Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação Renault
Na manhã desta terça-feira (12/04), a Renault do Brasil lançou a picape Oroch 2023. Ela é derivada do SUV Duster e está posicionada entre as compactas e médias. Sua principal concorrente é a Fiat Toro. Semelhante ao que ocorreu com o Duster, a picape Oroch 2023 recebeu mudanças no visual e também no motor e câmbio.
Para modernizar o visual dianteiro da Oroch, a Renault desenhou uma nova grade frontal e para-choque. Mas as mudanças não param ai, o ski frontal e os faróis de neblina também foram redesenhados. Segundo a fabricante, as novas linhas ampliaram o ângulo de entrada, que passa a ser de 27,6º, e melhorou o desempenho em situações fora-de-estrada.
A picape nova Orock recebeu ainda novas barras de teto, que suportam até 80 kg, santantônio redesenhado e rodas de liga leve com desenho inédito, na cor cinza, isso na versão Intense e com acabamento biton diamantado na Outsider. A traseira recebeu novas lanternas com acabamento fumê e o novo logo Oroch destacado na tampa. Em todas as versões, o protetor de caçamba é de série, o que proporciona mais versatilidade e proteção no compartimento de carga.
Já na Orock versão Outsider incluíram um exclusivo conjunto estético de alargadores de para-lamas, faróis de neblina auxiliares e frisos laterais e ainda recebeu uma cor inédita, a cinza Lune, exclusiva para o modelo.
Neste lançamento da Oroch 2023 a Renault mudou completamente o interior da picape. Recebeu um novo painel, laterais de porta e acabamento de bancos e as novas tecnologias para conectividade e Easy Life. O novo painel da Oroch 2023 traz desenho mais horizontal, com aeradores retangulares e acabamento em prata fosco, bem como botões de comandos ao centro. A versão Outsider traz acabamentos internos na cor laranja Corail, no painel e costuras dos bancos. O quadro de instrumentos traz novo desenho, com velocímetro digital ao centro, enquanto o volante também é novo, com acabamento escovado e botões retroiluminados.
Entretanto, nas versões Intense e Outsider a outra novidade, a central multimídia de 8 polegadas flutuante EasyLink, com conectividade sem fio para smartphones por meio do Android Auto e Apple CarPlay.
Agora a Nova Orock 2023 nas versões Intense e Outsider também recebem os retrovisores com regulagem elétrica e sensores de manobra em ré de série. A versão Outsider, por sua vez, inaugura outras tecnologias de conforto e comodidade na Oroch, como o ar-condicionado digital automático, câmera de ré, sensor crepuscular, que permite o acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, bem como a iluminação Follow Me Home, que mantém os faróis acesos por períodos configuráveis de 30 s a 120 s.
O lançamento da nova Renault Oroch 2023 marca também a chegada do motor turbo TCe 1.3 flex e o câmbio automático CVT XTRONIC de 8 marchas para o modelo. Este motor já utilizado no novo Captur e também no Duster ele entrega potência de 170 cv (E)/ 162 cv (G)/ entre 5.500 rpm e 6.000 rpm e torque de 27,5 kgfm (E) entre 1.600 e 3.750 rpm.
Além das modificações visuais e a chegada do motor TCe, a grande novidade das versões PRO e Intense, é o novo câmbio manual de 6 marchas, no motor 1.6 SCe aspirado. Ele recebeu melhor escalonamento de marchas, assim a Oroch 1.6 ganhou na aceleração de 0 a 100 km/h, que passou de 12,5s para 11,8 s, bem como na velocidade máxima, que agora é de 169 km/h. A relação da primeira marcha ficou 9% mais curta, isso privilegia a arrancada, principalmente com o veículo carregado, enquanto a adoção da sexta marcha permitiu uma relação 22% mais longa na última marcha, reduzindo a rotação em 18% à 120 km/h, privilegiando o conforto em condições de estrada.
O 1.6 SCe da Orock entrega potência de 120 cv (E)/ 118 cv (G) a 5.500 rpm e 16,2 kgfm de torque a 4.000 rpm, abastecido com Etanol ou Gasolina. Segundo a Renault, o motor 1.6 SCe traz uma redução de até 1,8% no consumo, se comparado com o modelo anterior.
Na Oroch 2023 todas as versões saem de fábrica com o sistema Start&Stop, o qual desliga o veículo automaticamente em semáforo ou outras paradas prolongadas. Além disso, a picape também tem a função ECO, que altera parâmetros do acelerador e do ar-condicionado para obter um menor consumo. Todas as versões também são equipadas com pneus verdes de uso misto, para aprimorar o consumo.
Também em todas as versões, a Orock 2023 tem a suspensão dianteira independente MacPherson e na traseira independente multibraço. Os freios são a disco na dianteira e tambores na traseira, já a direção tem a assistência eletro-hidráulica.
A Oroch 2023 tem comprimento de 4,7 m e 2,8 m de entre-eixos. A caçamba comporta 683 litros e traz 1.175 mm de largura e 1.350 mm de profundidade. E no tanque de combustível a capacidade é de 45 litros. Para auxiliar no transporte de carga existem 8 anéis de fixação (cada um suporta 50 kg), que podem ser rebatidos quando não estão em uso. A tampa da caçamba suporta até 80 kg. A capacidade de carga total do veículo é de até 680 kg.
Orock PRO/ Preço: R$ 105.800,00
Motor/Transmissão: 1.6 SCe/ Manual de seis velocidades
Principais equipamentos: ar-condicionado, direção eletro-hidráulica com regulagem de altura, travas e vidros dianteiros elétricos. Protetor de caçamba, pneus verdes de uso misto e alarme. Airbag duplo, freios ABS com BAS, Controle de Estabilidade (ESP), Controle de Tração (TCS), Sistema Anti-capotamento (RMI) e Assistente de Partida em Rampas (HSA).
Orock Intense/ Preço: R$ 111.300,00
Motor/Transmissão: 1.6 SCe/ Manual de seis velocidades
Principais equipamentos: Todos da versão PRO, mais roda de liga leve de 16”, EasyLink de 8” com conexão sem fios, vidros e retrovisores elétricos, computador de bordo, sensor de ré, faróis de neblina, barras de teto funcionais, apoio de braço para o motorista, retrovisores e maçanetas em preto brilhante e para-choque na cor da carroceria.
Renault Orock 2023 Outsider/ Preço: R$ 137.100,00
Motor/Transmissão: turbo 1.3 TCe Flex/CVT X-Tronic com oito velocidades.
Principais equipamentos: Todos da versão Intense, mais ar-condicionado automático e digital, sensor crepuscular e de chuva, grade frontal com detalhes cromados, alargadores de para-lama, santantônio, capota marítima, câmera de ré, faróis de milha auxiliares, grade do vidro traseiro, bancos com revestimento premium, roda diamantada biton e motor turbo 1.3 TCe Flex, com transmissão CVT XTRONIC de oito velocidades.
A nova Orock 2023 já está disponível nas concessionarias da Renault. porém, por causa dos problemas de falta de componentes, pode haver atraso pontual nas entregas.
1 Comment
[…] as entregas deste lote de pré-venda. Será a Nova Montana uma rival competente para a Fiat Toro e Renault Orock? Deixe sua […]