Objeto de desejo dos picapeiros do Brasil, a RAM 2500 foi reformulada, ficou mais sofisticada e potente
Chega ao Brasil a Nova RAM 2500, a picape grande teve o design reformulado por completo. O capô recebeu vincos mais destacados, rodas, grade dianteira, conjuntos óticos em LED na frente e atrás. Os para-choques, para-lamas e arcos de roda, emblemas, espelhos retrovisores, tampa traseira, rodas e antena de teto do tipo barbatana de tubarão, também são novos.
Na traseira, a inscrição “RAM” substituiu o símbolo da cabeça do carneiro, que continua nas rodas e em vários pontos da cabine.
Nova RAM 2500 com mais tecnologia e segurança
A Nova Ram 2500 estréia no Brasil o Uconnect 4C 12 NAV. É a quarta geração do sistema multimídia da FCA, que inclui tela 12 polegadas. Além do tamanho, que ajuda na visualização, o monitor pode ter a imagem dividida em dois, para a realização de operações diferentes, a exemplo dos comandos do ar-condicionado e o navegador GPS integrado. A central aceita pareamento com aparelhos compatíveis com Android Auto e Apple CarPlay. O conjunto de áudio da Alpine, com nove alto-falantes e um subwoofer, traz sistema de cancelamento ativo de ruídos externos, similar ao encontrado nos fones de ouvidos mais sofisticados.
Na tela do Uconnect 4C 12 NAV é possível ainda acessar outros novos recursos da Nova 2500, as câmeras 360° e da caçamba. Inédita em veículos do grupo Fiat Chrysler Automóveis no Brasil, a primeira forma uma visão aérea da picape, a partir das imagens de quatro câmeras espalhadas pelo veículo: uma na grade frontal, outras duas nos braços dos retrovisores e uma na maçaneta da tampa da caçamba. Dessa forma, o motorista tem ótima noção espacial, algo fundamental para um veículo com 6,06 m de comprimento e 2,12 m de largura. Por sua vez, a câmera da caçamba fica na altura da terceira luz de freio, o que permiti o monitoramento da carga ou de um reboque. Pode-se até aumentar a imagem com zoom, assim como na câmera da tampa da caçamba.
Em relação à segurança, a Nova Ram 2500 Laramie têm os seis airbags e os controles de tração, estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria. Alerta de tráfego traseiro cruzado, que avisa ao motorista, por meio de sinais sonoros, sobre a movimentação de veículos passando por trás a picape.
Outra novidade são os detectores de pontos cegos, que funcionam com alertas visuais nos espelhos retrovisores, ou sonoros. Os retrovisores externos, também foram redesenhados, contando com braços mais longos, possibilidade de serem colocados na vertical, além da tradicional posição horizontal, esta situação é útil quando está rebocando. Cada retrovisor lateral tem dois espelhos com ajustes elétricos independentes, sendo que o menor oferece maior campo de visão. E para iluminar o chão ao redor do veículo, há ainda uma luz de cortesia embaixo dos braços dos espelhos, que são rebatíveis eletricamente.
Motor diesel mais potente
A Nova Ram 2500 traz embaixo do capô o motor turbo diesel da Cummins de 6,7 litros, com avanços nos principais componentes, para mais eficiência, e força. Com seis cilindros em linha, o novo bloco passou a ser feito de ferro fundido vermicular, com maior resistência estrutural e menores níveis de ruído, vibração e aspereza (tríade também conhecida pela sigla inglesa NVH). Esse novo material é o principal fator da redução de peso do motor em 28 kg.
Também são inéditos o cabeçote, as válvulas de escape e os balancins, guiados por um eixo de comando oco. Bem como as bielas, as bronzinas, os pistões mais leves e resistentes e os anéis de baixo atrito. A turbina de geometria variável (VGT) foi aperfeiçoada e está conectada a um coletor de escape inteiramente novo. Para completar, todo o sistema de alimentação foi reprojetado, desde a flauta dos injetores de alta pressão (2000 bar), passando pela bomba, filtro e linha de combustível. Com isso, entrega mais 35 cv de potência e 6,7 kgfm de torque do que o anterior, são 365 cv e 110,7 kgfm.
