Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Na manhã desta quinta-feira (14/04), a Renault do Brasil apresentou e iniciou a pré-venda do Kwid E-TECH Electric. O compacto tem um motor elétrico de 48 kW, ou seja, equivalente a 65 cv e uma bateria de 26,8 kWh. A autonomia do Kwid E-TECH Electric é de 298 quilômetros no uso urbano, segundo a norma SAE J1634, utilizada pelo Inmetro.
Entre os equipamentos de segurança e auxilio ao motorista o Kwid E-TECH traz 6 airbags, controle eletrônico de estabilidade (ESP), freios ABS com BAS (Braking Assist System), assistente de partida em rampa (HSA), câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, sistema multimídia Media Evolution, direção elétrica, travamento centralizado das portas por botão, vidros elétricos dianteiros e traseiros, ajuste de altura dos faróis, limitador de velocidade (com acionamento no volante), regulagem elétrica dos retrovisores. E ainda o sistema AVAS (Acoustic Vehicle Alert System). Ele emite um sinal sonoro de alerta aos pedestres até o veículo atingir 30 km/h, velocidade comum em áreas urbanas. Esse som é uma assinatura exclusiva a todos os modelos elétricos do Renault Group.
A frente do Kwid E-TECH Electric tem um capô vincado, um grande para-choque, além de um conjunto ótico separado com luzes de circulação diurna (DRL) em LED. Elas se prolongam até a grade. A grade frontal do Kwid E-TECH é inteiriça, uma marca registrada da Renault nos modelos elétricos, ela também tem a função de alojar a tampa de recarga cuja abertura é acionada através de um comando interno no painel no lado do motorista.
A marca E-TECH está presente nas faixas laterais e na tampa traseira com a inscrição E-TECH Electric. E na traseira o para-choque traz um protetor (skid plate) pintado na cor prata e refletores integrados.
Semelhante ao irmão com motor a combustão, o Kwid elétrico tem a vocação urbana, porém, enquanto no Kwid com o motor térmico que é fabricado no Brasil a capacidade é de cinco ocupantes, o elétrico foi preparado para quatro pessoas. Isso faz com que os passageiros do banco traseiro tenham mais espaço e conforto. No porta-malas a capacidade de carga é de 290 litros e o banco traseiro pode ser rebatido, o que aumenta a capacidade de carga para 1.100 litros.
O painel de instrumentos tem detalhes em prata combinados com preto brilhante e a alavanca de marchas foi substituída por um comando rotativo cromado de três posições: D (drive/marcha à frente), N (neutro/ponto morto) e R (ré). Já o sistema multimídia é o Media Evolution com uma tela touchscreen, sensível ao toque de 7 polegadas, espelhamento de smartphone compatível com Apple CarPlay e Android Auto, Bluetooth, entradas USB e AUX. O volante traz o botão “push to talk”, que aciona o comando para reconhecimento de voz (via smartphone), permitindo ativar e comandar o assistente iOS ou Google do smartphone. Para o compacto elétrico da Renault a estreia de uma nova cor, a verde Noronha, exclusiva do modelo, e também estará disponível em branco Glacier Polar e Prata Diamond.
Para carregar a bateria do Kwid E-TECH Electric o usuário pode optar por uma tomada comum, em Wallbox de corrente alternada (AC) de 7 kW e em carregadores de corrente contínua (DC). Por exemplo, para carregar dos 15% até 80% da carga da bateria em DC são necessários 40 minutos, em um Wallbox de 7kW são 2h54 e em uma tomada doméstica de 220 volts são 8h57.
O preço do Kwid E-TECH Electric é de R$ 142.990, ele é oferecido em única versão. Os pedidos tanto para a venda como na modalidade Renault on Demand podem ser feitos a partir de hoje no site www.renault.com.br e www.renaultondemand.com.br com sinal de R$ 999. O carro será entregue a partir de agosto.
No Renault on Demand há diversos planos de assinatura de longa duração customizáveis. O Kwid E-TECH estará disponível nos planos de 12, 24, 36 ou 48 meses. No momento da adesão o cliente também pode escolher os planos de quilometragem, com opções de 1.000, 2.000 e 3.000 quilômetros mensais e a contratação pode ser feita 100% on-line. A Renault também comercializa no mercado brasileiro o Renault Zoe, posicionado em uma categoria acima. Apesar do lançamento do Kwid elétrico o Zoe continua disponível.
1 Comment
[…] Renault Kwid e-Tech 100% elétrico foi lançado em abril de 2022. Semelhante ao Kwid com motor a combustão interna, é […]