A partir de janeiro de 2022, a Honda Automóveis passa a comercializar o New City. O sedã compacto Premium passou por modificações visuais de conteúdo, recebeu um novo motor com injeção direta de combustível sem turbo e uma versão com carroceria hatchback, a qual irá substituir o Honda Fit.
Nos dois tipos de carroceria, hatch e sedã, a versão Touring traz os faróis em full LED, com luzes indicadoras de direção, fachos baixo e alto, DRL e faróis de neblina em LED. As demais versões contam com DRL de LED e conjunto ótico principal com projetor. As lanternas são as mesmas em todas as versões, com LED nas luzes de posição e de freio. As rodas são de liga leve, com aro de 16 polegadas, em todas as versões.
Ao comparar com o City comercializado atualmente, o New City sedã é 53 milímetros mais largo e 94 mm mais comprido. Ele tem altura total 8 mm menor. O porta-malas do New City tem a capacidade de 519 litros.
Já o New City Hatch, que chega para substituir o Fit, traz o sistema Magic Seat de modularidade interna da Honda, com quatro modos de utilização (Utility, Long, Tall e Refresh). Ele permite acomodar objetos de diferentes dimensões. No modo Utility, por exemplo, o espaço chega a 1.168 litros de volume, superando os 1.045 litros disponíveis no Fit na mesma condição, que já era considerado um ícone de volumetria de cabine.
Na parte interior, todos os pontos de contato com motorista e passageiros têm a superfície sensível ao toque. Em todas as versões, os modelos são equipados com painel amplo, com caráter esportivo e de fácil visualização das informações.
Os modelos do Novo City possuem um novo Sistema de Estabilização Corporal. Uma nova tecnologia antifadiga, ela foi adotada nos bancos para melhorar o suporte do corpo, e evitar o esforço constante para a retomada do posicionamento ideal, que é justamente o que traz a sensação de cansaço.
A nova geração do Honda City estréia o motor 1.5 L 16V DI DOHCi-VTEC. Montado todo em alumínio, o quatro-cilindros aspirado tem a injeção direta de combustível e dois comandos de válvulas no cabeçote, um para as 8 válvulas de escape e outro para as 8 de admissão. Ele entrega 126 cv a 6200 rpm, abastecido com gasolina ou etanol e 15,8 kgfm a 4600 rpm (E)/15,5 kgfm a 4600 rpm (G) de torque.
Acoplado ao novo motor do New City está o câmbio CVT, de relação continuamente variável, o qual recebeu mudanças. O CVT segue com simulação de sete marchas por meio de paddle shifts no volante. São duas as novidades, o Step-shift e o EDDB (Early Down-shift During Braking). O primeiro atua sob condução esportiva. Com o acelerador pisado a fundo (kick-down), a central de gerenciamento eletrônico do CVT coordena as trocas nos pontos fixos das marchas, para acentuar exatamente a sensação da mudança e de esportividade. Já o EDDB se apresenta em situações de descida. Ao notar que o motorista está pisando no freio para conter o ganho de velocidade por conta da inclinação, o CVT assume uma relação que resulta em maior aplicação de freio-motor. A ação do EDDB é automática e aumenta a segurança sem afetar o consumo.
De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), o consumo de combustível do New City sedã na cidade de 9,2/13,1 km/L (etanol/gasolina) e, na estrada, de 10,5/15,2 km/L ((etanol/gasolina)). E o New City Hatchback registrou 9,1/13,3 e 10,5/14,8 km/L.
Ainda segundo divulgado pela Honda, o New City é o primeiro modelo da marca fabricado no Brasil a contar com o Honda SENSING, pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista da marca. Ele é baseado nas imagens captadas por uma câmera de visão ampla e de longa distância, instalada no parte central e superior do para-brisa e tem cinco funções:
O Honda SENSING está disponível na versão Touring, além disso, o New City traz ainda diversos outros dispositivos de segurança em todas as versões, entre os quais estão: assistente de estabilidade e tração (VSA), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de luzes de emergência (ESS), seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), estrutura de deformação progressiva ACE, sistema Isofix para fixação de assentos infantis, alerta de baixa pressão dos pneus, câmera de ré multivisão, entre outros.O LaneWatch, assistente para redução de ponto cego, por meio de uma câmera localizada no espelho retrovisor do lado do passageiro, está disponível nas versões EXL e Touring do sedã e na versão Touring do hatchback.
As vendas do New City sedã iniciarão em janeiro, mas a pré-venda começará em 23 de novembro, ou seja, amanhã às 17h30, quando ocorre o lançamento virtual do modelo para o público, que será realizado pelo canal da Honda Automóveis no YouTube (https://www.youtube.com/hondabr).
– EX: R$ 108.300,00
– EXL: R$ 114.700,00
– Touring: R$ 123.100,00
Nesta lançamento, a Honda ainda não divulga os preços do New City Hatchback, já que as vendas estão previstas para março de 2022. Os preços serão divulgados apenas em janeiro, quando se iniciará a etapa de pré-venda do modelo.
Por: Redação-AutoAgora.com.br / Foto: Divulgação