Desenvolvido pela engenharia brasileira, o hatchback que iniciou o segmento de veículos com teto alto recebeu alterações estéticas, novo painel e teve o acabamento interno melhorado
A Volkswagen escolheu Brasília, para mostrar à imprensa especializada o Novo Fox. A primeira geração do hatch chegou ao mercado em 2004, na época, pensava-se que ele teria como principal concorrente, outro modelo da marca alemã, o Gol.
Mas o fato é que, por ter teto alto e acabamento mais requintado, ele encontrou seu espaço sem prejudicar as vendas do outro hatch.
Nesta segunda geração, os amortecedores do Novo Fox foram recalibrados, “nas condições de alta freqüência, onde motorista passa por piso irregular, como o de asfalto quebrado, ele oferece mais conforto aos ocupantes e para as condições de baixa frequência, deixamos os amortecedores mais rígidos, assim o carro ganhou mais estabilidade nas curvas”, explica José Loureiro, gerente executivo de engenharia da Volkswagen do Brasil. Apesar desta mudança, as peças de reposição como discos, pastilhas de freios, são iguais aos da geração anterior, o que não eleva o custo de manutenção.
Ele é oferecido com dois tipos de motorização: 1.0 VHT Total Flex, com potência de 72 cv (G) /76 cv (A) disponíveis 5.250 RPM e torque de 9,7 kgfm(G) /10,6 (A) disponíveis a 3.850 RPM. Ainda há o propulsor 1.6 VHT Total Flex que oferece 101cv (G) /104 (A) a 5.250 RPM com torque de 15,4 (G) /15,6 (A) a 2.500 RPM.
Além do câmbio manual, a Volkswagen equipou o Novo Fox com a transmissão automatizada ASG (Automated Sequential Gearbox), fornecida pela Magneti Marelli. Semelhante ao Dualogic da Fiat, porém, segundo a VW o câmbio automatizado usado em seus modelos passou por aperfeiçoamentos, os quais deixaram as trocas mais suaves. O exterior do Fox recebeu alterações no design, a frente foi redesenhada e ganhou a nova identidade visual mundial da marca. O para-choque foi dividido em três partes, o que facilita na hora de realizar reparos, pois não é necessário trocar a peça inteira.
Mas foi no interior que o carro recebeu o maior número de modificações. Ele agora tem um acabamento melhor, novo painel com dois mostradores grandes. Foi retirada a prateleira aberta localizada na frente do passageiro da dianteira e foi incluído um porta-luvas fechado.
Em dimensões, o Novo Fox tem 3.823 mm de cumprimento, 1.543 mm de largura, com distancia entre os eixos de 2.465 mm e capacidade volumétrica do porta-malas de 260 litros, a qual é ampliada ao rebater os bancos para 353 litros.
São três as versões do Novo Fox: 1.0, 1.6 e 1.6 Prime, todas equipadas de série com direção hidráulica, rodas de 15 polegadas, regulagem de altura para cinto de segurança e banco do motorista, farol com máscara negra, relógio digital, limpador, lavador e desembaçador traseiro, gaveta embaixo do banco, dois porta-copos, porta-garrafas dianteiros, tomada 12 volts no console central, revestimento em tecido na lateral das portas com detalhes cromados.
Com motor 1.0 o preço sugerido para venda é de R$ 29.990, o 1.6 tem valor inicial de R$ 34.800, e traz chave canivete, instrumentos com iluminação azul e alerta sonoro dos faróis ligados. A opção 1.6 I-Motion, com câmbio automatizado e computador de bordo de 7 funções, tem preço inicial de R$ 37.240. Na lista de opcionais figuram: banco traseiro com ajuste longitudinal, sensor de estacionamento traseiro, luz de seta integrada aos retrovisores, tomada 12V no porta-malas, comandos de som e computador de bordo integrados ao volante, sensor de chuva e shift paddle para a versão I-Motion, teto solar, freios ABS, ar condicionado, CD player, entre outros itens. Com estas modificações, a expectativa é de que as vendas do Fox cresçam entre 10% e 15%.
Novo Gol e Voyage ganham transmissão ASG
Para satisfazer os compradores que gostam de carros com câmbio automático, a Volkswagen optou pelo sistema automatizado. Isso porque o custo é mais baixo do que o da transmissão automática tradicional.
O sistema ASG foi desenvolvido a partir da caixa de câmbio manual MQ 200 de cinco marchas, fabricada em Córdoba, na Argentina e usada nas linhas Polo, Fox e Gol. Neste sistema, o comando manual foi substituído por um conjunto de atuadores eletroidráulicos, comandados por uma central eletrônica, assim o pedal de embreagem foi retirado, pois o funcionamento é totalmente automático. Ele permite que as trocas sejam feitas automaticamente, com a seleção das marchas definida por uma central eletrônica de acordo com a rotação do motor, ou de forma manual e em sequência, por meio da alavanca seletora localizada no console, ou utilizando acionadores (“paddle shifts”) posicionados junto ao volante.
O Novo Gol 1.6 I-Motion tem preço inicial de R$ 34.605 e o Voyage 1.6 I-Motion, custa R$ 37.090.
Daniela Cicarelli, Flávio Padovan e Otávio Mesquita
Novo Fox é prêmio em programa de TV
Como parte da estratégia de lançamento do Novo Fox, a Volkswagen patrocina o programa Zero Bala, veiculado aos domingos pela Rede Bandeirantes de Televisão. Apresentado por Daniela Cicarelli e Otavio Mesquita, na atração, os participantes do entram com seus carros velhos. Durante a exibição respondem as perguntas feitas pelos apresentadores, ao final, quem for o vencedor, deixa o carro velho e leva para casa o Novo Fox. Para participar é preciso que o carro velho chegue a emissora rodando, pois ele interage com os apresentadores. O regulamento e as inscrições estão disponíveis no site:
www.band.com.br/zerobala ou nos concessionários VW.