Lançamento: Picape Foton Tunland

GWM acaba de lançar no Brasil o Haval H9
GWM acaba de lançar no Brasil o Haval H9
26/09/2025
GWM acaba de lançar no Brasil o Haval H9
GWM acaba de lançar no Brasil o Haval H9
26/09/2025
Lançamento: Picape Foton Tunland

Lançamento: Picape Foton Tunland/ Foto: Divulgação

Lançamento: Picape Foton Tunland

A caminhonete chinesa da Foton chega com muita tecnologia embarcada e inédito sistema hibrido leve 48V com motor movido a diesel

Lançamento: Picape Foton Tunland

Lançamento: Picape Foton Tunland/ Foto: Divulgação

Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação

A fabricante chinesa de veículos comerciais Foton iniciou as operações na China em 1996. No Brasil ela está presente desde em 2015. Depois de 10 anos de atividades, ela passa a comercializar também a picape média Tunland nas versões V7 e V9. A principal diferença  entre as duas caminhonetes está no visual dianteiro, funções do ADAS e suspensão traseira.

Lançamento: Picape Foton Tunland

Picape Foton Tunland, V7 com suspensão traseira feixe de molas e V9 multilink/ Foto: Divulgação

Foton Tunland, primeira picape com motorização híbrida leve 48V

Ambas as versões tem a motorização híbrida diesel leve, composta por um motor diesel AUCAN 4F20 e sistema elétrico Bosch 48V, o qual não traciona as rodas, mas amplia o torque. O câmbio é automático ZF 8HP50 de 8 marchas.

Segundo a fabricante, este conjunto entrega 175 cavalos de potência e 45,3 kgfm de torque máximo. O motorista pode escolher entre 6 modos de condução: econômico, standard, esporte, lama, neve e areia, os quais permitem versatilidade para diferentes condições de uso e tipos de terreno.

Lançamento: Picape Foton Tunland Lançamento: Picape Foton Tunland

Picape Foton Tunland, frente da V7 tem desenho mais chamativo que o da versão V9/ Foto: Divulgação

Ainda na parte mecânica, vale ressaltar que a Foton Tunland V7 foi projetada para aplicações mais severas e exigentes, por isso, utiliza suspensão traseira com feixe de molas para maior robustez em uso off-road. Já a Foton Tunland V9 tem como destaques a suspensão traseira multilink com molas helicoidais, voltada para oferecer conforto superior.

Lançamento: Picape Foton Tunland Painel

Picape Foton Tunland, painel digital nas duas versões/ Foto: Divulgação

Interior requintado para a Foton Tunland

No interior, a cabine tem acabamento refinado e soluções de tecnologia como o painel de instrumentos digital HD de 12,3 polegadas, central multimídia de 14,6 polegadas, ar-condicionado automático dual zone, assentos com revestimento premium com ajustes elétricos de 8 posições, sistema de aquecimento e refrigeração dos bancos, controle de iluminação interna e acesso sem chave.

Lançamento: Picape Foton Tunland Lateral Lançamento: Picape Foton Tunland Lateral V9

Foton Tunland é maiores que as concorrentes diretos no segmento de picapes médias

Dimensões picape Foton Tunland

As dimensões da Tunland são aproximadamente 20% maiores que as de concorrentes diretos no segmento de picapes médias. A V9 mede 5.617 mm de comprimento, 2.090 mm de largura, 1.955 mm de altura e possui distância entre-eixos de 3.355 mm. A V7 tem o mesmo comprimento e entre-eixos, com largura idêntica e altura de 1.910 mm.

Acesse o Canal autoagoracombr e assista as Avaliações

No design ela traz a grade frontal marcante, linhas aerodinâmicas bem definidas, detalhes cromados, iluminação em LED nos faróis dianteiros e lanternas traseiras cross-gate, além de rodas de 18 polegadas. Os dois modelos estão disponíveis nas cores preto, branco, azul, cinza, vermelho, prata e verde, com três opções de acabamento interior, nas tonalidades Café, Terracota e Santorini.

