Além do visual, os carros de maior sucesso da fabricante alemã no mercado nacional, receberam um novo motor 1.0L e nova arquitetura eletrônica
Por: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação
Dia 18 de junho, em Florianópolis, a Volkswagen apresentou para a imprensa especializada brasileira, os novos Gol e Voyage.
No visual os carros ganharam identidade global, os faróis ficaram mais inclinados, as lanternas traseiras, tanto no hatch como no sedã são maiores, as do Voyage invadem a tampa do porta-malas.
O interior recebeu novos materiais de acabamento, as saídas de ar foram redesenhadas e os novos difusores de ar contam com aro cromado central. Os tecidos têm em sua composição material retirado da reciclagem de garrafas PET.
Ambos os modelos receberam a nova geração de motores 1.0L, da família EA111, agora denominado TEC (Tecnologia para Economia de Combustível). Os cabos de velas foram substituídos por bobinas. O novo sistema de partida a frio recebeu um pequeno filtro, injetores para abastecer cada cilindro, bomba auxiliar instalada separada e isolada acusticamente, a qual pressuriza a gasolina.
O gerenciamento é feito pela nova ECU (Unidade Eletrônica de Controle) com maior capacidade de armazenamento e processamento. Ainda neste motor, é novo o coletor de admissão e os pistões com superfícies de carbono nas saias. Também modificaram o sistema de acionamento de válvulas, retentores e injetores de spray. Sua potência é de 76 cv (E)/ 72 cv (G) a 5.250 rpm e o torque é de 10,6 kgfm (E)/ 9,7 kgfm (G) a 3.850 rpm.
Já no propulsor 1.6L mudarão os retentores das válvulas, do eixo comando e da flange do virabrequim. Assim, ele entrega 104 cv (G)/101 cv (E) a 5.250 rpm e o torque é de 15,4 kgfm (G)/ 15,6 kgfm (E) a 2.500 rpm.
Ainda, a arquitetura eletrônica é nova, o que permitiu a inclusão do “Comfort Blinker” (com um leve toque indica a direção sem acionar a alavanca de seta), do ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência), ao pressionar o pedal do freio de forma acentuada, aciona as luzes traseiras de maneira intermitente.
Ao parar, as luzes de freio deixam de piscar e é acionado o pisca-alerta. E foi adicionado um servo-freio de diâmetro maior (10 polegadas). A versão de entrada do Gol com motor 1.0L e cambio manual custa R$ 27.990, o 1.6L sai por R$ 31.890 (câmbio manual) e R$ 34.490 (I-Motion). Na opção Power custa R$ 38.290 e R$ 40.890 (I-Motion).
O Voyage, também de entrada, com motor 1.0L sai por R$ 29.990, a opção 1.6L custa R$ 34.590 manual e R$ 37.190 I-Motion. Com acabamento Comfortline, o sedã sai por R$ 40.890 e chega a R$ 43.490 (I-Motion).