Design renovado, novos equipamentos, motor e câmbio evoluídos, assim a Honda quer voltar a liderança do segmento de sedãs médios
Texto: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação
Em janeiro de 2012, as concessionárias Honda de todo o Brasil passam a comercializar a versão 2012 do New Civic.
O carro que chega a sua 9ª geração foi apresentado para imprensa especializada brasileira dia 24 de novembro na cidade de Campinas.
No visual, as alterações na dianteira e traseira deixaram o carro com ar mais sério e robusto.
E o item que foi muito criticado quando lançaram o modelo de 8ª geração, o tamanho do porta-malas, foi alterado ele cresceu de 340 para 449 litros.
O sedã tem comprimento de 4.525 mm, distância entre-eixos de 2.668 mm, a largura total é de 1.755 mm e 1.450 mm de altura.
Assessórios high tech foram incorporados, como a central inteligente (i-MID). No painel uma tela de LCD colorida de 5 polegadas exibe diversas informações e opera como interface para customização do veículo, os comandos estão localizados no volante.
O botão ECON faz a condução tornar-se mais econômica, ainda vem equipado com um sistema de navegação via satélite e sistema multimídia.
O propulsor i-VTEC 1.8L SOHC Flex feito em alumínio foi reconstruído, teve a tecnologia de controle de sincronização e abertura variável das válvulas aprimorada.
Mudaram os dutos de admissão para melhorar a combustão, também recebeu um novo motor de partida, mais leve, menor e mais potente (de 1,2 KW para 1,4 KW). Ainda no trem de força, a transmissão automática passou por algumas modificações, como o aumento da capacidade do conversor de torque e a redução de atrito do pacote de embreagem. Além disso, a 4ª e 5ª marchas passaram a ter características Overdrive, a rotação para as rodas é superior à do motor.
Essas alterações não influíram na potencia e torque, elas continuam as mesmas da geração anterior, ou seja, 140 cv (E)/ 139 cv (G) e torque de 17,7 kgfm (E)/ 17,5 kgfm (G). O propulsor usa injeção multiponto PGM-FI (Programmed Fuel Injection), além do sistema de ignição eletrônico mapeado.
Apesar das mudanças, os preços não sofreram alterações significativas. A versão LXS custa R$ 69.700 (manual)/ R$ 72.900 (automática). A LXL R$ 72.700 (manual)/ R$ 75.900 (automática) e a EXS R$ 85.900 (automática).
Por causa da evolução e dos preços competitivos, a Honda espera retornar no próximo ano para a liderança do segmento dos sedãs médios.