Lançamento: Picape Foton Tunland

Lançamento: Picape Foton Tunland

Equipamentos de segurança Foton Tunland

A Tunland tem 6 airbags, câmera 360° de alta resolução, controle eletrônico de estabilidade e tração, monitoramento da pressão dos pneus e um extenso pacote de soluções ADAS. Entre os recursos da V9, estão o piloto automático adaptativo com Stop & Go, assistente de centralização de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito e visão transparente do chassi, que projeta na central multimídia a imagem do solo abaixo do veículo.

Lançamento: Picape Foton Tunland Imagem do painel

Lançamento: Picape Foton Tunland, 6 airbags, câmera 360º, e sistema ADAS são itens de série na picape/ Foto: Divulgação

Assim, a versão V9 traz o alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga, detector de ponto cego, alerta de abertura segura de portas e alerta de tráfego cruzado. Por sua vez, a V7 oferece recursos como alerta de permanência em faixa, detector de fadiga, detector de ponto cego, alerta de abertura segura de portas, alerta de tráfego cruzado e o sistema de visão transparente do chassi.

Lançamento: Picape Foton Tunland

Lançamento: Picape Foton Tunland

Capacidade de carga Foton Tunland

Por causa dessa configuração, a Tunland tem na caçamba um degrau de acesso, quatro pontos de ancoragem de carga. A capacidade é de 1.050 kg, enquanto a V9 carrega até 1.000 kg. Para diversos terrenos conta com a tração 4×4, ela é acionada de maneira eletrônica. Como recursos adicionais está o controle de descida, bloqueio de diferencial e estrutura reforçada herdada da tradição da Foton no segmento de caminhões. Por isso, é eficiente em aplicações comerciais e agrícolas.

Lançamento: Picape Foton Tunland

Lançamento: Picape Foton Tunland/ Foto: Divulgação

Impressões ao dirigir picape Foton Tuland V7 e V9

Entretanto, logo no primeiro contato, a caminhonete Tuland chama atenção por causa do visual. Apesar de compartilharem o mesmo trem de força, o modelo de entrada V7, tem aparência mais esportiva, enquanto que a V9 entrega um visual clássico.

Lançamento: Picape Foton Tunland Multimídia

Picape Foton Tunland, tela multimidia 14,6″/ Foto: Divulgação

No interior, ambas as versões são confortáveis, fácil para ajustar bancos, espelhos e volante e assim encontrar a melhor posição para dirigir.Quanto a painel de instrumentos e multimidia são de fácil visualização e os comandos intuitivos. Ao rodar no trecho urbano, mesmo com a caçamba vazia, a Tunland tem um acerto de suspensão eficiente. Porém, quem tem a oportunidade de dirigir as duas versões, irá sentir que a V9 atende melhor a rodagem urbana, por causa da suspensão traseira multilink.

Lançamento: Picape Foton Tunland

Lançamento: Picape Foton Tunland/ Foto: Divulgação

Por sua vez, o mesmo ocorre ao rodar na terra, os vários sistemas que auxiliam a direção off-road comprem suas funções até nas condições mais severas. No entanto a V7 é um pouco mais arisca ao rodar no barro com o espaço para carga vazio, isso também por causa da suspensão traseira com feixe de mola. No que diz respeito a visual, acabamento interno, tecnologia embarcada, capacidade de carga e dirigibilidade, a picape Foton Tuland compete de maneira consistente com suas principais concorrentes, inclusive entrega mais por menor preço.

Preços picape Foton Tuland V7 e V9

Sendo assim, o preço da caminhonete Foton Tunland  V7 é R$ 289.900, enquanto que a versão topo de linha Tuland V9 custa R$ 309.900. E o benefício da garantia é inédito, pois a Foton oferece 10 anos de garantia para a picape média.      

Colaborou:

Foton Brasil

Acesse também: Baby Shark? Não, BYD Shark, a nova picape chinesa

 

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *