminhão premiado pela imprensa europeia, ele é produzido em Sete Lagoas com duas opções de cabine e três tipos de tração
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Dia 20 de agosto, em Santiago, no Chile, a Iveco mostrou para a imprensa especializada brasileira o novo extrapesado premium Hi-Way. São duas as opções de teto, alto ou médio, ambos de cabine leito com 2,5 m de largura por 2,25m de comprimento e piso semipleno. A cabine é equipada com climatizador de baixo ruído e baixo consumo, localizado no teto.
Mesmo com o motor desligado, ele consegue manter o ar refrigerado e umedecido. O aparelho pode ser acionado por controle remoto. Também como item de série traz: ar-condicionado digital e direcionamento do ar por teclas para o motorista e o ocupante.
Há vários porta-objetos, geladeira e box térmico localizados entre o banco do condutor e do passageiro. Ainda tem rádio com CD, leitor de MP3, entrada USB e função RDS, além de conector de diagnóstico com 16 pinos padronizados, tomadas elétricas de 12 volts e tomada de ar comprimido.
O computador de bordo traz informações sobre a condução (níveis de pressão dos circuitos de freio, média de consumo de combustível, tempo de funcionamento do motor e indicador do nível de Arla 32, entre outras funcionalidades).
Também são duas opções de suspensão, mecânica e pneumática full air. Nesse último caso, o componente é equipado com um sistema especial para manter a altura do chassi em trânsito e ajustar durante o carregamento e descarregamento, além de facilitar o engate e desengate de semirreboques. Ainda conta com basculamento elétrico da cabine, a habilitação do sistema de levantamento é feita por tecla no painel de instrumentos.
O novo modelo é equipado com propulsor Cursor 13, da FPT Industrial. São três faixas de potência, 440 cv/ 2.100 Nm torque, 480cv/ 2.250 Nm de toque, 560 cv/2.500 Nm de torque (este com a nova turbina VGT de geometria variável e aftercooler). A potência máxima está disponível a 1.900 rpm. Ele é ofertado com três tipos de tração (4×2, 6×2 e 6×4) e três opções de entre-eixos (3.500, 3.200 e 3.000). O freio motor funciona por descompressão e borboleta, o que garante potência de frenagem de 415 cv.
De série utiliza o câmbio automatizado Eurotronic, com 16 velocidades, fornecido pela ZF. As versões 4×2 e 6×2 utilizam tanque duplo de alumínio, com capacidade de 600 + 220 litros. Nas versões 6×4, a capacidade chega a 600 + 300 litros.
O preço sugerido para venda do Novo Iveco Hi-Way é de R$320 mil opção 4×2 com 440cv e R$395 mil 6×4 e propulsor de 560 cv.
*Viagem feita a convite da Iveco