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16/08/2011
Segundo modelo da fabricante chinesa comercializado no país é um veículo familiar, equipado com motor 2.0, transmissão manual e sai de fábrica completo
Texto: Edison Ragassi
Fotos: Claudio Larangeira- Jac Motors Divulgação
No último dia 3 de agosto, o Grupo SHC reuniu a imprensa especializada brasileira para mostrar o J6. O carro é um veículo familiar com duas opções de configuração, para 5 ou 7 ocupantes.
O visual segue as linhas adotadas pelos designers italianos no hatch e sedã J3. Os faróis são grandes e embutidos nos para-lamas. A grade tem a parte superior reta e a inferior ovalada, no centro a estrela de cinco pontas símbolo da marca, dentro de um anel. Ao lado dois filetes cromados, que dão a impressão de segurar a logomarca. O para-choque é da mesma cor do carro e no centro a grade inferior na cor preta para dar um aspecto esportivo, os faróis de neblina são itens de série.
A lateral tem área envidraçada grande e no teto suporte para bagagens, os vincos iniciam nas portas e sobem, passam por cima das maçanetas e terminam nas lanternas.
Na traseira, as lanternas têm formato de bumerangue, o vidro côncavo, vinco na parte superior da tampa com a estrela ao centro. O para-choque traseiro também é da cor carro, com sensores de estacionamento. ![]()
Em dimensões o J6 tem 4550 mm de comprimento, largura de 1775 mm, altura de1660 mm e distância entre os eixos de 2710 mm.
Medidas que proporcionam um porta-malas avantajado ao modelo, pois ele tem capacidade volumétrica de 720 litros, ao rebater os bancos chega a 2200 litros e a versão de 7 lugares ainda oferece 198 litros com todos os assentos em posição de uso. ![]()
O interior é confortável, o volante é de boa empunhadura e tem comandos do sistema som. Diferente dos carros de entrada (J3 e J3 Turin), o painel tem instrumentos bem visíveis, à esquerda o conta-giros, ao centro velocímetro e na direita mostradores de nível de combustível e temperatura. Ao centro, o sistema de som e ar-condicionado digital e acima um relógio digital. ![]()
Para empurrar o J6, um propulsor desenvolvido pela própria fabricante movido a gasolina 2.0L DOHC 16V. Ele entrega potência de 136 cv a 5.500 rpm e torque máximo de 19,1 kgfm, o qual é atingido a 4.000 rpm. O câmbio é manual de cinco marchas, e já foi avisado no lançamento que não terá opção automática.
Usa suspensão independente nas quatro rodas, McPherson na dianteira e Dual Link na traseira. De fábrica o familiar chinês vem equipado com: trio elétrico, sistema de som, ar-condicionado digital, freios a disco nas quatro rodas com ABS e sistema EBD, air bag duplo, pneus 205/55 aro 16”. Os bancos em couro são opcionais.
No teste drive, o qual saiu do bairro da Lapa (SP), onde está a sede do Grupo SHC, até a cidade de Embú, deu para sentir que o modelo tem qualidades.
Muito confortável, os instrumentos de fácil visualização, bom arranque, para um modelo deste porte, o câmbio é macil e de engates precisos.
No anda e para do trânsito responde bem e na rodovia desenvolve velocidade de maneira rápida. As retomadas de velocidade são boas em linha reta, mas ao enfrentar uma subida ele sofre um pouco. ![]()
As expectativas do empresário Ségio Habib são otimistas, ele acredita que vai comercializar entre 1.000 a 1.500 unidades do J6 por mês.
Seu preço sugerido para venda na versão de cinco lugares é de R$ 58.800, enquanto que o J6 Diamond (7 lugares) sai por R$ 59.800.
Na opção Diamond, o comprador pode optar por pneus 215/45 aro 17” ao custo de R$ 1.600. E nas concessionárias os bancos de couro saem por R$ 1.400 para o J6 e R$ 1.800 no J6 Diamond, e a pintura metálica sai por R$ 1.190.
