SUV chega com duas opções de motores, transmissão automática e tração 4×4, só é comercializado na versão topo LTZ
Texto: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação
Dia 14 de novembro em São Paulo, a General Motors lançou o Chevrolet Trailblazer. O visual é robusto, frente alta, barra que corta a grade com o logo da Chevrolet ao centro. Na lateral, as linhas são mais suaves e as caixas de rodas são altas. Para-lamas alargados, rodas 18” e o rack de teto com acabamento aluminizado, estribos e frisos de plástico antracite na parte inferior das portas, completam o visual.
O comprimento total é de 4.878 mm, sua largura é de 2.132 mm e altura de1.841 mm, o que permite transportar até sete pessoas. A capacidade do porta-malas traseiro vai de 205 litros a 1.830 litros.
O sistema de climatização possui controle eletrônico de temperatura, além de uma unidade de controle adicional para os passageiros dos bancos traseiros, juntamente com quatro saídas de ar.
O utilitário esportivo é equipado com o propulsor 2.8 Turbodiesel CTDI, que estreou na Nova S10. Ele utiliza comando de válvulas DOHC de quatro válvulas por cilindro. É turboalimentado, tem intercooler com injeção direta eletrônica, trabalha com taxa de compressão de 16,0:1.
A potência máxima é de180 cv a 3.800 rpm e o torque de 47,9 kgfm a 2.000 rpm.
Também traz o novo motor movido a gasolina, HFV6 com bloco e cabeçote de alumínio, utiliza 24 válvulas e quatro comandos de válvulas continuamente variáveis. Ele é acionado por uma corrente de dentes invertidos, a qual, segundo a fabricante, não requer ajustes durante a vida útil do motor.
Além disso, os pistões são forjados para reduzir sua massa. Com 3.564 cm³ usa 10,2:1 de taxa de compressão e a injeção de combustível é do tipo MPFI. Entrega potência de 239 cv a 6.600 rpm e torque de 33,5 kgfm a 3.200 rpm.
Ambos os motores têm transmissão automática de seis marchas (GR6). Ela conta com o sistema Active Select, que também permite trocas manuais. O câmbio utiliza sistema Clutch to Clutch e o EC3 que gerencia o travamento do conversor de torque.
O sistema de tração 4×2 e 4×4 High/Low é acionado eletronicamente "Shift on the Fly" por meio de um seletor no painel, dispensa alavanca e permite trocas com o carro em movimento.
O preço sugerido para venda da Chevrolet Trailblazer versão LTZ com motor V6 gasolina é de R$145.500 e R$175.450 equipada com propulsor turbodiesel. É equipada com ABS/ EBD, controles de tração e estabilidade, ar-condicionado digital, computador de bordo, piloto automático com comandos no volante, rodas aros 18 com pneus 265/60R18, sistema de som, que inclui rádio double din com CD Player, MP3, Bluetooth, entrada mini-USB e entrada auxiliar, quatro tomadas de 12V, entre outros itens. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem.
Diferente da antecessora Blazer, o Trailblazer não será comercializada para frotistas ou órgãos governamentais, por isso não está nos planos produzir uma versão de câmbio manual.