O lançamento do SUV Audi elétrico e-tron no Brasil integra a estratégia da empresa de ser totalmente neutra em carbono até 2050. sendo assim, SUV está disponível em concessionárias que possuem a bandeira e-tron.
Ele é montado na plataforma MEB. Utiliza dois motores elétricos. Segundo a Audi, as forças são distribuídas em 135 kW (183,5 cv) de potência e 31,5 kgfm de torque na frente.
No motor traseiro são 165 kW (224,3 cv) de potência e 36,2 kgfm, portanto, a potência total de 408 cv e 67,8 kgfm de torque.
Como nos motores elétricos o torque é instantâneo, por isso em desempenho de hatch esportivo, acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente em 200 km/h.
O SUV elétrico da Audi traz a nova geração da tração quattro, a tração elétrica nas quatro rodas.
O sistema regula a distribuição ideal de torques de acionamento entre os dois eixos em uma fração de segundo.
Na maioria dos casos, o SUV usa principalmente seu motor elétrico traseiro para obter a mais alta eficiência.
Se o motorista exigir mais energia, a tração elétrica nas quatro rodas redistribui o torque conforme necessário para o eixo dianteiro.
Além disso, com o Audi drive select o motorista pode variar as características de direção entre sete perfis: Auto, Comfort, Efficiency, Offroad, Dynamic, Allroad e Individual.
No modo Dynamic, a tração privilegia a esportividade ao dar maior preferência de torque para o eixo traseiro, enquanto nos outros modos a distribuição é mais equilibrada entre ambos os eixos.
O SUV elétrico da Audi mede 4.901 milímetros de comprimento, 2.043 milímetros de largura e 1.629 milímetros de altura. Sua distância entre-eixos é de 2.928 milímetros.
Por ser elétrico não tem o eixo cardã, na parte traseira, o que elimina o túnel central, e consequentemente oferece ganho de espaço para o passageiro no assento central do banco de trás.
A capacidade de bagagem é de 600 litros e, com o banco traseiro rebatido, o espaço aumenta para 1.725 litros.
A ausência de um motor tradicional na parte frontal dá lugar a um compartimento que acomoda o kit de ferramentas do veículo e o cabo do carregador Audi compact charger.
O sistema de baterias de íons de lítio pesa cerca de 700 kg e é composto por 36 módulos de alumínio, que deixam o centro de gravidade do Audi e-tron semelhante ao de um sedã.
O veículo possui autonomia de até 436 quilômetros (ciclo europeu WLTP. Elas podem ser recarregadas de diversas formas.
Uma delas é por meio de redes externas. Basta plugar o veículo em uma tomada, desde uma simples 110V até as de alta tensão, para iniciar a recarga, cujo tempo varia de acordo com a potência elétrica disponível.
Em estações de recarga ultra rápida de 150 kW, por exemplo, é possível carregar até 80% da bateria em 30 minutos.
O Audi e-tron utiliza a nova tecnologia de retrovisores virtuais. Eles reduzem o arrasto, e também levam a digitalização do veículo a um nível totalmente novo.
O equipamento conta com uma câmera, onde as imagens são processadas digitalmente e exibidas nos monitores internos laterais de 7 polegadas com tecnologia OLED de 1.280 x 800 pixels, cujo brilho se ajusta automaticamente.
Se o motorista move o dedo sobre a tela sensível ao toque, símbolos são ativados, o que possibilita mover a imagem e ajustar o ângulo desejado.
Graças ao processamento sofisticado de imagens, os monitores oferecem uma qualidade superior ao espelho convencional.
Em várias situações, como o reflexo direto da luz solar, nitidez para visão noturna ou mesmo pelo fato de não embaçar em dias chuvosos.
O SUV elétrico da Audi Produzido na fábrica de Bruxelas, na Bélgica, o Audi e-tron tem garantia de 4 anos no veículo.
Para as baterias a garantia é de 8 anos nas baterias. Seu preço público sugerido será de R$499.990,00 na versão Performance e de R$539.990,00 na Performance Black.
Contudo, durante o período de lançamento haverá condições especiais. As versões serão negociadas, respectivamente, por R$ 459.990 e R$ 499.990,00, além de valorização de até R$15.000 na troca do veículo usado e 4 anos de manutenção já inclusos.
As revisões são feitas a cada 10.000 km, e no período de lançamento são oferecidas quatro anos de revisões grátis.
São 14 Audi Centers habilitados para a venda do e-tron. Eles estão localizados em Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Londrina, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro (Botafogo), Vitória, e quatro em São Paulo.
E não vai parar por ai. A Audi confirmou que ainda este ano lança o Audi e-tron Sportback.
A Audi acredita no potencial do país. Tanto que lançou em 2015 o A3 Sedan com motor Flex, uma solução específica para o nosso mercado. Agora é a vez da empresa introduzir no mercado nacional os veículos elétricos.