No lançamento da nova Fiat Strada 2021, é preciso ressaltar que a picape compacta está na liderança do segmento há 20 anos e poucos modelos conseguem um feito como este.
Nesta nova geração ela mudou completamente, pois é fabricada em uma nova plataforma, denominada MPP, com elementos do Argo, Fiorino e Mobi.
Já o visual dianteiro, não há como negar, as linhas foram inspiradas na Toro, que é da mesma fabricante, mas sem as luzes nas extremidades da grade dianteira. Vem com faróis em LED e rodas de 16 polegadas.
Em relação a Strada anterior, a nova tem 208 mm de altura em relação ao solo e o ângulo de entrada é de 24º. Ela mede 4,4 m, sua largura é de 1,7 m e distância entre-eixos de 2,7 m, a altura é de 1,5 m.
O sistema de suspensão traseiro mantém o feixe de molas, o que é natural em um veículo que serve para transportar carga. Na dianteira a tradicional suspensão independente McPherson. Mas a engenharia trabalhou este sistema, as molas, amortecedores e barra estabilizadora são novos.
No interior, o quadro de instrumentos lembra o utilizado no Fiat Mobi e Fiat Uno. A central multimídia é a Unconnect com tela de 7”. Aceita Android Auto e Apple Carplay, sem conectar um cabo.
Seguindo a tendência atual, o sistema direção utiliza assistência elétrica. Foi mantido o E-Locker, que é um Controle de Tração Avançado (TC+). Este sistema bloqueia o diferencial. Foi desenvolvido pela Eaton e lançado em 2008 no Fiat Palio Adventure.
Com cabine simples, a qual a Fiat passa a chamar de Cabine Plus, a capacidade de carga é de 720 kg e o espaço volumétrico é de 1.354 litros. A opção cabine dupla, porque comporta mais três pessoas, aceita até 650 kg, com 844 litros de capacidade.
Neste lançamento da Nova Fiat Strada 2021, a Fiat manteve o motor 1.4 EVO flex com 88 cv (E)/85 cv (G) de potência e torque de 12,5 kgfm (E)/12,4 kgfm (G) utilizado na versão de entrada. Já o motor mais potente passa a ser o 1.3 Firefly, que é utilizado também no Argo e Cronos. Ele entrega 109 cv (E)/101 cv(G) e torque de 14,2 kgfm (E)/13,7 kgfm (G).
O câmbio manual de cinco marchas nas duas opções de motorização. Segundo divulgado pela Fiat, os custos de manutenção da Nova Strada 2021 são ainda menores que da versão anterior.
O plano de revisões da Nova Fiat Strada ficou ainda mais competitivo. Nas versões com motor 1.3, por exemplo, o valor das três primeiras revisões é de R$ 1.284, ou seja, segundo a empresa, 27% mais baixo que o da principal concorrente. Já nas três revisões iniciais das versões com motor 1.4L, o custo total é de R$ 1.336, o que eles afirmam ser 22% a menos do que a picape concorrente na versão equivalente.
Para completar, a Mopar oferece a Revisão Sob Medida, na qual o cliente pode montar o plano de revisões de acordo com a sua necessidade, ainda garante descontos e preços fixos no ato da compra do carro, em planos a partir de 2 revisões.
Strada Endurance 1.4L/Cabine plus-cabine simples (R$ 63.590)/Cabine dupla (R$ 74.590)
Ela traz de série: Assistente de saída em rampas, controle de estabilidade e tração, direção com assistência hidráulica, ar-condicionado, volante com ajuste de altura. Tem ainda o computador de bordo, protetor de caçamba e as rodas são de aço com pneus 195/65R15.
Strada Freedom 1.3L Cabine plus (R$ 74.990) e Cabine dupla (R$ 77.990)
Nesta opção estão todos os equipamentos da versão Endurance, porém foram acrescidos, a direção com assistência elétrica, o banco do motorista tem ajuste de altura. Há ainda as travas, vidros e retrovisores elétricos, o quadro de instrumentos utiliza uma tela de 3,5 polegadas. Tem também o monitoramento da pressão dos pneus, rádio AM/FM com entradas USB. O volante é multifuncional. As rodas são de liga leve, tem os faróis de neblina, as maçanetas, os retrovisores e o para-choque dianteiro, são na cor da carroceria.
Strada Volcano 1.3L Cabine dupla (R$ R$ 79.990)
A opção topo de linha traz de série: Todos os itens da versão Freedom, e foram acrescidos os vidros elétricos traseiros, a central multimídia, segunda entrada USB, câmera de ré, sensor de estacionamento, volante em couro, faróis em LED (fachos alto e baixo), capota marítima, rack de teto, barra de proteção na caçamba (santantônio) e pneus de uso misto (205/60R15).
Versão Endurance
Pack Áudio: rádio, alto-falantes, porta USB frontal e volante multifuncional R$ 1.500,00.
Pack Worker: Vidros, travas elétricas e alarme R$ 2.500,00.
Pack Teck: central multimídia Uconnect 7”, display digital de 3,5 polegadas no painel de instrumentos, alto-falantes, duas portas USB, controles de áudio no volante parcialmente em couro, câmera de ré e sensor de estacionamento por R$ 3.490,00.
A versão Freedom apresenta 3 pacotes de opcionais:
Pack Teck: central multimídia Uconnect 7”, alto-falantes, câmera de ré e sensor de estacionamento por R$ 2.990,00.
Opcionais Volcano
A versão Volcano tem como opcional roda de liga leve 16 polegadas por R$ 2.500,00.
Com estas modificações, a expectativa da Fiat é manter a liderança no segmento. As vendas estão sendo feitas de maneira on line e a Fiat está com uma série de promoções para auxiliar o consumidor neste período de menor volume de dinheiro circulando.
Por: Edison Ragassi/Fotos: Divulgação