Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
A Toyota do Brasil inicia as vendas da linha 2024 do sedã Toyota Corolla. No Brasil ele é líder em vendas com larga vantagem sobre o segundo colocado em seu segmento. Entre as mudanças promovidas, a fabricante de origem japonesa destaca que, a partir da versão XEi, o Corolla 2024 recebeu nova grade frontal. As rodas de 17 polegadas também ganham novos desenhos. Por sua vez, a versão GR-Sport do sedã foi contemplada com as novas rodas de pintura escurecida, além de teto solar. Já as versões Toyota GAZOO Racing passaram por alterações mecânicas as quais priorizam a dirigibilidade mais esportiva, elas contemplam ajustes na suspensão, com molas e amortecedores mais firmes, braços estruturais ligados ao chassi e defletores na parte inferior do carro, além de interior diferenciado padrão GR-S.
E as alterações ocorreram também no interior do Corolla 2024. O painel, a partir da versão XEi, tem um novo cluster TFT com tela digital de 12,3 polegadas. Na versão GLi recebeu o cluster com tela de 7” que antes estava na versão Altis. Para todos os modelos a tela multimídia é de 9 polegadas com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. Também foram adicionadas saídas de ar-condicionado para o banco traseiro e duas saídas USB-C, isso desde a versão de entrada GLi.
As novidades seguem, já que, a Toyota equipou as versões XEi, Altis Premium, Altis Hybrid e Altis Hybrid Premium do Corolla 2024 com pneus 215/50/R17. As versões topo de linha Altis Hybrid Premium e Altis Premium flex receberam acessórios originais como o friso lateral inferior com detalhes cromados, isso para aumentar a proteção no momento de abertura das portas em lugares de pouco espaço, aplique cromado no farol de neblina dianteiro, soleira iluminada e kit de segurança das rodas de liga leve.
No que diz respeito a segurança e auxilio ao motorista, todas as versões do Corolla 2024 trazem de série a tecnologia do sistema de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS). Este pacote contempla recursos como o Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS), Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (LTA), com função de Alerta de Mudança de Faixa (LDA), faróis altos automáticos (AHB) e Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC).
Acesse o Canal AutoAgoracombr e acompanhe as Avaliações em vídeo
Na linha 2024, a partir da versão XEi, o sedã traz aprimoramentos no Sistema de Pré-Colisão Frontal, com mais precisão na identificação de pedestres e ciclistas. O sedã é equipado de série com 7 airbags, câmera de ré com projeção na central multimídia, cinto de segurança de três pontas e freios ABS com EBD. Na linha 2024, as configurações GR-Sport, Altis Premium e Altis Premium HEV passam a contar ainda com sensores de alerta de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro.
Para melhorar a eficiência energética, a Toyota incluiu nas versões do Corolla 2024 com motor 2.0 Dynamic Force Dual VVT-iE 16V DOHC, o qual entrega 175 cv a 6.600 rpm e torque de 21,3 kgfm a 4.400 rpm, receberam a implementação do sistema ORVR (On Board Refueling Vapor Recovery). Este sistema somado ao ajuste nas medidas dos pneus, segundo a Toyota, o Corolla 2024 apresenta eficiência 8,4% maior na estrada quando movido a etanol nas versões com motor 2.0L, o qual trabalha com o câmbio automático Direct Shift (CVT3) com modo sequencial de 10 velocidades. E nas configurações híbridas flex, que combinam um motor 1.8 16V ciclo Atkinson e transmissão Hybrid Transaxle (CVT3), com 101 cv de potência, e dois motores elétricos de 72 cv e 16,6 kgfm de torque, o ajuste nas medidas dos pneus resultou em eficiência 12% superior na estrada quando movido a etanol.
Corolla GLi: R$ 148.990,00
Corolla XEi: R$ 158.590,00
Corolla GR-Sport: R$ 181.590,00
Corolla Altis Premium: R$ 182.990,00
Corolla Altis Hybrid: R$ 187.790,00
Corolla Altis Hybrid Premium: R$ 198.890,00
Leia Também: Como transportar crianças em um automóvel