O propulsor Sigma 1.6 16 válvulas é um modelo global da montadora norte-americana produzido em Taubaté com tecnologia flex desenvolvida no Brasil
Por: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação
Com a presença de José Serra, Governador do Estado de São Paulo, a Ford Motor Company inaugurou dia 17 de dezembro, em Taubaté (SP) a unidade de produção do motor Sigma Flex.
O propulsor é fabricado com bloco, cabeçote, cárter e pistões de alumínio, graças a isso seu peso é de 76 kg, usa 16 válvulas no duplo comando acionado por correia sincronizadora. A partida a frio utiliza um sistema com distribuição otimizada de gasolina em todos os cilindros, em vez de um só injetor. As velas de ignição têm gama térmica otimizada para a operação flex e são posicionadas no centro do pistão. Os bicos injetores também foram desenvolvidos com vazão específica para a aplicação flex.
O primeiro modelo a utilizá-lo é o Novo Focus, no qual oferece a 6.250 rpm, potência máxima de 115,6 cv com álcool e 109,3 cv ao usar gasolina, o torque é de 16,3 kgfm (álcool) e 15,4 kgfm(gasolina). Segundo divulgado pela Ford, 80% do torque máximo esta disponível a 1.500 rpm, o total é obtido a 4.250 rpm.
O Novo Focus é fabricado na Argentina nos mesmos padrões do modelo europeu. O carro foi lançado em setembro de 2008 (ano em venceu o Prêmio Abiauto- Associação Brasileira da Imprensa Automotiva), com propulsor 2.0L 16V Duratec, movido a gasolina,. Naquela ocasião, a montadora optou por evidenciar a versão sedã, já que a expectativa era de competir com médios como Civic, Corolla e Vectra.
Agora a estratégia é focar no modelo hatch, que chega com acabamento GL ao preço sugerido de R$ 49.900 e traz de série, airbag duplo, ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, vidros elétricos dianteiros, CD-player/MP3, alarme, faróis com ajuste de altura, rodas de liga leve de 16 polegadas e pneus 205/55R16. Já para a topo de linha, GLX, a qual inclui: vidros elétricos traseiros com acionamento a um toque em todas as janelas, console central com descansa-braço, abertura e fechamento global das portas, retrovisores, maçanetas, régua do porta-malas e aerofólio pintados na cor do veículo, o preço sugerido é de R$ 51.400, os freios ABS com EBD e CBC são opcionais, ao incluí-los o custo chega a R$ 52.400. E a opção sedã GLX com ABS custa R$ 54.400.
Em dimensões o Novo Focus hatch tem comprimento de 4.337 mm, distância entre os eixos de 2.640 mm, largura com espelhos de 1.991 mm, e altura em ordem de marcha de 1.500 mm, a capacidade volumétrica do porta-mala é de 328 litros, sem rebater os bancos.
Para acoplar o novo propulsor, a engenharia recalibrou a suspensão dianteira, já que o propulsor Duratec é mais pesado e alterou o escalonamentos das marchas do câmbio manual, as três primeiras ficaram mais curtas e as duas últimas mais longas.
O modelo chega as revendas autorizadas da marca neste mês de janeiro, a Ford oferece 3 anos de garantia e também já trabalha estratégias para o pós-vendas. Entre elas, as revisões Preço Fixo Ford, pois o objetivo é oferecer o melhor custo/ beneficio do segmento de veículos C, e assim conquistar clientes das rivais Volkswagen (Golf), Citroën (C4), Peugeot (307) e Fiat (Stillo).