Um clássico que se renova
Com alterações no visual, a General Motors espera manter o ótimo desempenho em vendas do carro que é fabricado desde 1.995, o Chevrolet Classic
Fotos: Divulgação
O Novo Chevrolet Classic foi apresentado para a imprensa especializada em Guarulhos (SP) dia 05/04.
As alterações foram visuais, a dianteira do sedã compacto foi redesenhada. Ela recebeu novos faróis, capô com vincos marcantes, também são novos o para-choque e a grade frontal, nela a gravata dourada ganhou destaque em cima da barra cromada. As laterais receberam indicadores de direção nos para-lamas dianteiros. Os frisos laterais, retrovisores e maçanetas das portas agora são pintados na cor do veículo.
A traseira do sedã também foi atualizada. As lanternas avançam sobre a nova tampa do porta-malas e o para-choque ganhou novas linhas, já no interior, a fabricante não promoveu alterações.
O propulsor usado no modelo é o 1.0 Flexpower VHCE, que recentemente recebeu alterações, para se enquadrar à resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama 315/02), que entrou em vigor em 2009, e isso proporcionou mais potência e torque ao motor. Ele desenvolve 78 cavalos de potência e tem 9,7 kgfm de torque, quando abastecido com o álcool e 77 cv com 9,5 kgfm de torque ao usar gasolina.
Ofertado apenas na versão de acabamento LS, o Chevrolet Classic 2011 sai de fábrica com: desembaçador elétrico do vidro traseiro, imobilizador eletrônico, vidros verdes, para-brisa laminado, preparação para som, barras de segurança, entre outros. Na lista de opcionais figuram, ar quente, ar-condicionado, protetor de cárter e direção hidráulica.
Não foram feitas alterações na arquitetura do carro, assim, os sistemas de suspensões e as principais peças que exigem reposição como discos, pastilhas e lonas de freios, molas, amortecedores, filtros de ar, óleo e combustível, continuam iguais aos utilizados na versão anterior.
Em dimensões, o Novo Classic tem 4.152 mm de comprimento, a largura total da carroceria é de 1.768 mm, com uma distância entre os eixos de 2.443 mm. A capacidade volumétrica do porta-malas é de 390 litros e o tanque de combustível recebe 54 litros.
O preço sugerido para venda do Chevrolet Classic 2011, na versão LS é de R$ 28.294. A Chevrolet posiciona este carro como um modelo voltado à família, e junto com ele, lança uma nova modalidade de financiamento para veículos, semelhante a oferecida para quem compra um imóvel, é a opção de prestações decrescentes e prazo total para pagamento de 60 meses.
Um pouco de história
Quando a General Motors do Brasil lançou em 1.995 o Corsa Sedan, não imaginava que o veículo entraria para a história como um dos veículos mais vendidos da industria automobilística nacional. Durante seus 14 anos de produção somou, até março deste ano, o total de 1.015.000 unidades produzidas. Isso prova que em 2002, quando a empresa lançou o Novo Corsa, tomou a decisão certa em manter a versão sedã do veículo da geração anterior em produção. Ao longo deste período ele não sofreu grandes alterações, em 2004 a companhia mudou sua denominação para Classic. Dois anos depois (2006), recebeu o motor 1.0 Flexpower VHC. E agora a reestilização veio para dar um aspecto mais moderno ao sedã, e assim conquistar ainda mais clientes.