Segundo modelo da fabricante chinesa comercializado no país é um veículo familiar, equipado com motor 2.0, transmissão manual e sai de fábrica completo
Texto: Edison Ragassi
Fotos: Claudio Larangeira- Jac Motors Divulgação
No último dia 3 de agosto, o Grupo SHC reuniu a imprensa especializada brasileira para mostrar o J6. O carro é um veículo familiar com duas opções de configuração, para 5 ou 7 ocupantes.
O visual segue as linhas adotadas pelos designers italianos no hatch e sedã J3. Os faróis são grandes e embutidos nos para-lamas. A grade tem a parte superior reta e a inferior ovalada, no centro a estrela de cinco pontas símbolo da marca, dentro de um anel. Ao lado dois filetes cromados, que dão a impressão de segurar a logomarca. O para-choque é da mesma cor do carro e no centro a grade inferior na cor preta para dar um aspecto esportivo, os faróis de neblina são itens de série.
A lateral tem área envidraçada grande e no teto suporte para bagagens, os vincos iniciam nas portas e sobem, passam por cima das maçanetas e terminam nas lanternas.
Na traseira, as lanternas têm formato de bumerangue, o vidro côncavo, vinco na parte superior da tampa com a estrela ao centro. O para-choque traseiro também é da cor carro, com sensores de estacionamento.
Em dimensões o J6 tem 4550 mm de comprimento, largura de 1775 mm, altura de1660 mm e distância entre os eixos de 2710 mm.
Medidas que proporcionam um porta-malas avantajado ao modelo, pois ele tem capacidade volumétrica de 720 litros, ao rebater os bancos chega a 2200 litros e a versão de 7 lugares ainda oferece 198 litros com todos os assentos em posição de uso.
O interior é confortável, o volante é de boa empunhadura e tem comandos do sistema som. Diferente dos carros de entrada (J3 e J3 Turin), o painel tem instrumentos bem visíveis, à esquerda o conta-giros, ao centro velocímetro e na direita mostradores de nível de combustível e temperatura. Ao centro, o sistema de som e ar-condicionado digital e acima um relógio digital.
Para empurrar o J6, um propulsor desenvolvido pela própria fabricante movido a gasolina 2.0L DOHC 16V. Ele entrega potência de 136 cv a 5.500 rpm e torque máximo de 19,1 kgfm, o qual é atingido a 4.000 rpm. O câmbio é manual de cinco marchas, e já foi avisado no lançamento que não terá opção automática.
Usa suspensão independente nas quatro rodas, McPherson na dianteira e Dual Link na traseira. De fábrica o familiar chinês vem equipado com: trio elétrico, sistema de som, ar-condicionado digital, freios a disco nas quatro rodas com ABS e sistema EBD, air bag duplo, pneus 205/55 aro 16”. Os bancos em couro são opcionais.
No teste drive, o qual saiu do bairro da Lapa (SP), onde está a sede do Grupo SHC, até a cidade de Embú, deu para sentir que o modelo tem qualidades.
Muito confortável, os instrumentos de fácil visualização, bom arranque, para um modelo deste porte, o câmbio é macil e de engates precisos.
No anda e para do trânsito responde bem e na rodovia desenvolve velocidade de maneira rápida. As retomadas de velocidade são boas em linha reta, mas ao enfrentar uma subida ele sofre um pouco.
As expectativas do empresário Ségio Habib são otimistas, ele acredita que vai comercializar entre 1.000 a 1.500 unidades do J6 por mês.
Seu preço sugerido para venda na versão de cinco lugares é de R$ 58.800, enquanto que o J6 Diamond (7 lugares) sai por R$ 59.800.
Na opção Diamond, o comprador pode optar por pneus 215/45 aro 17” ao custo de R$ 1.600. E nas concessionárias os bancos de couro saem por R$ 1.400 para o J6 e R$ 1.800 no J6 Diamond, e a pintura metálica sai por R$ 1.190.