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11/03/2009Ano começa agitado para a Chevrolet
Captiva Sport Ecotec e Vectra Next Edition chegam para mexer com o mercado, em ambos os modelos os motores estão em destaque
Texto: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação/ ER

O primeiro foi o Chevrolet Captiva Sport, mostrado para a imprensa especializada de todo o país, em Indaiatuba, no Campo de provas da Cruz Alta. O SUV fabricado no México chegou ao mercado nacional em setembro do ano passado com motor V6 e tornou-se sucesso em vendas.
Segundo José Carlos Pinheiro Neto, Vice-presidente da empresa, a projeção é de que neste segmento, em media 5.000 unidades serão comercializadas por mês. Deste montante, a Chevrolet espera ser responsável pela venda de 1.500 veículos. Para ser ainda mais competitiva no segmento, a



E o outro modelo apresentado em fevereiro pela GM, desta vez em Florianópolis, foi o sedã médio Vectra Next Edition. Lançado em 2005, o Novo Vectra recebeu a primeira alteração no visual, desde então. A maior
modificação acorreu na dianteira, ele ganhou novo formato no capô, assim como nos faróis, pára-lamas e pára-choques. A grade do radiador segue o novo padrão global da marca, tem dupla entrada de ar, frisos cromados em volta e o logotipo ao centro.
Na lateral, a moldura cromada na linha de cintura, um novo desenho do friso e os retrovisores externos agora têm indicadores de direção. As rodas de liga leve foram redesenhadas 16’’ (Elegance) e 17’’ (Elite), e na lista de opcionais aparece a iluminação de solo no espelho retrovisor, saia lateral, adesivo de coluna e antena shark (de série no Elite). O maior destaque na traseira, fica por conta da “gravata”, logomarca da Chevrolet, a qual aparece no centro da tampa traseira.E a maior alteração do modelo ocorreu no propulsor 2.0 Flexpower. Segundo os engenheiros da fabricante, ele passou a desenvolver 140 cv de potência, disponíveis a 5.600 rpm, quando abastecido com álcool, e 133 cv, ao usar gasolina, ou seja, 12 cv a mais que o modelo anterior. O mesmo aconteceu com o torque que agora é de 19,7 mkgf a 2.600 rpm (álcool) e 18,9 mkgf a 2.600 rpm (gasolina).
Este resultado foi possível, graças as mudanças feitas no coletor de admissão, agora em material plástico, o que resultou em uma redução de 30% no peso do conjunto em relação ao similar de alumínio, novo coletor de escapamento em aço inox e a adição do sistema de comando de válvulas roletado LFVT (Low Friction Valvetrain) de baixo atrito. Para atender as exigências de emissões de poluentes, foram colocados dois catalisadores.

Segundo Marcos Munhoz, diretor geral de vendas e marketing, estas mudanças não alteraram os custos de manutenção do modelo, o que o deixa competitivo em relação aos concorrentes, principalmente porque a marca Chevrolet oferece para o modelo os Kits Instalados que incluem peças e serviços.

E para quem pensa que as novidades pararam aí, a GM já marcou para 3 de março o lançamento do Vectra GT e GT-X, o ano promete!