Com design renovado, o sedã compacto da Fiat passa a chamar Grand Siena ele ficou maior, mais equipado, com duas opções de motor, câmbio e ainda pode usar GNV
Por: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação
No Chile, dia 23 de março, a Fiat Automóveis reuniu a imprensa especializada brasileira e da América do sul para mostrar o Grand Siena. O sedã compacto que chegou ao mercado nacional em 1997 conquistou 813 mil unidades vendidas até o final de 2011.
Para continuar com números expressivos, a fabricante promoveu várias modificações no carro. Foi desenvolvida uma nova arquitetura, que deixou o modelo maior. No comprimento ele tem 4290 mm, 134 mm mais comprido que o da geração anterior. Sua largura é de 1.700 mm, 61 mm a mais, a altura é de 160 mm, 53 mm mais alto, e a distancia entre os eixos é de 2511mm, ou seja, 137 mm maior que do outro sedã.
A capacidade volumétrica do porta-malas também aumentou de 500 para 520 litros.
Em todas as versões sai de fábrica equipado com direção hidráulica, air bag duplo frontal e freios ABS com EBD.
A suspensão dianteira é do tipo McPherson, a traseira usa eixo de torção com rodas semi-independentes semelhante a usada no Punto, ambas fornecidas pela Magneti Marelli e com ajustes e calibragens diferentes das usadas no modelo anterior, aliás, eles não compartilham peças de reposição na parte de undercar.
A versão de entrada é a Attractive, usa motor Fire 1.4 EVO, com gasolina entrega potência máxima de 85 cavalos e torque de 12,4 kgfm a 3.500 rpm. Ao usar etanol a potência é de 88 cv e torque de 12,5 kgfm a 3.500 rpm, seu preço sugerido para venda é de R$ 38.710.
Ainda com propulsor 1.4L a fabricante disponibiliza a opção Tetrafuel a qual pode ser abastecida com etanol, gasolina ou GNV (gás natural veicular). Ele vem equipado com ar condicionado, direção hidráulica, travas elétricas, ABS e air bag duplo, o custo é de R$ 48.210 e deve ser procurada por taxistas.
A opção Essence vem equipada com os itens da Attractive e ainda, ar condicionado, rodas de liga leve 16 polegadas, banco do motorista com regulagem de altura e piloto automático. Custa R$ 43.470 (câmbio manual)/ R$ 45.900 (Dualogic) e seu motor é o E.torQ 1.6L 16V com 115 cv (G)/ 117 cv (E) e torque máximo de 16,2 kgfm a 4.500 rpm ao usar gasolina e 117 cv abastecido com Etanol. O torque é de 16,2 kgfm (G)/ 16,8 kgfm (E) a 4.500 rpm.
E o modelo da geração anterior continua em linha, porém, seu preço foi reposicionado, a versão EL 1.0L passa a custar R$ 31.180 e a EL 1.4L baixou para R$ 33.300.
*O jornalista Edison Ragassi viajou para o Chile a convite da Fiat Automóveis