Ano começa agitado para a Chevrolet
Captiva Sport Ecotec e Vectra Next Edition chegam para mexer com o mercado, em ambos os modelos os motores estão em destaque
Texto: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação/ ER
E o outro modelo apresentado em fevereiro pela GM, desta vez em Florianópolis, foi o sedã médio Vectra Next Edition. Lançado em 2005, o Novo Vectra recebeu a primeira alteração no visual, desde então. A maior modificação acorreu na dianteira, ele ganhou novo formato no capô, assim como nos faróis, pára-lamas e pára-choques. A grade do radiador segue o novo padrão global da marca, tem dupla entrada de ar, frisos cromados em volta e o logotipo ao centro.
Na lateral, a moldura cromada na linha de cintura, um novo desenho do friso e os retrovisores externos agora têm indicadores de direção. As rodas de liga leve foram redesenhadas 16’’ (Elegance) e 17’’ (Elite), e na lista de opcionais aparece a iluminação de solo no espelho retrovisor, saia lateral, adesivo de coluna e antena shark (de série no Elite). O maior destaque na traseira, fica por conta da “gravata”, logomarca da Chevrolet, a qual aparece no centro da tampa traseira.E a maior alteração do modelo ocorreu no propulsor 2.0 Flexpower. Segundo os engenheiros da fabricante, ele passou a desenvolver 140 cv de potência, disponíveis a 5.600 rpm, quando abastecido com álcool, e 133 cv, ao usar gasolina, ou seja, 12 cv a mais que o modelo anterior. O mesmo aconteceu com o torque que agora é de 19,7 mkgf a 2.600 rpm (álcool) e 18,9 mkgf a 2.600 rpm (gasolina).
Este resultado foi possível, graças as mudanças feitas no coletor de admissão, agora em material plástico, o que resultou em uma redução de 30% no peso do conjunto em relação ao similar de alumínio, novo coletor de escapamento em aço inox e a adição do sistema de comando de válvulas roletado LFVT (Low Friction Valvetrain) de baixo atrito. Para atender as exigências de emissões de poluentes, foram colocados dois catalisadores.