Além das modificações no design, a CR-V de quarta geração teve o motor, câmbio e suspensões retrabalhados e ganhou uma versão com transmissão manual
Por: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação
A Honda Automóveis mostrou para a imprensa especializada brasileira, em Campinas (SP) dia 15/03, o novo CR-V e o Fit 2013.
Importado do México, o veículo foi redesenhado, além disso, segundo divulgado pela Honda, 65% das peças e componentes são novos.
Na dianteira a grade frontal é nova, integra capô, parachoque e farol. As lanternas traseiras ficaram maiores e invadem a tampa do portamalas.
Seu comprimento é de 4.530mm, a distância entre os eixos é de 2.620 mm, a altura é de 1.650 mm e a largura de 1.820 mm.
Estas mudanças foram feitas para elevar o modelo da categoria SUV a Crossover, ou seja, tem o propósito de ser um veículo com espaço de utilitário, versátil como uma minivan e ter a dirigibilidade de um sedã.
Foram incluídos novos itens de segurança, a versão EXL, usa o MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering), que colabora à estabilidade do veículo, e HSA (Hill Start Assist), que auxilia a subida mantendo acionado o freio por até três segundos depois que o motorista tira o pé do pedal.
Sistema de GPS, computador de bordo com várias funções, câmera de ré, são mais algumas novidades acopladas ao carro.
Fabricado em uma arquitetura própria, o propulsor 2.0L de 4 cilindros e 16 válvulas SOHC (Single Over Head Camshaft) i-VTEC da quarta geração ficou mais forte. Ele entrega 155 cv de potência (a geração anterior tinha 150 cv) a 6.500 rpm e torque de 19,4 kgfm a 4.300 rpm. Foi incluído o sistema ECON que estreou no Civic para economia de combustível.
Outra novidade é que a empresa passa a comercializar a versão LX equipada com câmbio manual de seis velocidades. A 6ª é uma marcha para velocidade de cruzeiro e mantém o motor com uma rotação bastante reduzida.
São dois os tipos de tração, 4X2 e 4X4, o segundo 4WD Real Time, age automaticamente quando se necessita de uma maior tração e de aderência. A direção é elétrica, sistema MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering – Direção Elétrica Adaptável ao Movimento), que atua em conjunto com a tecnologia VSA (Vehicle Stability Assist).
O novo Honda CR-V 2012 tem preço sugerido de R$ 84.700 (LX 4X2 manual), R$ 87.900 (LX 4X2 automático) e R$ 103.200 (EXL 4X4 automático).