Motor Duratec 2.0 Flex passa a equipar o Novo Focus, que também recebeu nova transmissão manual e sistema de som que funciona por comando de voz fabricados no Brasil
Fotos: Divulgação
Considerado um dos veículos mais modernos do país, o Novo Focus da Ford, lançado em 2008, era oferecido apenas com motor movido a gasolina e isso prejudicou seu desempenho em vendas, pois a falta do motor Flex era visto como restrição pelos consumidores.
Esta limitação não existe mais, pois a montadora de São Bernardo do Campo, no final do mês de março, entrega em suas revendas o Novo Focus com o propulsor Duratec 2.0 16V Flex.
O carro é fabricado na Argentina e o motor no México, com sistema de injeção Bosch. Sua potência máxima a 6.250 rpm de 148 cv com álcool e 143 cv ao usar gasolina, o torque máximo é de 19,47 kgfm a 5.250 rpm com o derivado da cana-de-açúcar e 18,76 kgfm a 4.250 rpm usando combustível fóssil.
O Duratec é construído com bloco, cabeçote e pistões de alumínio, pesa 110,5 kg e o coletor de admissão é variável. O acionamento dos comandos de válvulas é feito por corrente, com tensionador hidráulico, o qual, segundo a fabricante, dispensa manutenção por toda a vida útil. É utilizada apenas uma única correia para movimentar todos os periféricos do motor.
O sistema de transmissão manual do Novo Focus Duratec 2.0 Flex, também é novo. A Ford agora usa a IB5+ (pronuncia-se IB5 Plus), feita em Taubaté (SP), não foi mudada a automática continua a versão FN 4F27E.
Outra novidade incorporada neste carro é o sistema de som My Connection, o qual permite conexão para dispositivos USB, iPod e Bluetooth para celular, com áudio streaming, e comandos de áudio na coluna de direção. Fornecido pela Visteon, ele pode ser acionado por comandos de voz. A diferença do anterior é que a resposta era dada por uma voz feminina com sotaque de Portugal, na Ford ela é chamada de Maria. Agora com sotaque brasileiro, e como não poderia faltar uma denominação, foi batizada de Raquel. Pelo comando de voz é possível controlar o áudio, ar-condicionado e telefone celular.
Com a motorização 2.0 Flex, o Novo Focus Sedan disputa mercado com o New Civic, Corolla e Vectra Next Edition. O preço sugerido para a versão GLX manual é de R$58.570 e R$63.100 com transmissão automática. O Sedan GHIA tem preço a partir de R$67.450, ou R$71.900 com câmbio automático. Já o Hatch GLX manual custa R$56.570 e R$61.100 automático. Na versão GHIA, sai por R$65.450 (transmissão manual) e R$69.900 (transmissão automática).
A opção 1.6 Flex do Novo Focus foi mostrada em dezembro de 2009, com a chegada do modelo com motor 2.0L bicombustível a Ford espera surpreender em desempenho de vendas.
Ficha técnica
Novo Focus 2.0 Duratec Flex
Carroceria: sedan, quatro portas, cinco passageiros
Motor: 2.0 Duratec 16V Flex (gasolina e etanol)
Número de Cilindros: 4 em linha
Número de Válvulas: 16
Cilindrada: 1.999 cm3
Potência Máxima: 142,9 cv com gasolina e 148,3 cv com álcool, ambos a 6.250 rpm
Torque Máximo: 18,79 mkgf com gasolina a 4250 rpm e 19,51 mkgf com alcool a 5250 rpm
Injeção: eletrônica digital multiponto sequencial
Taxa de Compressão: 10,8:1
Transmissão: automática
Tração: dianteira
Câmbio: automático de 4 velocidades
Direção: hidráulica, tipo pinhão e cremalheira
Suspensões:
Dianteira: independente tipo McPherson, braços inferiores com bucha hidráulica e barra estabilizadora
Traseira: independente tipo multi link, com braço de controle e barra estabilizadora
Freios: hidráulico com ABS nas quatro rodas
Dianteiro: disco com 278 mm
Traseiro: disco com 265 mm
Pneus radial 205/55 R16
Rodas liga de alumínio 7" x 16"
Dimensões:
Comprimento: 4,48 metros
Largura: 1,99 metros
Altura: 1,49 metros
Entre-Eixos: 2,64 metros
Pesos:
Peso em ordem de marcha: 1345 kg
Capacidades:
Tanque de Combustível: 55 litros
Porta-Malas: 526 litros