VW lança o compacto up! duas portas, também a versão equipada com transmissão automatizada, a qual é fornecida pela ZF e foi desenvolvida pela Porsche
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Em São Paulo, a Volkswagen mostrou para a imprensa especializada, dia 24 de abril, o compacto up! carroceria de duas portas. Com preço sugerido para venda de R$26.900, a opção take up! é o modelo que chega para ser a versão de entrada na marca.
Comparado ao europeu, o duas portas brasileiro é mais comprido 6,5cm, o que possibilitou aumentar as janelas traseiras. O peso total do carro é de 892 kg, ele mede 3,60 metros de comprimento, 1,64 m de largura e 1,50 m de altura. A distância entre os eixos é de 2,42 metros e o porta-malas recebe até 285 litros.
Entre os itens de série, a versão de entrada é equipada com rodas de 13 polegadas e pneus 165/80 R13, retrovisores externos com comando interno manual, para-sol com espelho para o passageiro e tomada de 12 volts no console central, os retrovisores e maçanetas são na cor preta.
A opção seguinte é a move up! que tem preço de R$28.300, nela as rodas são de 14 polegadas, com pneus verdes 175/70 R14, espelhos retrovisores e maçanetas na cor do veículo e itens como antena no teto e faróis com máscara escurecida.
A cabine usa detalhes de acabamento em chrome effect no painel, maçanetas com acabamento siberian. O porta-malas s.a.v.e., ou seja, ele é dividido em duas partes, é item de série a partir dessa versão. Tem ainda computador de bordo, conta-giros, relógio digital e indicador de temperatura externa.
A VW também lançou a transmissão automatizada I-Motion (SQ100), a qual equipa o modelo a partir da opção move up! ao preço de R$30.990 . Ela é fabricada na República Tcheca. O sistema de automatização é fornecido pela ZF e foi calibrada pela Porsche. A caixa utiliza atuadores eletromecânicos, pesa aproximadamente 30 kg e tem 120 Nm de capacidade de torque.
O motor é o EA211 1.0L de três cilindros, com potência é de 82 cv (E)/ 75 cv (G). O torque máximo é de 10,4 kgfm (E)/ 9,7 kgfm (G).
A versão duas portas do up! chega para substituir o Gol Geração 4, um veículo que tinha a preferencia dos frotistas e do público que compra o primeiro carro.