O mais vendido sedã da Audi no mundo chega a sua oitava geração com modificações estéticas, motor 2.0 turbo e transmissão continuamente variável.
Texto: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação
Neste mês de maio a Audi iniciou no Brasil a comercialização do sedã A4 versão 2013. O modelo que tem preço sugerido para venda de R$149.700 pode ser considerado um veículo do dia a dia, sem apetrechos de luxo extremo, mas com vários equipamentos que oferecem conforto e segurança ao motorista.
No visual, comparado a versão anterior, o A4 2013 ganhou vincos no capô, novo desenho das lanternas dianteiras e lâmpadas de LED na traseira.
A motorização 2.0 TFSI é oferecida em duas versões com bloco de quatro cilindros, 2,0 litros de cilindrada, turbocompressor e injeção direta.
Para a versão Ambiente oferece 180 cv de potência a 4.000 rpm, índice que se mantém até os 6.000 rpm. O torque é de 32,63 kgfm, disponíveis entre 1.500 e 3.900 rpm. Na opção Ambition o propulsor tem 211 cv de potência entre 4.300 rpm a 6.000 rpm. E torque de 35,69 kgfm na faixa entre 1.500 rpm a 4.200 rpm.
Segundo divulgado pela Audi, o A4 Ambiente de 180 cv acelera de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos e atinge velocidade máxima de 226 km/h.
As caixas de câmbio mudam de acordo com a versão. A Ambiente utiliza câmbio Multitronic (continuamente variável) e tração dianteira. Já a Ambition é equipada com o câmbio S-Tronic e tração quattro como item de série.
As suspensões têm a maioria dos componentes em alumínio, elas foram recalibradas nos braços da suspensão traseira e nos amortecedores.
O sedã usa na dianteira o sistema multilink com cinco braços e trapezoidal na traseira, com uma estrutura suspensa em quatro pontos e as mangas de eixo na parte inferior, ligada aos amortecedores.
A direção passa a ter assistência elétrica, o sistema não consome energia quando o carro estiver em linha reta.