Novo design, mais espaço para os ocupantes, motores sem tanquinho para partida a frio, câmbio de 7 marchas, são algumas das novidades encontradas no sedã médio
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Dia 11/03, em Campinas (SP), a Toyota apresentou para a imprensa especializada brasileira e argentina, o Novo Corolla. O sedã médio fabricado em Indaiatuba (SP), passou a ser produzido em uma nova arquitetura e não compartilha itens com o da geração anterior.
O design do carro é baseado em dois conceitos: Keen Look, segundo a empresa, uma expressão inspirada no olhar focado de um atleta de alto rendimento antes de uma competição, e o Under Priority, que tem como característica o posicionamento mais baixo da grade frontal.
Isso que garante melhor eficiência aerodinâmica e maior nível de proteção aos pedestres, em caso de acidentes. Além do novo design, o carro cresceu 10 cm na distância entre os eixos, o comprimento total é de 4,62 m, 8 cm maior que o anterior e largura de 1,775 m, 15 cm a mais que o anterior.
São duas as opções de motorização, 1.8L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, a qual entrega 139 cv (G)/144 cv (E) a 6.000 rpm e torque de 17,7 kgfm (G)/ 18,4 kgfm (E) a 4.200 rpm. E o 2.0L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, com 143 cv (G) a 5.600 rpm e 154 cv (E) a 5.800 rpm. O torque máximo é de 19,4 kgfm a 4.000 rpm (G) e 20,3 kgfm (E) a 4.800 rpm.
Ambos são construídos com bloco e cabeçote de alumínio, em ambos foi eliminado o reservatório de gasolina para a partida frio. Os bicos injetores utilizam o sistema que pré-aquece o etanol no momento da partida, quando o motorista aciona a ignição.
Também são dois tipos de transmissões, a manual de seis velocidades, e a automática Multi-Drive, ela deriva da tecnologia CVT e foi adotada para atender ao gosto do consumidor brasileiro, ou seja, privilegia desempenho, conforto e baixo consumo de combustível. A diferença de outras do tipo CVT é um software de gerenciamento, o qual simula 7 marchas, mesmo com o câmbio na posição Drive.
Apesar de ser um modelo global, a calibragem da suspensão, McPherson na dianteira e eixo rígido na traseira, foi feita para as condições do piso brasileiro.
Na opção com motor 1.8L GLi e câmbio manual o preço sugerido para venda é de R$ 66.570 e R$ 69.990 com transmissão Multi-Drive . O 2.0L XEi Multi-Drive S custa R$ 79.990 e o 2.0L Altis Multi Drive S sai por R$ 92.900. A expectativa da Toyota é de recuperar a liderança no segmento de sedãs médios com o Novo Corolla.