Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Picape para uns, caminhonete para outros, o fato é que este tipo de veículo com caçamba para transportar carga foi desenvolvido para trabalho.
Com o passar dos tempos o modelo evoluiu, ganhou cabine dupla, melhoraram o acerto das suspensões, incluíram itens de conforto como o ar-condicionado, ou seja, aproximaram ao máximo um veículo de trabalho ao de passeio.
E agora é a vez de transformar a picape em veículo esportivo. Esta é a proposta da linha Toyota Hilux GR-S.
A primeira geração foi apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018 como série limitada e numerada e passou a ser vendida em setembro do ano passado e as unidades foram vendidas rapidamente.
Com resultados tão animadores, a Toyota não perdeu tempo e coloca no mercado brasileiro a segunda geração da Hilux GR-S com visual renovado e duas opções de motor.
Na dianteira traz na grade frontal o emblema Toyota e abaixo o símbolo GR, para reforçar o apelo esportivo um protetor na parte inferior do veículo.
As laterais ostentam faixas na parte inferior das portas, elas mudam de acordo com a cor da carroceria. As maçanetas e os espelhos estão pintados em preto metálico. O modelo com motor diesel tem rodas pretas e a opção V-6 é de seis raios angulares, ambas 17 polegadas com pneus 265/65 R17 AT.
Todas as versões da nova Hilux GR-S contam um novo desenho de santantônio, em cinza, a a capota marítima é de série.
A esportividade também foi colocada no interior da picape, os bancos são revestidos de couro preto perfurado com fundo vermelho, costuras vermelhas nos braços, freio de mão e console central. O estofamento no teto e as colunas são na cor preta.
No botão de partida, na placa numerada, apoios de cabeça e nos tapetes aparece o logo GR.
Além disso, a nova Hilux GR-S tem uma câmera frontal no para-brisa para gravação com qualidade Full HD, para ser usada como meio de segurança e registro, pois permite que seja configurada para gravar continuamente (estilo de câmera de segurança) e depois as imagens podem ser compartilhadas nas redes sociais.
A versão anterior da Hilux GR-S só era comercializada com o motor diesel de 177 cv a 3.400 rpm e torque de 45,9 kgfm de 1.600 a 2.400 rpm. Agora, incluíram o motor 1GR 4.0L V6 24V DOHC, com duplo VVTi de 234 cv e 38,3 kgfm de torque máximo a 3.800 rpm. O câmbio é automático de seis marchas com acionamento sequencial.
Na opção com motor V-6 a gasolina, a suspensão foi recalibrada. Recebeu um novo conjunto de molas e amortecedores monotubo com configuração específica, eles são pintados em vermelho. A versão diesel não recebeu ajustes, mas o conjunto é pintado de vermelho.
As duas versões da Hilux GR-S são edições limitadas a 400 unidades para o modelo a diesel e 100 unidades para o modelo V-6 a gasolina. Os preços sugeridos são R$ 204.990 para a Hilux GR-S V-6 e R$ 220.090,00 para a Hilux GR-S diesel. As cores disponíveis são: Preto mica, vermelho metálico e branco pérola, única de dois tons, com teto e capô na cor preta.