Mercedes inicia as vendas do CLA 200 Turbo, o carro tem motor 1.6L de 156 cv, transmissão automatizada de dupla embreagem e 7 velocidades, entre outros itens
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Em São Bernardo do Campo (SP), a Mercedes-Benz mostrou dia 22 de janeiro para a imprensa especializada o CLA 200 Turbo 1st Edition, uma edição especial de lançamento preparada para o Brasil.
Com este modelo, a fabricante alemã pretende conquistar o público jovem. Por isso o visual prima pela esportividade.Vincos acentuados no capô, laterais e traseira, reforçam a proposta. A grade dianteira é cromada e prateada na forma de diamante. Os faróis são bi-xenônio com LEDs das luzes de condução diurna posicionados dentro do conjunto ótico. Sem a coluna central, o teto ressalta uma curvatura acentuada na traseira, assim o CLA é chamado de cupê quatro portas.
O painel de instrumentos incorpora cinco saídas de ar redondas, que remetem a turbinas de jato. O display com 17,8 cm, que se eleva ao centro, tem painel dianteiro em laca preto-piano e moldura prateada e, além de permitir controlar várias funções do carro, como o ar-condicionado digital, integra o Comand Online, que oferece navegação por GPS e acesso à internet por meio de browser e aplicativos especiais da Mercedes-Benz.
O sistema multimídia aceita DVD, CDs, dispositivos USB e Sd-card. A conexão Bluetooth permite integrar todas as funcionalidades de telefones celulares e a execução de músicas por meio de streaming.
Bancos integrais na frente e atrás, com acabamento em couro sintético ÁRTICO e tecido, para dar o tom de esportividade. O assento traseiro privilegia os espaços laterais (tipo 2+1). Costura pespontada colorida é disponibilizada de acordo com as opções selecionadas para o acabamento interno.
O padrão de acabamento dos bancos é replicado nos painéis internos das portas, que combina o couro sintético ÁRTICO com frisos cromados. A forração do teto é preta. Equipado com um pacote de luzes internas com 17 pontos de iluminação, as soleiras em alumínio também são iluminadas.
Entre os equipamentos de série utiliza teto solar panorâmico, direção eletromecânica Direct Steer, ESP (electronic stability control – programa eletrônico de estabilidade), sistema de detecção de sonolência ATTENTION ASSIST (assistente de atenção).
Tem também, sistema de frenagem adaptativo o qual concentra, além das funções básicas, o controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em subidas, pré-carregamento em situações de emergência, secagem automática na chuva e a função HOLD, que mantém o carro parado no tráfego sem necessidade de o motorista manter o pedal do freio acionado.
Tem comprimento de 4.630 mm, largura de 2.032 mm e altura de 1.432 mm. A capacidade volumétrica do porta-malas é de 470 litros e o tanque de combustível recebe até 56 litros.
As suspensões são independentes, dianteira tipo McPherson e traseira com braços múltiplos em alumínio, três elementos de controle e um braço de arrasto por roda.
Equipado com propulsor 1.6L turbo com injeção direta de combustível, entrega 156 cv de potência a 5.300 rpm, seu torque é de 25,5 kgfm, disponível entre 1.250 e 4.000 rpm. A tração é dianteira e a transmissão automatizada de 7 velocidades e dupla embreagem (7G-DCT).
A Mercedes-Benz do Brasil importará 1.400 unidades do modelo, o qual tem preço sugerido para venda de R$ 150.500. As peças de reposição também são importadas da matriz, a qual disponibiliza pacotes com preços diferenciados. Não há planos de nacionalizar itens, porém para a reposição de baterias, pneus e óleo foram homologados fornecedores nacionais.