A Ford apresentou na Bahia para a imprensa especializada, o EcoSport 2.0L Flex.
O sistema flex fuel, antes disponível só no modelo equipado com propulsor 1.6L, agora integra o motor Duratec 2.0L16V. Estes propulsores são os mais avançados produzidos pela Ford no Mundo. Eles equipam veículos como a Ranger, Fusion, Focus, Edge, e desde seu lançamento o SUV feito em Camaçari (BA).
Os comandos de válvulas são acionados por sistema de corrente e com tensionador hidráulico, e não requer manutenção durante a vida útil. E os assentos de válvulas foram reforçados para garantir a durabilidade ao usar o combustível derivado da cana-de-açúcar. O sistema de injeção eletrônica foi remapeado, a fabricante buscou refinar as respostas, tanto com álcool como com gasolina. O sistema de admissão de ar também foi reprojetado. O filtro de ar com captação frontal, antes usado só no modelo equipado com câmbio automático, foi adotado em toda a linha. O elemento filtrante é montado sobre o motor, assim oferece menor restrição para a passagem do ar, que é admitido com uma temperatura menor, para aumentar a eficiência volumétrica.
O novo filtro funciona ao mesmo tempo como atenuador de ruído e modulador sonoro do motor.
Ainda, o propulsor utiliza somente uma correia para todos os acessórios, esta solução reduz a complexidade e a necessidade de manutenção. O conjunto de escapamento e catalisador também foi projetado especialmente para o motor que consome álcool, gasolina, ou a mistura dos dois em qualquer proporção.
O escapamento traz novos materiais e o catalisador utiliza a tecnologia “close-coupled catalyst”, ou seja, é montado junto ao coletor de escape, mais próximo do motor. Ele capta os gases com temperatura maior, o que aumenta a eficiência na conversão dos poluentes. Os tubos e silenciosos em aço inoxidável oferecem maior resistência à corrosão.
O Duratec 2.0L 16V Flex desenvolve potência máxima de 141 cv (a 6.000 rpm com gasolina) e 145 cv (a 6.000 rpm) com álcool, e torque máximo de 19,06 mkgf com gasolina e 19,47 mkgf com álcool, ambos a 4.250 rpm.
Segundo a Ford, a durabilidade do propulsor é de 240.000 km, o que, em média equivale a 10 anos de utilização.
Preços reposicionados
Apesar da instabilidade do mercado financeiro, gerada pela crise nos Estados Unidos, a Ford acredita que continua a crescer no Brasil. “Estamos confiantes de que as ações que tomamos, e as ações do governo ajudarão a driblar esta crise”, afirmou Marcos de Oliveira, presidente da montadora para o Brasil e Mercosul, durante a apresentação do veículo. Ao lançar o EcoSport 2.0 L Flex 2009, a companhia preparou uma nova tabela de preços, em média, o modelo com motor 2,0 litros Flex agora custa R$ 1.000,00 a mais que o equipado com propulsor 1.6 Flex. A versão FreeStyle XLT (catálogo ETL9- antes encontrada só com motor 1,6 litros), custa R$58.900, e para acrescentar a transmissão automática, é cobrado mais R$2.000. Já o modelo 2.0 L Flex Automático XLT (catálogo ETO9) custa R$60.900, e com mais R$1.000, é possível levar a versão 2.0 L Flex 4WD (catálogo EWC9), com tração integral, que sai por R$61.900.
Além do reposicionamento de preços, a Companhia preparou condições diferenciadas de financiamento para toda a linha, isso para impulsionar as vendas, não só do lançamento, mas também de todo o seu portifólio de produtos.