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Nas versões hatch e sedã, o novo carro da GM é importado da Coréia do Sul, ele usa motor Ecotec Flex 1.6L 16 válvulas com transmissão manual ou automática
Texto: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação
No final de maio, a General Motors reuniu a imprensa especializada na cidade de Búzios (RJ) e mostrou o Chevrolet Sonic nas versões hatch e sedã.

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Em dimensões, a versão hatch tem comprimento de 4.039 mm, com distância entre eixos de 2.525 mm e largura total de 2.004 mm. A capacidade do porta-malas é de 265 litros.

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Para a opção sedã o comprimento é de 4.399 mm, a distância entre eixos é a e a largura total são as mesmas do hatch, e a capacidade do porta-malas foi ampliada para 477litros.
O carro é fabricado na Coréia do Sul e chega com o novo propulsor da família Ecotec 1.6 16V. Neste motor, semelhante ao utilizado no Cruze, o cabeçote tem duplo comando de válvulas continuamente variável (Dual CVVT).

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A variação é no tempo de abertura das válvulas de admissão e de escape, e o coletor de admissão também é variável.
Usa correia sincronizadora, bielas forjadas, ao invés de fundidas. O cabeçote e o cárter são feitos de alumínio, eles, assim como o bloco contam com galerias internas para refrigeração especialmente desenhadas de modo que a temperatura no cabeçote seja menor, permitindo maior avanço de ignição.

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Assim, este 1.6L 16V entrega 120 cv abastecido com etanol e 116 cv ao usar gasolina, a 6.000 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 16,3 kgfm e aparece a 4.000 rpm. Com gasolina, o torque é de 15,8 kgfm, na mesma rotação. Ainda, segundo a Chevrolet, 90% do torque está disponível a partir das 2.200 rotações.

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São duas as opções de transmissão, manual de cinco velocidades e automática, com seis velocidades, a segunda tem opção de mudanças no modo sequencial. A direção é hidráulica, os freios são a discos na dianteira e tambor na traseira. 

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Usa suspensão independente do tipo McPherson e barra de torção na dianteira, os amortecedores são telescópicos hidráulicos pressurizados a gás. E na traseira é semi-independente com eixo de torção, sem barra estabilizadora e o mesmo tipo de amortecedores da dianteira.

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A versão LT do Sonic é equipada com ar-condicionado, air bags dianteiros, direção hidráulica, computador de bordo, ABS com EBD, trio elétrico, rodas em liga leve aro 15 e desembaçador do vidro traseiro. O preço sugerido para venda com carroceria hatch é de R$ 46.200, o sedã custa R$49.100.

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E a opção LTZ oferece os mesmos itens da LT e traz ainda: sensor de estacionamento, faróis de neblina dianteiros, apliques cromados nas maçanetas internas, friso lateral cromado, rodas em liga leve aro 16, com pneus 205/55 R16, descansa braço central, controles para o rádio no volante e rede porta-objetos no porta-malas.
Com transmissão manual o Sonic hatch LTZ custa R$48.700 e R$53.600 automático. Já o sedã tem preço de R$51.500 manual e R$56.100 automático.

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