Fabricado em nova arquitetura, o carro cresceu, também ganhou novo design e passa a utilizar os novos motores da FPT Fire EVO e E. torQ
Por: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação
Em Belo Horizonte (MG), dia 05 de novembro, a Fiat Automóveis lançou para a imprensa especializada brasileira e latino americana o Novo Palio. Também aproveitou o evento para comemorar os 35 anos de atividades no Brasil com um show do tenor italiano Andrea Bocelli, o qual reuniu 81 mil pessoas na Praça da Estação.
O compacto recebeu uma nova arquitetura e cresceu em relação ao carro anterior. Na largura tem 1.670 mm (ganhou 31 mm), a altura passou a 1.504 mm (60 mm a mais), seu comprimento é de 3.875 mm (28 mm maior) e de entre-eixos tem 2.420 mm (47,3 mm maior). A capacidade volumétrica do porta-malas é de 290 litros, mas chega a 750 litros com bancos traseiros totalmente rebatidos, o tanque recebe 48 litros de combustível.
O design dianteiro é marcado pelos grandes conjuntos óticos, nos quais estão faróis, lanternas e luzes repetidoras, e a grade frontal semelhante a do Fiat 500. Na traseira o destaque fica para as lanternas alongadas com a base que invade as laterais.
Na versão de entrada, Attractive tem preço sugerido de R$ 30.990. Vem equipado com o motor Fire 1.0 EVO. Ao usar gasolina, oferece potência máxima de 73 cavalos e torque máximo de 9,5 kgfm a 3.850 rpm. Com etanol, vai a 75 cv e o torque a 9,9 kgfm.
A opção Attractive mais forte usa propulsor Fire 1.4 EVO, seu preço é de R$ 34.290. Este motor tem potência de 85 cavalos e o torque de 12,4 kgfm a 3.500 rpm (Gasolina)/ 88 cv e torque de 12,5 kgfm (Etanol).
A opção Essence 1.6 custa R$ 37.990 (câmbio manual) e R$ 40.490 (câmbio Dualogic). O Sporting 1.6 com câmbio manual tem preço de R$ 39.990 e Dualogic sai por R$ 42.490.
O propulsor 1.6 16V E.torQ Flex, entrega potência de 115 cv e torque máximo de 16,2 kgfm a 4.500 rpm usando gasolina, ao utilizar etanol vai a 117 cv e o torque a 16,8 kgfm.
A suspensão dianteira é do tipo McPherson, composta por braços inferiores em chapa estampada, cubos de rodas, montantes, barra estabilizadora, amortecedores com stop hidráulico e molas helicoidais side-load. A traseira usa eixo de torção, as rodas são semi-independentes com travessa de torção.
Completa o conjunto, os amortecedores hidráulicos pressurizados a gás e as molas helicoidais. O modelo Sporting usa calibragem diferenciada, mais enrijecida.
A expectativa da Fiat é de vender em média 8 mil unidades do modelo por mês, o que vai somar para a fabricante manter a liderança no mercado nacional.