Para ampliar a eficiência energética da Nova Ram 2500 Laramie, incluíram aletas ativas logo atrás da grade dianteira. Elas abrem e fecham automaticamente para controlar o fluxo de ar para o motor, reduzir o arrasto aerodinâmico quando possível e assim, contribuir para menor consumo de combustível.
Com alavanca na coluna de direção, o câmbio automático de 6 marchas foi otimizado para oferecer trocas mais suaves e baixos níveis de ruído, vibração e aspereza. Um dos responsáveis por isso é o novo solenoide de força variável (VFS) do conversor de torque, que também reduz o tranco quando ao passar da R (ré) ou D (Drive) para a posição P (Park). A tração é selecionada eletronicamente no painel, pelas posições 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida, e o diferencial traseiro é antideslizante.
Nova 2500 com interior mais requintado
A Nova Ram 2500 recebeu novo revestimento de couro, com partes perfuradas e detalhes em alcântara. São novos o volante e quadro de instrumentos, que inclui uma tela de TFT de 7 polegadas colorida e configurável. Bancos dianteiros com regulagens elétricas em dez direções (oito para assento e encosto e dois para apoio lombar), ajuste elétrico dos pedais de acelerador e freio. E comando elétrico para abrir e fechar a janela que separa a cabine da caçamba.
Completam as novidades do interior da Nova RAM 2500, um novo console central, que permite guardar até um laptop de 15 polegadas, área pensada para abrigar até três celulares ou um tablete, dois porta-copos móveis, com três posições, tomada 110 volts e cinco portas USB, sendo duas de carregamento rápido (tipo C). Ali também está o leitor de CD e DVD.
Para os ocupantes do banco traseiro, o espaço é generoso, há saídas de ar-condicionado, tomada 110 volts e quatro portas USB, sendo duas do tipo C. No assoalho, há duas gavetas impermeáveis e removíveis sob os tapetes de borracha. E o banco bipartido (60/40) pode ter os assentos levantados, onde está um exclusivo porta-objetos, cujas tampas podem ser desdobradas, para montar uma plataforma interna de carga.
Nova Ram 2500 com caçamba multifuncional
As bordas laterais da caçamba da Nova Ram 2500 Laramie possui os compartimentos RamBox. Cada um deles tem capacidade de 102 litros, no da esquerda ganhou uma tomada 110 volts com inversor de 400 watts, o que permiti ligar uma ferramenta diretamente no veículo, com o motor funcionando.
O acesso à caçamba ficou ainda mais fácil com a abertura elétrica da tampa, com dois toques em um botão na chave presencial, ou num comando no teto, junto às luzes de leitura. Em qualquer situação a tampa desce com suavidade, graças a um sistema de amortecimento. E para proteger toda a caçamba, o piso e as laterais receberam um revestimento especial.
O chassi da Nova Ram 2500 evoluiu com o maior emprego de aços de alta resistência, material que agora representa 98,5% da estrutura. Dessa forma, a rigidez do conjunto aumentou significativamente, além de contribuir com a redução geral de peso do veículo. As suspensões também foram aprimoradas, assim como os freios a disco nas quatro rodas, com novos componentes como pinças e cilindro-mestre. As molas helicoidais agora são progressivas, buchas e eixos são novos, a exemplo do braço cruzado de duas peças que reforça o quadro dianteiro. O objetivo desses avanços foi de melhorar o comportamento dinâmico em qualquer situação, seja com a picape carregada ou vazia, tornando-a ainda mais segura e confortável.
Há duas novas cores para a carroceria, a perolizada Azul Patriot e a metálica Marrom Walnut, que se somam à solida Vermelho Flame, às metálicas Prata Billet, Granito Crystal e às perolizadas Branco Pérola e Preto Diamond. E além do tradicional preto, o revestimento interno pode ter uma nova combinação de marrom com bege.
Disponível em versão única, Laramie, a Nova Ram 2500 está disponível nas 45 concessionárias da rede Ram no Brasil pelo preço sugerido de R$ 289.900.