A partir de hoje a Jeep inicia a pré-venda do Jeep Commander, o SUV de 7 lugares. O modelo chega em duas versões, com dois tipos de motor e câmbio. Ele foi totalmente desenvolvido no Brasil em uma plataforma específica para modelos de 7 lugares.
A frente segue as linhas adotadas no novo Jeep Compass 2022, a grade fronatl tem 7 molduras. No capô vincos laterais e o para-choque na cor da carroceria, nas extremidades molduras com filetes em LED. As laterais são semelhantes as do Compass, área envidraçada grande, emoldurada em preto. A cor preta está na capa dos retrovisores que tem também as luzes repetidoras. Os vincos estão na região das maçanetas. As caixas de rodas são esculpidas e as molduras na mesma cor da carroceria.
Já a traseira é bem diferente do Compass. Os designers da Jeep concentraram toda a criatividade na traseira do modelo. Ela traz lanternas afiladas que invadem a tampa do porta-malas e um friso cromado que liga uma lanterna a outra. O para-choque é na cor da carroceria com refletores e as luzes de ré nas extremidades.
O Jeep Commander é produzido na plataforma global Small Wide 7 lugares. Ela foi desenvolvida no Brasil. As dimensões são 4,7 m de comprimento, 1,8 m de largura, 1,6 m de altura e 2,7 m de distância entre-eixos. A capacidade do porta-malas é de 233 litros ao utilizar as três fileiras de bancos, ou seja, para 7 pessoas. Com a terceira fileira rebatida a capacidade do porta-malas é de 661 litros. E com todos os bancos rebatidos chega a 1.760 litros.
Na parte interior, o volante em couro multifuncional, os acabamentos foram feitos especialmente para o Commader e traz a nova central multimídia Adventure Intelligence by Jeep Connect. O painel de instrumentos é Full Digital personalizável de 10,25” e central multimídia com tela touch de 10,1” Full HD com navegação embarcada e espelhamento para Apple Carplay e Android Auto por conexão sem fio.
O Jeep Commander com motor T270 1.3L GSE turboflex é o mesmo do Compass 2022, com potência de 185 cv (E)/180 cv (G) a 5.750 rpm. O torque máximo é de 27,5 kgfm a 1.750 rpm. O motor 1.3L GSE trabalha com o câmbio automático de 6 marchas, neste caso a tração dianteira.
Já o motor turbo 2.0L Diesel TD380, de quatro cilindros tem 170 cv de potência, ele recebeu um mapa de calibração específico, novo volante motor, novo conversor de torque, nova turbina e teve a curva de pedal ampliada, sendo assim, o torque subiu para 38,7 kgfm a 1.750 rpm. O TD380 do Commander ainda antecipa o atendimento às normas do Proconve L7. O propulsor traz o sistema SCR de pós-tratamento de gases de escape, reduzindo a emissão de gases poluentes. Com isso, é necessário o uso do aditivo ARLA32.
A versão de entrada, Jeep Commander Limited Turbo Flex custa R$ 199.99. A versão Limited vem com rodas de liga leve de 18”, faróis Full Led e bancos em couro e suede preto com acabamento interno preto. O painel é Full Digital de 10,25”, central multimídia de 10,1” com plataforma Adventure Intelligence e espelhamento sem fio, carregador de celular por indução, Keyless Enter ‘N Go, bancos dianteiros com ajustes elétricos e abertura elétrica do porta-malas. Além disso, conta com sete airbags e todos os sistemas de direção autônoma (ADAS) citados anteriormente. Traz ainda na versão T270 turbo flex 4×2 o Jeep Traction Control+.
O Jeep Commander Limited Turbo Diesel 4×4 AT9 custa R$ 259.990, ele vem ainda com motor diesel modo 4×4 Low, seletor de terrenos com três modos (Sand/Mud, Snow e Auto) e Hill Descent Control.
O preço do Jeep Commander Overland Turbo Flex AT6 é de R$ 219.990. A versão Overland traz rodas em liga leve de 19polegadas e bancos em couro e suede marrom. Tem todos os conteúdos oferecidos na versão Limited T270, e a versão topo de linha do Jeep Commander vem também com teto solar panorâmico, sistema de som premium Harman Kardon, banco de passageiro elétrico, porta-malas com sensor de presença e tomadas de 127v. Ela ainda traz Adventure Intelligence Plus com Alexa in Vehicle. E o Jeep Commander Overland Turbo Diesel 4×4 AT9 custa R$ 279.990, além de todos os itens da Limited Turbo Diesel, traz molduras inferiores na mesma cor do veículo e Jeep Off-Road Pages.
A partir de hoje a Jeep iniciou a pré-venda do Jeep Commander. Os primeiros 500 compradores irão receber um kit de boas vindas e outras vantagens. A expectativa é de que o Jeep Commander seja líder no segmento de SUVs de 7 lugares. Atualmente os principais concorrentes do Jeep Commander são, Toyota SW4, VW Tiguan Allspace, Mercedes-Benz GLB Caoa Chery Tiggo 8 e Mitsubishi Outlander.
Leia também: Pré-venda do Jeep Commander começa na quinta-feira dia 26 de agosto
1 Comment
[…] Lançamento: Jeep Commander […]