Desenvolvido com nova arquitetura, o sedã chega com preços competitivos para disputar o segmento de compactos premium
Fotos: Oswaldo Palermo-Kia Motors/Divulgação
Depois de iniciar as vendas do Soul, a Kia Motors do Brasil apresentou no mês de agosto, em Mogi das Cruzes (SP), o sedã New Cerato.
Desenvolvido de acordo com as novas diretrizes de Peter Schreyer, chefe do departamento de Design da Kia Motors Corporation, o sedã, além de utilizar nova arquitetura, teve a aparência conservadora do modelo anterior deixada de lado.
É equipado com o mesmo motor do Soul, 1.6 litro à gasolina, DOHC, 16 válvulas com CVVT (comando variável de válvulas) e corrente que substitui a correia sincronizadora. Este propulsor oferece 126 cavalos de potência a 6.300 rpm e torque máximo de 15,9 kgfm a 4.200 rpm.
O sistema de suspensão dianteira é do tipo McPherson, já na traseira, usa eixo de torção, as molas são helicoidais e os amortecedores a gás, e a direção é hidráulica com pinhão e cremalheira. Para os freios dianteiros, do modelo de entrada, a fabricante optou por usar discos ventilados e na traseira, tambor. Para a intermediaria e topo de linha, discos nas quatro rodas.
A versão de entrada com transmissão manual, usa rodas de liga leve aro 15” e pneus 195/65. Já as opções topo de linha, tanto mecânico como automático, vem com rodas de liga leve aro 16” e pneus 205/55.
O New Cerato traz de série, direção com assistência hidráulica progressiva, vidros elétricos, travamento elétrico central, retrovisores com comando elétrico e setas, airbag duplo, computador de bordo, rádio CD/MP3 player com controle remoto no volante, conectividade para USB / iPod e entrada auxiliar, keyless e ar- condicionado manual, ao preço sugerido de R$ 49.900. No modelo intermediário, foram acrescidos rodas de liga leve 16”, faróis de neblina, freios ABS com EBD, freio traseiro a disco, encostos de cabeça dianteiros ativo, ar-condicionado automático digital, detalhe do painel com pintura metalizada, maçanetas internas e alavanca do câmbio com detalhes em aço escovado, volante, alavanca de câmbio e descansa braço dianteiro revestidos em couro, ao preço de R$ 52.900. E a opção topo de linha é equipada com os itens dos modelos de entrada e intermediário, porém, acrescido de transmissão automática sequencial, com preço sugerido de R$ 57.900.
A Kia Motors do Brasil aguarda o desenvolvimento do sistema Flex Fuel de injeção de combustível, o qual está sendo trabalhado pela Matriz na Coréia, e deve ser introduzido neste propulsor. Assim, tanto o Soul como o Cerato, ficarão ainda mais competitivos no mercado nacional.