Crossover de luxo importado do Canadá chega para seduzir consumidores exigentes e com alto poder aquisitivo
Por: Edison Ragassi
Fotos: ER/ Divulgação
Em Niagara Falls no Canadá, a Ford apresentou para a imprensa especializada de todo o Brasil o crossver Edge, que estará disponível nas concessionárias no mês de dezembro.
O modelo é a opção da marca para disputar o segmento premium, o qual deve crescer, segundo os especialistas, 100% em 2009.
Fabricado no Canadá, em Oakville Assembly Plant, o Edge utiliza a mesma arquitetura do Fusion, compartilhada também com o sedã MKZ, da Lincoln. Ele é sucesso em vendas nos Estados Unidos, o que a montadora espera repetir em terras tupiniquins.
Apesar de ter origem canadense, o modelo que desembarca em portos nacionais foi preparado para as condições brasileiras. “Não se trata simplesmente de um veículo importado, mas de um produto que foi estudado e ajustado para atender os desejos dos consumidores e condições de uso do mercado brasileiro”, declara Winson Vasconcellos, gerente de marketing de produto da companhia.
Marcos Oliveira, presidente da Ford do Brasil e Mercosul participou intensamente do desenvolvimento do crossover, aliás, foi o último projeto em que trabalhou antes de retornar para o País. “O Ford Edge é um veículo de sucesso comprovado, que traz para o Brasil o que há de mais moderno dentro da nova categoria de crossovers de luxo. Ele consolida a imagem da marca e incrementa a nossa linha com um produto Premium. Reconhecido mundialmente pela excelente dirigibilidade, ele se destaca pela quantidade de atributos de conforto e está entre os mais seguros do mundo”, afirma o presidente.
Com 4,72 metros de comprimento, 2,22 metros de largura e 2,82 metros de distância entre-eixos, o Edge chama à atenção pelo seu porte e robustez. Usa o design denominado ‘estilo Bold’, onde a dianteira é marcada pela grade com três barras cromadas, e pelos faróis quadbeans, os quais avançam pelas laterais. A lateral tem cintura elevada e área envidraçada reduzida, com caixas de rodas largas, os pneus são 245/60 R18 BSW aro 18 calçam as rodas de liga leve 18 polegadas.
Na traseira, aerofólio inclinado, vidro amplo e pára-choque que combina com o conjunto das lanternas e porta-malas. As lanternas usam linhas esportivas, apelo reforçado com a dupla ponteira de escapamento cromada.
No interior, o volante e a manopla do câmbio são revestidos em couro, mesma forração dos bancos do tipo poltrona, com controles elétricos em seis posições, memória e ajuste lombar.
É equipado com ar-condicionado digital, o qual permite ajuste de temperatura para motorista e passageiro. Tem computador de bordo com diagnóstico e bússola, ajuste de altura e profundidade da coluna de direção e controle de rádio no volante.
Um sistema de som multimídia desenvolvido em parceria com a Microsoft equipa o Edge é o Sync, sistema integrado de comunicação e entretenimento com comando de voz. Ele possibilita conectividade, através de celulares com Bluetooth, iPods e MP3 players.
E o porta-malas acomoda 908 litros, sem rebater os bancos. Ainda tem abertura das portas com acionamento por teclas, sensor de estacionamento, acendimento automático dos faróis, rebatimento dos bancos traseiros com acionamento automático (sistema EasyFold) e porta-malas com abertura e fechamento elétricos, o teto solar panorâmico com acionamento elétrico de dois estágios (Vista Roof) é opcional.
O modelo usa suspensão independente nas quatro rodas, com barras estabilizadoras na dianteira e traseira.
Para movimentar o crossover foi escolhido o propulsor Duratec V6 3.5 L. O motor é montado em bloco de alumínio fundido e cabeçote com quatro válvulas por cilindro. Oferece potência de 269 cv a 6.250 rpm e torque de 34,55 mkgf a 4.500 rpm. A transmissão é automática de seis velocidades, e o sistema inteligente AWD funciona com tração permanente nas quatro rodas, ele monitora a velocidade do veículo, para adequar o torque e a tração e garantir estabilidade.
São vários os itens de segurança, entre eles: seis airbags (laterais, frontais e de cortina), cintos de segurança com gerenciamento de retração, sensor de posição dos assentos que identifica a distância do motorista em relação ao volante e do passageiro em relação ao painel e regula a explosão do airbag e a retração do cinto com base nos dados coletados, sensor de reconhecimento do peso do passageiro que identifica se é uma criança ou adulto e determina a intensidade da abertura do airbag, célula de sobrevivência com proteção contra impactos laterais e o exclusivo sistema “S.O.S. – Sistema de Alerta Pós-Acidente”, que em caso de acidente destrava automaticamente as portas, corta o combustível e aciona as buzinas.