Preparado para todo o terreno, SUV de luxo inglês agora é fabricado em nova arquitetura, a carroceria feita 100% em alumínio e utiliza potentes motores a diesel e gasolina
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
A Land Rover traz para o Brasil a quarta geração do SUV de luxo Ranger Rover Vogue.
Em relação ao modelo anterior o carro passou por várias alterações, a começar pela estrutura, que agora é fabricada toda em alumínio, isso segundo a Land Rover, deixou o veículo 420 kg mais leve. Na construção foram empregadas técnicas utilizadas na engenharia aeronáutica, assim foram eliminados vários pontos de solda.
Os engenheiros e designers da marca inglesa desenvolveram um novo visual para o SUV de luxo, mas sem perder a identidade impressa nas gerações passadas, por isso preservarão as linhas do teto, cintura e linha de baixo.
Ele permanece com o visual de linhas quadradas, mas detalhes arredondados e vincos como os utilizados na parte frontal foram acrescentados para auxiliar na composição aerodinâmica. A grade é grande e móvel, ela adapta-se de acordo com a velocidade, os faróis embutidos têm pontas que avançam para os para-lamas. Dentro do conjunto ótico uma mistura de tecnologias. As unidades de projeção de luz xenon usam desenho que lembra as lentes de câmeras de alto desempenho. O LED – que começou como tendência e hoje presente em quase todos os modelos fabricados na Europa-, integra o conjunto ótico e forma linhas entrelaçadas quando ativo.
Na traseira, as lanternas também embutidas nas colunas, têm uma aba que invade a lateral na mesma direção do vinco. A lanterna e luzes de freio usam padrão quadrado, enquanto o desenho das é de “linha tripla”. Completa o conjunto de luzes com um LED, a luz de freio no estilo "escondido até que aceso" posicionado no alto e abaixo do spoiler em toda a extensão da traseira como uma lâmina de luz.
Em dimensões o novo Vogue tem agora 4.999 mm, ou seja, cresceu 27 mm no comprimento, o entre-eixo também foi ampliado em 42 mm passou a 2.992 mm e a altura é de 1.835 mm.
Como se trata de um veículo luxuoso, o interior utiliza materiais naturais na tapeçaria, madeira e couro. O painel de instrumentos digital simula mostradores analógicos, com o carro desligado não é possível visualizar os instrumentos, ao acionar o contato, eles aparecem. Não há chave, funciona com sensor de proximidade.
São vários os itens em destaque:
• Sistemas de som surround Meridian exclusivos
• Telas ― alta resolução e última geração em tecnologia, com painel de instrumentos digital de 12” e uma central touch screen central 8” com funcionalidade Dual-View (o passageiro pode assistir um filme, sem que o condutor veja)
• Comandos por voz e conectividade ― pacote de conectividade para dispositivos móveis
• Controle de clima ― o novo sistema independente de quatro zonas
• Assentos luxuosos ― assentos melhorados com novas características de luxo como modo massagem
• Iluminação interior ― última geração de LED para iluminação, inclusive com capacidade de mudar o esquema de cores para criar ambientes diferentes
Para melhor desempenho dinâmico e segurança ao motorista ele tem:
• Sistema de controle antirolagem de 2 canais – Resposta Dinâmica com amortecimento continuamente variável
• Direção elétrica que permite o Assistente de Estacionamento ― ajuda os motoristas a estacionarem o carro em pequenos espaços urbanos
• Piloto automático adaptativo ― a nova característica permite que o sistema continue funcionando em baixas velocidades e chegar a uma parada total e após a saída do carro da frente, retorne a sua velocidade original
• Freio de emergência inteligente (inclusive o Assistente de Frenagem de Emergência Avançado) ― para ajudar os motoristas a reduzir o impacto de colisões se o trânsito a frente parar repentinamente ou outro veículo entrar de repente em sua faixa
• Monitoramento do ponto cego com a nova função que identifica veículos que se aproximem rapidamente por trás
• Detecção de marcha a ré ― alerta o motorista das potenciais colisões durante manobras de marcha atrás
• Limitador de velocidade ajustável ― permite estipular a velocidade máxima do veículo
• Sistema de câmera surround ― 5 câmeras com visão da lateral, dianteira, traseira e diagonal, auxílio para estacionamento em marcha a ré e auxílio para engate
São várias as opções oferecidas, no total são:
• 17 temas de cores para o interior, mais a escolha adicional de cores dos assentos
• Três madeiras para o interior no lançamento, com outras que ainda serão lançadas
• Três cores de destaque
• 37 acabamentos de tinta para o exterior, inclusive 22 colores exclusivas Autobiography
• Duas cores de teto para contraste ― preto Santorini e prata Indus
• Sete designs de rodas de liga leve de 20, 21 e 22 polegadas
• Acabamento alternativo Dark Atlas para acabamentos exteriores
• Teto panorâmico total
• Assoalho interno iluminado
• Degraus laterais acionados eletricamente
• Engate acionado eletricamente.
São dois os tipos de motores, colocados na disposição longitudinal. Um 5.0L V8 Supergharged gasolina com 32 válvulas, que é compartilhado com a Jaguar, ele entrega potência de 510 cv a 3.500 rpm e torque de 63,73 kgfm. O outro propulsor é fornecido pela Ford (não vamos esquecer que as duas empresas- Jaguar/Land Rover- já pertencerão à fabricante norte-americana), alimentado com diesel, é um 4,4 litros V8 de 32 válvulas, injeção direta de combustível, biturbo sequenciais paralelos.
Com potência de 339 cv disponíveis entre 6.000 e 6.500 rpm e o torque de 71,38 kgfm aparece entre 1.750 e 3.000 rpm. A transmissão é a ZF 8HP70 Automática de 8 velocidades de opção para trocas sequenciais no volante. Não há alavanca, no centro do console foi colocado um seletor retrátil, igual ao utilizado no Evoque.
Desenvolvido para qualquer tipo de terreno, usa suspensão dianteira e traseira feita em alumínio, pneumática independente com controle de altura. A tração 4×4é integral com bloqueio de diferencial central e sistema Terrain Response de segunda geração. Tanto na dianteira como traseira, os freios são a disco, ventilados de 380 mm.
Interagindo com as suspensões e freios estão o Hill Descent Control (HDC), Controle de Liberação de Inclinação (GRC), Hill Start Assist (HSA), Controle de Estabilidade Dinâmica (DSC), Controle de Tração Eletrônico (ETC) e Controle de Estabilidade Anti-Rolagem (RSC). Além de ser melhorado com as últimas adaptações e funcionalidades, a operação desses sistemas de frenagem e estabilidade é melhorada pelo modulador de freio com seis pistões da Bosch, que permite respostas mais rápidas e suaves, bem como operação mais precisa e suave.
Os carros com motor diesel e gasolina foram mostrados para a imprensa especializada brasileira em Brasília (DF). O teste drive aconteceu até a Chapada dos Veadeiros, interior de Goiás em trechos que alternaram rodovias e trilhas leves e severas.
Num primeiro momento, chamou a atenção o conforto que o Ranger Rover Vogue oferece ao motorista e ocupantes, pois tem muito espaço. O isolamento acústico, também merece destaque, a versão equipada com motor diesel é muito silenciosa. Quem entrar no carro ligado sem observar qual é a motorização, só irá descobrir depois lendo no documento.
Seu arranque é forte, a Land Rover divulga que acelera de 0 a 100 km/h em 6.9 s. Ao rodar nas ruas de Brasília, na velocidade média de 60km/h a sensação é de que o veículo está parado, tamanha a segurança que passa ao motorista. Na rodovia, o comportamento é exemplar, as marchas são trocadas sem trancos, até parece que ele não tem câmbio.
No fora de estrada, o Terrain Response é automático, são sistemas "inteligentes” que analisam as condições de direção e terreno e selecionam o programa mais apropriado. Ele tem as opções de: Grama/Cascalho/Neve/Lama/Raízes e Areia, mas cada um pode ser selecionado manualmente, o que faz o motorista enfrentar qualquer tipo de obstáculo que apareça, como ocorreu no caminho para a Chapada dos Veadeiros, onde ele atravessou riachos, terrenos com pedra e areia sem causar nenhum desconforto.
Já a volta foi feita com a versão de motor a gasolina, que é um canhão. Passou por trilhas não tão severas, de maneira fácil, ele passa na terra com a mesma desenvoltura que corre no asfalto. E neste segundo tipo de piso parece que está movimentando-se em cima de um colchão de ar. O motorista precisa ter cuidado e estar sempre de olho no velocímetro, pois esta versão acelera de 0 a 100 km/h em 5.4s, e sabemos que no país não há rodovias que permitem andar a mais de 120 km/h, o que é realmente uma pena, pois nesta velocidade o Vogue parece que não está em movimento.
O preço sugerido para venda do Range Rover Vogue SDV8 é de R$ 551.800. A opção SE SDV8 custa R$ 575.800. O SE Supercharger sai por R$ 583.800. A topo de linha Autobiography SDV8 é vendida por R$ 596.800 e a Vogue Autobiography Supercharger sai por R$604.800. A expectativa da Land Rover é de comercializar 200 unidades do carro durante este ano de 2014.