Jac Motors inicia as vendas do T8, uma van para 7 ocupantes direcionada ao transporte de passageiros
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Em São Paulo, a Jac Motors lançou, dia 11/02, o modelo T8, uma van com abertura das portas laterais corrediças, capaz de transportar 7 ocupantes (motorista e 6 passageiros).
A expectativa de sucesso no mercado brasileiro se dá pelo fato de que outros veículos usados para transporte executivo são vans derivadas de modelos que transportam carga.
O design segue as linhas adotadas nos outros veículos que a empresa chinesa comercializa por aqui. Grande grade frontal, conjunto ótico embutido nos para-lamas, para-choque na cor do veículo e luzes de neblina na parte inferior. As laterais usam linhas limpas e área envidraçada grande. Na traseira a grande tampa, confunde-se com o para-choque, também na mesma cor do veículo.
Tem comprimento de 5.100 mm, a largura é de 1.840 mm e altura de 1.970 mm, os bancos traseiros são removíveis, o que permite transformá-la em furgão, assim a capacidade volumétrica do porta-malas é de 1.310 litros, com todos os bancos, sem a última fileira o espaço para carga é de 3.550 litros e 4.800 litros ao retirar todos eles.
Utiliza motor 2.0 L, com 16 válvulas e turbocompressor, assistido por intercooler. Movido a gasolina, tem potência máxima de 175 cv a 5.400 rpm e o torque máximo de 26,5 kgfm, ele está disponível entre 2.000 a 4.000 rpm. Com tração é traseira, a transmissão é manual de seis velocidades.
O sistema de suspensão utiliza na dianteira, triângulos inferiores e superiores, na traseira, eixo rígido. Ambas com molas helicoidais progressivas e barras estabilizadoras.
A van é comercializada com air bag duplo, direção hidráulica, ar-condicionado com controle independente para os passageiros, rodas de liga leve, kit multimídia, trio elétrico, freios ABS, entre outros.
O preço sugerido para venda do Jac T8 é de R$114.990, a expectativa é de comercializar entre 1.000 a 2.000 unidades por ano e tem como principal público os empresários que trabalham com transporte executivo. A importadora também não irá homologar fornecedores nacionais para as peças de reposição.