Entre as novidades figura o novo design, equipamentos como auxilio de estacionamento, câmera de ré, sistema de interatividade e motor flex com injeção direta
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Na cidade argentina de Mendonza, a Ford mostrou, dia 26 de setembro, o Novo Focus. A mudança no desenho foi radical, com linhas fluidas e traseira curta, imprimiu visual esportivo ao sedã. O interior também foi redesenhado, com os comandos voltados ao motorista.
Esta nova geração do carro segue a proposta de globalização da companhia. A versão sedã vendida no Brasil, utiliza exclusivamente o motor Duratec 2.0 Direct Flex, com sistema de injeção direta de combustível que é fornecido pela Bosch. Ele recebe etanol, gasolina, ou a mistura dos dois em qualquer proporção. O combustível do tanque é conduzido por bombas (elétrica e mecânica de alta pressão) até as flautas onde estão os bicos injetores.
O duplo comando independente e variável de válvulas controla o fluxo da injeção em alta pressão dentro do cilindro, que opera com uma taxa de compressão de 12:1. Assim, o combustível é borrifado diretamente na câmara de combustão. Com o auxílio de sensores inteligentes, ele é queimado no ponto, na quantidade e no momento ideal para extrair o máximo de energia, a qual resulta em torque e potência para o veículo.
O sistema de partida a frio elimina o tanquinho de gasolina ou aquecimento. Diferentemente da injeção convencional, o método CCAS (Compressed Crank Assisted Start) auxilia na vaporização do etanol e permite partida rápida em condições críticas de temperatura (até -10°C), mesmo com 100% de etanol no tanque. O motor realiza alguns ciclos de compressão sem a injeção de combustível para aquecer a câmara e os bicos de injeção. Sua potência é de 178cv (E)/175 cv (G) a 6.500 rpm e torque de 22,54 kgfm (E) /21,52kgfm (G) a 4.500 rpm.
O preço sugerido para venda do Novo Focus Sedan 2.0L e transmissão automática de 6 velocidades e dupla embreagem PowerShift é de R$ 69.990 na versão S. Traz de série, duplo airbag, freios ABS/EBD, Advance Trac (controle eletrônico de estabilidade e tração), aviso de pressão baixa dos pneus, assistente de partida em rampas, Sync Media System (conexão Bluetooth, entrada USB e Auxiliar, comandos de voz, controles de áudio no volante, tela multifuncional de 3,5 polegadas) e rodas liga leve 16 polegadas.
A SE custa R$ 74.990, tem a mais dois airbags laterais, tela LCD colorida de 4,2 polegadas, bancos em couro, sensor de estacionamento traseiro, controlador e limitador de velocidade, rodas em liga de 17 polegadas e acabamento SE.
Pode ser acrescido o Pacote Plus que custa R$ 3.000, com airbags de cortina, sensor de presença (acesso e partida sem chave), sensor de chuva, acendimento automático de faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, retrovisores com rebatimento elétrico e ar condicionado dual zone digital. E a topo de linha Titanium sai por R$ 81.990, com dois airbags (de cortina), rodas liga leve de 19 polegadas, Sync Media System com MyFord Touch, conexão Bluetooth, duas entradas USB, entrada de vídeo, tela touch screen de 8 polegadas, sistema de navegação e Sony Premium Sound com 9 alto falantes. O Pacote Plus, que custa R$ 8.000 tem faróis de xênon, luzes diurnas de LED, teto solar, sensor de estacionamento dianteiro, sistema de estacionamento automático e banco do motorista com ajuste elétrico em 6 posições.
Com carroceria hatch, o modelo de entrada usa propulsor Sigma 1.6 TiVCT Flex de 131 cv (G)/ 135 cv (E) e sistema Easy-Start, o qual dispensa o tanquinho de partida a frio, seu preço é de R$ 60.990 na versão S.
Com transmissão PowerShift custa R$66.990. No acabamento SE o valor cobrado é de R$ 63.990 (transmissão manual)/ R$ 69.990 (transmissão PowerShift e sistema AdvanceTrac). E o hatch com propulsor 2.0 Direct Flex e câmbio automático custa R$ 72.990, a opção Titanium sai por R$ 79.990.
A expectativa da Ford é de competir com Honda Civic e Toyota Corolla no modelo sedã e o hatch 2.0 fará frente ao Novo Golf.