Lançamentos: Ford Edge

Lançamentos: Fiat Linea
13/10/2008
Lançamentos: Troller de cara nova
25/11/2008

Crossover de luxo importado do Canadá chega para seduzir consumidores exigentes e com alto poder aquisitivo
Por: Edison Ragassi
Fotos: ER/ Divulgação

Em Niagara Falls no Canadá, a Ford apresentou para a imprensa especializada de todo o Brasil o crossver Edge, que estará disponível nas concessionárias no mês de dezembro.
O modelo é a opção da marca para disputar o segmento premium, o qual deve crescer, segundo os especialistas, 100% em 2009.
Fabricado no Canadá, em Oakville Assembly Plant, o Edge utiliza a mesma arquitetura do Fusion, compartilhada também com o sedã MKZ, da Lincoln. Ele é sucesso em vendas nos Estados Unidos, o que a montadora espera repetir em terras tupiniquins.
Apesar de ter origem canadense, o modelo que desembarca em portos nacionais foi preparado para as condições brasileiras. “Não se trata simplesmente de um veículo importado, mas de um produto que foi estudado e ajustado para atender os desejos dos consumidores e condições de uso do mercado brasileiro”, declara Winson Vasconcellos, gerente de marketing de produto da companhia.

Marcos Oliveira, presidente da Ford do Brasil e Mercosul participou intensamente do desenvolvimento do crossover, aliás, foi o último projeto em que trabalhou antes de retornar para o País. “O Ford Edge é um veículo de sucesso comprovado, que traz para o Brasil o que há de mais moderno dentro da nova categoria de crossovers de luxo. Ele consolida a imagem da marca e incrementa a nossa linha com um produto Premium. Reconhecido mundialmente pela excelente dirigibilidade, ele se destaca pela quantidade de atributos de conforto e está entre os mais seguros do mundo”, afirma o presidente.
Com 4,72 metros de comprimento, 2,22 metros de largura e 2,82 metros de distância entre-eixos, o Edge chama à atenção pelo seu porte e robustez. Usa o design denominado ‘estilo Bold’, onde a dianteira é marcada pela grade com três barras cromadas, e pelos faróis quadbeans, os quais avançam pelas laterais. A lateral tem cintura elevada e área envidraçada reduzida, com caixas de rodas largas, os pneus são 245/60 R18 BSW aro 18 calçam as rodas de liga leve 18 polegadas.

Na traseira, aerofólio inclinado, vidro amplo e pára-choque que combina com o conjunto das lanternas e porta-malas. As lanternas usam linhas esportivas, apelo reforçado com a dupla ponteira de escapamento cromada.
No interior, o volante e a manopla do câmbio são revestidos em couro, mesma forração dos bancos do tipo poltrona, com controles elétricos em seis posições, memória e ajuste lombar.
É equipado com ar-condicionado digital, o qual permite ajuste de temperatura para motorista e passageiro. Tem computador de bordo com diagnóstico e bússola, ajuste de altura e profundidade da coluna de direção e controle de rádio no volante.

Um sistema de som multimídia desenvolvido em parceria com a Microsoft equipa o Edge é o Sync, sistema integrado de comunicação e entretenimento com comando de voz. Ele possibilita conectividade, através de celulares com Bluetooth, iPods e MP3 players.
E o porta-malas acomoda 908 litros, sem rebater os bancos. Ainda tem abertura das portas com acionamento por teclas, sensor de estacionamento, acendimento automático dos faróis, rebatimento dos bancos traseiros com acionamento automático (sistema EasyFold) e porta-malas com abertura e fechamento elétricos, o teto solar panorâmico com acionamento elétrico de dois estágios (Vista Roof) é opcional.
O modelo usa suspensão independente nas quatro rodas, com barras estabilizadoras na dianteira e traseira.
Para movimentar o crossover foi escolhido o propulsor Duratec V6 3.5 L. O motor é montado em bloco de alumínio fundido e cabeçote com quatro válvulas por cilindro. Oferece potência de 269 cv a 6.250 rpm e torque de 34,55 mkgf a 4.500 rpm. A transmissão é automática de seis velocidades, e o sistema inteligente AWD funciona com tração permanente nas quatro rodas, ele monitora a velocidade do veículo, para adequar o torque e a tração e garantir estabilidade.
São vários os itens de segurança, entre eles: seis airbags (laterais, frontais e de cortina), cintos de segurança com gerenciamento de retração, sensor de posição dos assentos que identifica a distância do motorista em relação ao volante e do passageiro em relação ao painel e regula a explosão do airbag e a retração do cinto com base nos dados coletados, sensor de reconhecimento do peso do passageiro que identifica se é uma criança ou adulto e determina a intensidade da abertura do airbag, célula de sobrevivência com proteção contra impactos laterais e o exclusivo sistema “S.O.S. – Sistema de Alerta Pós-Acidente”, que em caso de acidente destrava automaticamente as portas, corta o combustível e aciona as buzinas.

No Brasil o Edge será oferecido com a versão de acabamento SEL e preço sugerido para venda de R$ 149.000 e R$ 158.530 com teto panorâmico e seis opções de cores: branco Málaga, preto Chamonix, prata Munique, vermelho Moscou, azul Toulouse e cinza Berlim.
A estratégia de lançamento do crossver inclui também os processos de manutenção, tanto que na primeira revisão o proprietário encontra preço fixado em três parcelas de R$ 39,90, na segunda o valor cobrado em três vezes é de R$ 49,90.

Marcos Oliveira, também explicou que as peças de reposição serão adquiridas de fornecedores globais da montadora, e alguns itens de fabricantes brasileiros.
A atual crise financeira não assusta o presidente da Ford, o executivo considera a situação pontual, a qual não afetará os planos da montadora para o país.
Ficha técnica
Motor: 3.5 L Duratec 35 V6
Potência (cv/rpm): 269 cv @ 6.250
Torque (mkgf/rpm): 34,55 @ 4.500 rpm
Cilindrada (cm3): 3.500
Tração: AWD
Velocidade máxima (km/h) 180, limitada eletronicamente
Aceleração 0 a 100 km/h (s) 9,5
Transmissão: Automática de 6 velocidades
Suspensão
Dianteira: Independente tipo McPherson
Traseira: Independente tipo multilink
Direção: Hidráulica e telescópica
Freios
Dianteiros/ Traseiros: A disco nas rodas dianteiras e traseiras, com sistema ABS e AdvanceTrac® com RSC (Roll Stability Control)
Pneus e rodas
Pneus: 245/60 R18
Rodas: Liga leve 18 polegadas
Dimensões e capacidades
Comprimento (mm): 4.717
Largura com espelhos (mm): 2.222
Largura sem espelhos (mm): 1.925
Altura (mm): 1.702
Entre-eixos (mm): 2.824
Peso (kg): 2.026
Capacidade de carga (kg): 487
Capacidade do tanque (L): 76
Volume do porta-malas (L): 906
Volume do porta-malas rebatido (L): 1.956
Garantia: 3 anos

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *