O Ka cresceu e apareceu
Carro compacto da Ford ganhou novo visual, ficou maior, mais equipado e agora briga com Celta, Palio e Gol.
Por: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação
No dia 17 de dezembro de 2003, Antonio Maciel, então presidente da Ford do Brasil, anunciou investimentos na unidade de São Bernardo do Campo para fabricar um novo veículo.
Quatro anos depois, para ser exato no dia 14 de dezembro deste ano, Marcos de Oliveira, atual presidente da companhia, mostrou o produto para a imprensa especializada, nas instalações da montadora no ABC paulista.
Os valores investidos foram provenientes dos créditos de ICMS que a montadora tinha com o Estado de São Paulo.
O visual segue a linguagem chamada Kinetic, com faróis alongados, lentes transparentes, piscas dianteiros alojados em um elemento de estilo “canhão”.
A traseira ficou mais alta e quadrada, com o vidro curvo, o qual avança pela lateral da carroceria, já as lanternas traseiras simulam LEDs.
Para empurrar o modelo, o comprador pode optar pelas opções de motorização 1.0L 8 Válvulas (70 cv- gasolina/ 73 cv- álcool e torque de 9,0 mkgf- gasolina e 9,4 mkgf- álcool), ou 1.6L 8 Válvulas (102 cv- gasolina e 110 cv- álcool/ torque 15,0 mkgf- gasolina e 15, 8 mkgf – álcool).
São oferecidos três tipos de rodas: aro 13″ ou 14″ com calotas integrais de cinco raios parafusadas, ou de liga leve exclusiva para o aro 14″.
Além das cores sólidas branco Ártico, preto Ebony, vermelho Bari e da metálica prata Geada, a linha introduz a exclusiva azul Iporanga metálica.
Criado no Brasil, o Novo Ford Ka chegou para completar o mix de produtos da montadora, até então carente de um veículo de entrada. Ele está disponível só na versão duas portas, e tem como principais concorrentes Celta da GM, Gol da VW e Palio Fire da Fiat.
Ele vem equipado de série, em todas as versões, com pára-choques pintados na cor do veículo, travas elétricas, controle remoto para abertura das portas, do porta-malas e botão de “pânico”, alarme volumétrico, travamento automático das portas a 15 km/h e abertura do porta-malas no painel.
Também foi pensado para ter custo de manutenção acessível. Quando for necessário substituir o amortecedor dianteiro, o preço da peça é de R$ 101,00 e o traseiro custa R$ 100,00. O disco de freio dianteiro sai por R$ 105,00, e o jogo de pastilhas dianteiras custa R$ 81,00.
O preço sugerido para venda do modelo na versão de entrada, equipado com propulsor 1.0L Flex é de R$ 25.190. Com ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos, chega a R$ 30.490.
Já o irmão mais forte, 1.6L Flex na versão básica custa R$ 31.800, e vem com direção hidráulica, ao acrescentar o ar-condicionado vai para R$ 34.425.Previsto para chegar às revendas Ford em fevereiro de 2008, o novo carro estréia como versão 2009, e pode ser reservado a partir de janeiro. Ficha técnica