Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Já está disponível nas concessionárias o Novo Jeep Renegade 2022. No visual ele passa a ostentar uma nova grade dianteira e novos faróis Full LED com DRL (Daytime Running Light). As lâmpadas de seta ou luzes de direção estão integradas aos faróis. A grade tem as 7 fendas. O para-choque dianteiro está mais robusto, recebeu novos faróis auxiliares, também em LED e um ressalto na parte inferior.
Nas laterais o desenho não mudou, mas recebeu as novas rodas de liga-leve de 17” a 19”, com desenho que remete a cada versão. E na versão Trailhawk há ainda um novo Easter Egg nas rodas. Os retrovisores trazem luzes de direção integradas com o nome Jeep gravado em ambos os lados do SUV, enquanto os badges laterais receberam novos grafismos. E na traseira, as lanternas em LED com o “X”, tradicional do Renegade desde a primeira geração, e veio dos tanques de combustível extras do primeiro Jeep, foi colocado na horizontal, o para-choque traseiro também foi redesenhado.
No interior o painel do Novo Jeep Renegade é semelhante ao utilizado no Novo Jeep Compass, inclusive o volante multifuncional. Há um novo apoio de braço central, com as palavras “Jeep 1941” gravadas em baixo relevo para lembrar o ano que surgiu o primeiro Jeep.
O quadro de instrumentos tem opção Full Digital de 7” com tela customizável que pode ser ajustada conforme o desejo do motorista. Nele é possível ver parâmetros como pressão do turbo, percentual de potência enviada às rodas e até a força G.
O Novo Jeep Renegade traz ainda sistema multimídia com tela de até 8,4 polegadas com integração sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de carregador de celular por indução com novo resfriamento pela saída de ar-condicionado direcionada, o que evita superaquecimento comum nesse tipo de dispositivo. são três entradas USB, sendo uma do tipo A e uma do tipo C no console central na frente e uma do tipo A para os passageiros do banco traseiro.
E a maior novidade do Jeep Renegade 2023 é o motor T270 turbo flex, o qual entrega potência de 185 cv (etanol) / 180 cv (gasolina) e 27,5 kgfm (270 Nm) de torque. Não há mais a opção de motor diesel, mesmo nas versões com tração 4×4. A Jeep entende que desta maneira abre o mercado para quem gosta de um modelo com tração nas 4 rodas, mas não tinha como adquirir por causa do custo mais alto. São duas opções de câmbio automático para o Novo Jeep Renegade, nas versões 4×2 é de 6 marchas nas versões com tração 4×4 o câmbio automático tem 9 marchas e bloqueio de diferencial.
O Novo Jeep Renegade Sport T270 Turbo Flex AT6 custa R$ 128.115. A versão Sport vem de fábrica com seis airbags, controle de estabilidade e tração, Traction Control +, modo Sport, faróis Full LED, frenagem autônoma de emergência, alerta e assistente de manutenção de faixa, detector de fadiga, leitor automático de placas, três conectores USB (sendo um do tipo C), rodas de liga-leve de 17 polegads, start-stop e bancos com forração exclusiva. Além disso, traz câmbio automático de 6 marchas, freio de estacionamento eletrônico, quadro de instrumentos com tela de TFT customizável, ar-condicionado, sistema multimídia de 7” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, piloto automático e limitador de velocidade ajustável. Como opcional, é possível incluir o Pack Exclusive, composto por rodas de 18” e bancos em couro.
O Novo Jeep Renegade 2022 Longitude T270 Turbo Flex AT6 custa R$ 143.615, ela inclui todos os itens da versão Sport e ainda vem com as borboletas para as trocas de marcha no volante, sistema multimídia de 8,4” também com Android Auto e Apple Carplay sem fio, faróis de neblina em LED, quadro de instrumentos Full Digital com tela de 7” e carregador de celular sem fio. Na versão Longitude o ar-condicionado é automático digital de duas zonas e as rodas de liga-leve de 18” e bancos em couro em preto. Como opcional é oferecido o banco em couro na cor marrom.
O preço do Novo Jeep Renegade 2022 S T270 Turbo Flex AT9 4×4 é R$ 168.723. Essa versão é inédita na linha do Renegade. Vem com o câmbio automático de 9 marchas, ela tem todos os equipamentos do Longitude e acrescente ainda a tração 4×4 com bloqueio eletrônico de diferencial, seletor de terreno com quatro configurações, modo 4×4 Low, controle eletrônico de descida Hill Descent Control e 7 airbags (incluindo um para o joelho do motorista). Tem ainda bancos em couro, abertura/fechamento do veículo e partida do motor sem chave, rodas de 19” de liga-leve, comutação automática do farol alto, assistente de estacionamento automático Park Assist, detector de tráfego traseiro e monitor de veículos no ponto cego. Como opcional figura o teto solar elétrico panorâmico.
E o Novo Jeep Renegade 2022 Trailhawk T270 Turbo Flex AT9 4×4 custa R$ 168.723, o mesmo preço da versão S. A versão Trailhawk é a topo de linha, além dos itens da S acrescenta o visual exclusivo, com rodas de 17 polegadas de liga-leve, pneus de uso misto exclusivos da versão e suspensão elevada, além de proteções off-road para cardan, câmbio e tanque de combustível, e o selo Trail Rated. O quadro de instrumentos é digital de 7” e tem uma animação exclusiva, enquanto que a cabine usa bancos em couro com costura vermelha, mesmo tom dos acabamentos dos alto-falantes e saídas de ar-condicionado laterais. O seletor com cinco modos de condução inclui a exclusiva configuração Rock (pedra), os ângulos off-road extremos são 30º de ataque, 22º de rampa e 32º de ângulo de saída. E o teto solar elétrico panorâmico é opcional.
Nesta fase de lançamento, os 1.000 primeiros clientes que comprarem o Novo Jeep Renegade ganham um welcome kit composto por uma caixa de som e copo retrátil que virão em um estojo exclusivo. Para completar, os novos proprietários do Novo Renegade também terão direito a uma corrente militar personalizada (dog tag). Para receber, ele deve seguir as orientações que seguirão com o kit, se inscrever no programa Jeep Wave e indicar seus dados para a entrega. Na linha 2023 a Stellantis deixa de oferecer o Jeep Renegade Moab, até então a versão de entrada com o motor diesel.