Por: Edison Ragassi/ Foto: Divulgação
O Grupo Setellantis lança no Brasil a picape Jeep Gladiator Rubicon. A picape é robusta, preparada para o off-road pesado e tem o visual inspirado no Jeep lançado há 60 anos.
Ela ostenta na dianteira a tradicional grade de 7 fendas em uma versão mais larga para aumentar o fluxo de ar e ajudar na refrigeração do motor. Na parte superior da grade ela é levemente inclinada, isso para melhorar a aerodinâmica.
Mantém também os tradicionais faróis dianteiros e de neblina redondos, eles são de LED, enquanto que as luzes de circulação diurna (DRL) formam uma auréola ao redor dos faróis.
Na parte traseira do Jeep Gladiator as lanternas quadradas estão ao lado da tampa, a qual conta com trava elétrica e três posições de abertura. A Jeep divulga que a concepção da caçamba levou em conta não somente o aspecto visual, mas a aplicação de soluções funcionais, além da racionalização do espaço e dá como exemplo a iluminação do piso, a fonte de alimentação elétrica coberta (400 W, 220 V) e os fortes ganchos. O Gladiator chega também com pneus de uso misto que oferecem área de contato com a superfície maior do que os pneus comuns, para gerar maior tração e controle em situações fora de estrada. As rodas são de liga leve 17” polidas em preto e alumínio.
No interior o Jeep Gladiator Rubicon mantém o visual vintage no painel. Com o cluster de instrumentos totalmente digital, porém a grafia do velocímetro e conta giros e igual ao do analógico, mas no centro há uma tela digital com as informações do computador de bordo. Traz todas as tecnologias que proporcionam conforto e segurança ao motorista como assistente de voz (hands free), ar-condicionado digital automático de duas zonas, chave presencial com partida remota, câmera de ré, navegação GPS e monitoramento da pressão dos pneus.
O sistema de infotainment conta com a multimídia Uconnect tela de 8,4 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto, além de quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, conectores USB do tipo A e C, sistema de áudio premium Alpine com nove alto-falantes, barra de som traseira fixadas na estrutura do teto, subwoofer e amplificador de 552 Watts.
Além do sistema de som, o veículo ainda conta com uma caixa de som portátil Bluetooth de 10 x 5,5 x 2,75” ultra resistente, que fica escondida atrás do banco traseiro. Os botões de controle permitem o controle de volume, reprodução, pausa e emparelhamento. Dotada de porta de carregamento USB e entrada de cabo auxiliar, essa caixa portátil extra resiste tanto à poeira quanto à água. Os bancos são revestidos em couro, além de porta-luvas e um porta-objetos com chaves, que fica posicionado sob o banco traseiro, e um sistema de escoamento de água para lavagem interna.
Para a segurança do motorista e ocupantes, o Jeep Gladiator Rubicon traz um pacote com mais de 70 itens de segurança, que inclui piloto automático adaptativo, monitoramento de pontos cegos, aviso de colisão frontal com frenagem de emergência, detector de tráfego cruzado, controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro e airbags frontais e laterais, entre outros.
A picape Jeep Gladiator Rubicon traz embaixo do capô o motor 3.6L V6 a gasolina, ele entrega potência de 284 cv e 35,3 kgfm de torque. Ele está acoplado ao câmbio automático de 8 marchas. Mas o que chama a atenção na picape Gladiator é quantidade de sistemas para o fora de estrada.
Ela vem com a tração 4×4 Rock-Trac, a relação reduzida 4:1 e crawl ratio de 77:1 para força máxima em baixa velocidade e aumentar a quantidade de torque disponível nas rodas.
O bloqueio eletrônico dos diferenciais é o Tru-Lok. Esse recurso trava mecanicamente os eixos fazendo com que ambas as rodas girem na mesma velocidade e evitando que as rodas sem contato com o solo girem em falso. São duas maneiras de maximizar a direção: bloqueando apenas o eixo traseiro ou então os eixos, traseiro + dianteiro em conjunto. Além disso, o eixo traseiro pode ser travado no modo 4HI, para uso em velocidades altas em terrenos de baixo atrito, especialmente em Dunas.
Outro recurso útil no fora de estrada é a desconexão eletrônica da barra estabilizadora dianteira feita eletronicamente através do botão “Sway Bar”, aumenta a articulação da suspensão em mais 30%, permitindo que o eixo dianteiro trabalhe de forma mais livre e que ambas as rodas mantenham contato com o solo, e assim garante maior capacidade de tração.
O novo sistema Off-road+ chegou ao Brasil na versão 2022 do Jeep Wrangler, quando ativado, automaticamente ajusta a picape Jeep Gladiator para as condições do terreno. Atua nos principais sistemas da picape, como acelerador, controle Select-Speed, controle de tração e trocas de marchas. Ao habilitar em 4-HI, ele adapta a operação para velocidades mais altas, para uso em dunas, por exemplo. Se habilitado em 4-LO, ele ajusta a operação para um off-road de baixa velocidade, ideal para terrenos com pedras (rock crawling).
Já a nova câmera Off-Road TrailCam é exclusiva no segmento, a câmera frontal Off-Road oferece linhas de grade que exibem o caminho à frente dos pneus, permitindo que o condutor literalmente encare de frente qualquer obstáculo. Para melhorar a experiência, um esguicho integrado permite limpar qualquer respingo de lama na câmera, com o simples toque de um botão. Assim como o Sistema Off-road+, ela também estreou recentemente no Brasil no Jeep Wrangler.
Ela traz também a capacidade Trailrated como item de série avaliada em cinco categorias:
Tração 4×4 (além da tração a picape chega com caixa de transferência com 5 posições, relação de reduzida de 4:1 e Crawl Ratio de 77:1);
Capacidade de submersão (picape apresenta entrada de ar alta e vedação de água especial para ajudar a atravessar rios e riachos em profundidades de até 76 centímetros);
Articulação (Eixos rígidos Dana 44 com tubos extra-robustos e forjados proporcionam um nível elevado de articulação mantendo sempre os quatro pneus no solo, estabilidade e tração. Em obstáculos mais extremos, a desconexão da barra estabilizadora dianteira proporciona nível ainda maior de articulação).
Altura do solo (picape tem 27 centímetros de distância do solo para assegurar a ultrapassagem de obstáculos com facilidade).
Manobrabilidade (com direção precisa e distância entre eixos otimizada, veículo pode contornar vias estreitas e manobrar em torno de pedras, troncos, etc).
A nova picape Jeep Gladiator Rubicon permite que as portas e teto sejam removidos, enquanto que o para-brisa, feito com moldura de alumínio, pode ser rebatido, para isso, basta dobrar as alças e prendê-lo nos ganchos do capô.
A picape Jeep Gladiator Rubicon tem o Rock Rails que ajuda a proteger a cabine com trilhos de aço, de roda a roda. Além disso, os trilhos de aço atrás das rodas traseiras ajudam a proteger a caixa de roda, permitindo a travessia de terrenos agressivos. Ganchos dianteiros e traseiros de reboque Off-Road, acesso em tempo real aos dados de desempenho off-road que mostra inclinação lateral e vertical, altitude, coordenadas, e a temperatura da transmissão.
O preço da nova picape Jeep Gladiator Rubicon 2022 é R$ 499.990 e no Estado de São Paulo custa R$ 515.913. Ela é vendida com 3 anos de garantia e já está disponível em todas as concessionárias Jeep do Brasil.