O Novo DAF XF, no exterior, o XF conta com design totalmente renovado, com direcionamento aerodinâmico para menor atrito do ar, auxiliando no consumo e na diminuição de ruído. recebeu no exterior um novo parasol, logomarca no novo padrão da DAF, novos faróis com lentes Lexan, as mesmas utilizadas em janelas de aviões, com opcional de lâmpadas em LED. O para-choque de aço é uma característica do XF, que agora recebe detalhes cromados, assim como a nova grade. Os clientes podem optar por maçanetas e para-lamas na cor da cabine.
Ele chega com duas opções de cabine, a Space e a Super Space, a última com 2,10 metros de altura interna. No interior, o painel recebe novas opções de acabamento em tons de areia, em uma composição com peças pretas ou detalhes em alumínio escovado. O pacote Exclusive conta ainda com um acabamento diferenciado em tons de conhaque, com detalhes em alumínio escovado. A ergonomia continua sendo um dos pontos altos da cabine, que ganhou novo painel de instrumentos, intuitivo, moderno e de fácil acesso pelos comandos do volante.
O ar-condicionado é digital. A iluminação interna conta com três níveis, todos com possibilidade de dimerização por meio dos controles digitais. O motorista pode ainda personalizar a posição dos botões internos, priorizando o comando que ele mais utiliza na sua operação.
O colchão (81 cm x 220 cm) em espuma de alta densidade com opção de molas ensacadas, opção de beliche, cortinas black out, climatizador de teto, banco do motorista com ajuste pneumático e opção travas antiarrombamento Night Lock, completam o pacote do novo XF.
Ele vem com o novo motor PACCAR MX13, de 12,9 litros. O motor foi redesenhado para trabalhar em rotações menores e com mínimo atrito, para garantir alto torque e potência. São duas opção de motorização, de 480 cv (até 2.500 Nm a partir de 900 rpm) e 530 cv (até 2.600 Nm a partir de 1.000 rpm).
O motor conta ainda com turbocompressor VGT, menor velocidade do compressor de ar-condicionado, bomba de direção variável e bomba de óleo variável de alta eficiência. O novo PACCAR MX 13 permite combinação de força, utilizando relações de eixo traseiro mais longas, movendo cargas mais pesadas com maior produtividade e menor consumo de combustível.
O modelo segue nas configurações de tração 6×4, 6×2 e 4×2, voltadas ao transporte rodoviário de cargas de longa distância. O câmbio é o ZF TraXon, automatizado, com 12 velocidades e relações mais longas. Com ela, a troca de marchas ocorre de maneira mais rápida.
O freio motor PACCAR MX está mais potente, com 490 cv, trabalha em altas potências em baixa rotação. O sistema também conta com três estágios, o que permite um planejamento melhor do seu uso, promovendo mais segurança e eficiência, além de trabalhar com nível menor de ruído.
São várias as tecnologias embarcadas, como o Assistente de Performance do Condutor, que é um computador de bordo que interage com o motorista, fornece dicas e dá notas para a sua condução. Desta maneira, é possível dirigir o caminhão e explorar o máximo desempenho.
Já o Controle de Cruzeiro Preditivo é um piloto automático, que com a ajuda do GPS e de uma leitura do relevo, consegue ajustar a velocidade e a troca de marcha ideal. Desta maneira, com a tração e velocidade correta para o percurso, há um consumo inteligente de combustível.
O modelo também é equipado com sensores de pressão dos pneus, informando na cabine se houver uma calibragem inadequada que possa interferir no desgaste e atrito. Este sensor é um grande aliado na manutenção do custo operacional do caminhão, já que os pneus representam um valor importante na manutenção do caminhão.
O motorista também conta com um monitor de nível de energia da bateria, sinalizando também quando a carga estiver abaixo do adequado. O dispositivo ajuda a aumentar a vida útil da bateria e dos demais componentes do sistema elétrico.
Com relação à segurança, o Sistema de Frenagem de Emergência Avançada freia automaticamente o caminhão em caso de possível colisão frontal. O Controle de Estabilidade do Veículo corrige possível perda de estabilidade do caminhão, o que evita acidentes e o L da carreta (“efeito canivete”).
Já o Sistema de Aviso de Saída da Faixa alerta o motorista se o veículo começar a sair da faixa de rodagem, mostrando erros de condução, sonolência ou distração do motorista. Por fim, o Controle de Cruzeiro Adaptativo ajusta automaticamente a velocidade do caminhão para manter uma distância segura do veículo à frente. A DF Caminhões tem boas perspectivas com o novo modelo, apesar da queda industrial por causa da pandemia.
Por: AutoAgora.com.br/Fotos: Divulgação