Já está disponível nas concessionárias autorizadas da marca o SUV Novo Peugeot 3008 2022. A dianteira ganhou uma nova grade denominada Frameless, sem moldura, as aletas da grade avançam para os faróis. O logotipo da Peugeot está no centro e acima no capô vincado a inscrição 3008. Dos faróis que são no formato da garra do leão, saem as assinaturas em LED chamadas de dentes de sabre que descem para a parte inferior do carro. O desenho frontal é semelhante ao utilizado no hatch Novo Peugeot 208.
Na traseira, o Novo Peugeot 3008 recebeu as novas lanternas em Full LED, inclusive para a luz de ré. As setas de direção são do tipo “scrolling”, enquanto as lanternas estão recobertas com acabamento em black piano, o qual se estende por toda a tampa do porta-malas de ambos os lados do veículo,. Além disso, no caso da versão GT, os emblemas (nos para-lamas dianteiros e na tampa do porta-malas) ganharam nova grafia.
A parte interior recebeu o Peugeot i-Cockpit 2.0, equipado com um novo painel de instrumentos e uma nova tela sensível ao toque de 10 polegadas de alta definição para a versão GT Pack e de 8 polegadas na versão Griffe.
Também foi implantada uma nova estrutura de vendas, são duas versões topo de linha. A primeira batizada de Peugeot 3008 GT PACK que custa R$ 249.990. Ela é composta por equipamentos complementares, batizados de “pack” com visual mais esportivo. A outra versão é a GRIFFE com preço sugerido de R$ 229.990.
Ambas as versões tem de série sistemas semi-autônimos de condução como o piloto automático adaptativo e inteligente, Stop & Go, que acrescenta a reaceleração automática do veículo no caso de paradas inferiores a 3 segundos, correção e alerta de permanência em faixa (associado ao ACC Stop & Go). Já o Active Safety Brake ou frenagem automática de emergência, que opera a partir de 5 a 140 km/h, detectando carros e pedestres, com alerta de risco de colisão, leitor de novas sinalizações de velocidade com reconhecimento ampliado das placas (pare, contramão, ultrapassagem proibida, entre outras).
O SUV Peugeot 3008 manteve o motor 1.6 THP Turbo com injeção direta de combustível. Ele entrega 165 cv de potência e 24,5 kgfm de torque a partir de 1.400 rpm. O câmbio é automático de 6 marchas com o modo manual, para as trocas de marchas feitas através das aletas (paddle shifters) no volante. Oferece ainda três modos de condução, Normal, Eco e Esportivo.
A opção da Peugeot, agora a marca integra o Grupo Stellantis, foi de comercializar no Brasil só as versões topo de linha, o Novo 3008 traz ainda, o Visiopark 1 com câmera traseira em 180°, Visiopark 2 com câmeras dianteira e traseira em 360°, Park Assist, assistência ativa ao estacionamento em vagas paralelas ou transversais, alerta de atenção do condutor, para monitorar a vigilância do motorista em trajetos longos e a velocidades superiores a 65 km/h, por meio da análise da trajetória em relação às marcações de solo.
O lançamento do Novo Peugeot 3008 2022 chega ainda com o alerta de atenção do condutor, para monitorar a vigilância do condutor em trajetos longos e a velocidades superiores a 65 km/h, por meio da análise da trajetória em relação às marcações de solo, assistência de farol alto, com comutação automática de faróis altos/baixos, sistema ativo de vigilância de ponto cego (com correção de trajetória). Função disponível entre 12 e 140 km/h, tampa do porta-malas com acionamento automático (mãos livres), teto solar panorâmico, bancos massageadores multipontos na versão GT Pack e freio de estacionamento elétrico.
E ainda o novo Peugeot 3008 também dará acesso à plataforma de compras Cart, que a Stellantis vai estrear em breve, no início do próximo semestre. Por meio de um aplicativo compatível com a central multimídia do carro e com uma solução de pagamento segura e integrada, será possível usufruir de produtos e serviços de várias marcas.
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação