A Volkswagen lançou o Fox BlueMotion, veículo desenvolvido para gastar menos combustível e emitir menor número de poluentes. O carro teve sua aerodinâmica desenvolvida e certificada em túnel de vento. Cada detalhe foi analisado buscando o menor arraste.
A grade frontal superior tem um formato diferenciado, com desenho exclusivo e aberturas mais estreitas, isso segundo a fabricante garante eficiência aerodinâmica e ao mesmo tempo mantém as características do DNA da marca. A grade inferior teve seu perfil nas laterais também alterado.
O motor e o câmbio foram recalibrados, nesta nova configuração, o EA 111 1.6 Total Flex desenvolve 104 cv com etanol e 101 cv ao usar gasolina. Ele trabalha em rotações mais baixas às mesmas velocidades, com consequente redução de consumo e emissões.
Segundo divulgado pela fabricante, a economia e o desempenho mais limpo não comprometem o comportamento dinâmico do carro. Ele vai de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos e tem velocidade máxima de 185 km/h (valores com etanol) – números comparáveis aos de versões tradicionais do mesmo porte e motorização.
Para obter baixa resistência ao rolamento foram adotados "pneus verdes", que contém maior quantidade de sílica na sua composição, na dimensão 175/70 R14, associando a um aumento da pressão de enchimento de 29/28 PSI para 36/34 PSI (dianteiro/traseiro), assim foi possível obter uma redução na resistência ao rolamento da ordem de 23%. Para manter as condições de conforto e dirigibilidade, a suspensão teve seus amortecedores recalibrados.
Os testes de consumo realizados pela Volkswagen, feitos de acordo com a norma NBR 7024, mostraram que ele faz 16,1 km/L (média ponderada, cidade/estrada, abastecido com gasolina), o que representa uma melhora de 12,7% em relação à versão normal que obteve 14,3 km/L.
E quando abastecido com etanol, obteve neste mesmo ciclo a marca de 10,9 km/L, 12,6% melhor que a versão de série (9,7 km/l).
O preço sugerido do Fox BlueMotion é de R$ 36.730 (duas portas) e R$ 38.300 (quatro portas).