Nova frente, lanternas com LEDs, Motores E.torQ, são algumas das novidades incorporadas na segunda geração do monovolume fabricado pela Fiat
Fotos: Divulgação
Guarujá, no litoral de São Paulo, foi o local escolhido pela Fiat Automóveis para mostrar a imprensa especializada brasileira e da America Latina o Novo Idea.
No visual, o monovolume teve a frente, capô, para-choque e grade dianteira redesenhados. A frente ficou mais arredondada, lembra o Palio, esta mudança era necessária, já que a versão anterior destoava da atual identidade visual usada nos outros modelos da marca. A traseira ganhou tampa com aerofólio integrado e um novo vidro posterior. O para-choque traseiro segue a forma do dianteiro. E a principal novidade é a inclusão das lanternas traseiras com sistema de iluminação por LEDs e guias de luz, desenvolvido pela Magneti Marelli, que também fornece o câmbio automatizado Dualogic.
A versão de entrada agora tem a designação Attractive. Ela é equipada com o propulsor 1.4 8V Flex, com 80 cv (Gasolina) / 81 cv (Etanol) e 12,2 kgfm (G) /12.4 kgfm (E) de torque disponíveis a 2.250 rpm.
E como não poderia deixar de ser, a fabricante incorporou a linha Idea, a nova família de motores E.torQ: 1.6 16V (115 cv (G) / 117 cv (E)- Torque de 16,2 kgfm (G / 16,8 kgfm (E) a 4.500 rpm) e 1.8 16V (130 cv (G) / 132 cv (E)- Torque de 18,4 kgfm (G.) / 18,9 kgfm (E) a 4.500 rpm).
Os propulsores foram desenvolvidos pala engenharia da FPT – Powertrain Technologies, sendo que o E.TorQ é fabricado no Paraná e o Fire em Minas Gerais.
Não foram feitas alterações na arquitetura do veículo, as versões equipadas com os propulsores 1.6 16V e 1.8 16V receberam nova calibragem na suspensão, por causa da diferença de peso entre os motores. A versão Attractive (1.4 8V Fire) tem preço sugerido de R$ 43.590. Com acabamento Essence (1.6 16V) o valor sugerido é de R$ 45.610 (câmbio manual) e R$ 47.720 (Dualogic), desde o modelo de entrada, o ar-condicionado é opcional. Nesta segunda geração, a Fiat estréia para o Idea a versão de acabamento Sporting no mix de produtos. Ela é equipada com propulsor E.TorQ 1.8 16V, ao preço de R$ 54.280 (câmbio manual) e R$ 56.390 (Dualogic), neste caso o ar-condicionado é de série.
E a Adventure, que usa motor E.TorQ 1.8 16V, câmbio manual, custa R$ 56.900, e com transmissão automatiza Dualogic o valor cobrado é de R$ 59.010. A expectativa da Fiat é de comercializar mensalmente uma média de 2.400 unidades do Novo Idea.